Folha de S. Paulo


Lava Jato é causa de discórdia entre Michel Temer e Renan Calheiros

A Operação Lava Jato está no centro da discórdia entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Michel Temer. Calheiros está convencido de que o vice-presidente tentou ajudar políticos com quem tem estreita ligação a se livrarem das investigações, pouco se importando com o destino do próprio senador.

TODO OUVIDOS
De acordo com interlocutores credenciados tanto de Michel Temer quanto de Renan Calheiros, o desentendimento começou quando o vice-presidente teve conversa reservada com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda no ano passado. Temer teria questionado Janot sobre políticos como Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que depois assumiu o Ministério do Turismo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

PANELA
Na época, Calheiros afirmou a interlocutores que Temer pressionou Janot para que Cunha e Alves fossem excluídos das investigações. As declarações do senador vieram a público e jamais foram desmentidas por ele.

NO ALVO
Assessores e amigos de Temer dizem que ele apenas pediu informações a Janot, sem tentar interferir nos processos contra Cunha e Henrique Eduardo Alves. Tanto é assim que os dois seguem investigados e inclusive foram alvo das operações de busca e apreensão que a Polícia Federal fez nesta semana.

ATÉ 2016!
E Temer pretende tirar alguns dias de férias.

É ELE
Setores do governo festejam discretamente a permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara. Acham que é mais fácil combater o impeachment enquanto Cunha permanecer como o "pai" da iniciativa.

LINHA FINA
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de soltar o ex-banqueiro André Esteves, do BTG, ontem, revela tendência de ministros da corte de não mais admitir prisões por tempo indefinido quando a instrução dos processos já estiver finalizada. Muitos defendem que o encarceramento seja substituído por medidas restritivas de liberdade.

LINHA FINA 2
A opinião é de magistrados da própria corte.

A ONDA
O feminismo nunca esteve tão forte na internet, diz levantamento que o coletivo Think Olga divulga nesta sexta (18). O pico de mensagens sobre o assunto foi em outubro, com 252 mil menções nas redes sociais ao tema da redação do Enem e ao movimento #PrimeiroAssédio. A palavra "feminismo" teve crescimento de 86% nas buscas.

SENTA QUE LÁ VEM COMÉDIA
O jogador Kaká foi com a nova namorada, a coordenadora de marketing Vanessa Ribeiro, ao show de humor beneficente "1 Banquinho pra 3". Os apresentadores Marcelo Tas e Serginho Groisman e a atriz Marisa Orth comandaram o evento, no Teatro Procópio Ferreira, na quarta (16). Também foram atrações da noite os humoristas Marco Luque, que estava com a mulher, Flávia, e Anderson Bizzocchi, que subiu ao palco com a Cia. Barbixas de Humor.

NO MESMO BARCO
Depois da biografia de Nathalia Timberg e da fotobiografia de Irene Ravache, Cacau Hygino começou a preparar o livro de memórias da atriz Zezé Motta. "Vão ser curiosidades e coisas divertidas da carreira dela", diz o jornalista e ator. "Como uma do filme 'Xica da Silva': o barco em que ela estava afundou e ela foi salva do afogamento por alguém da equipe."

MESMO BARCO 2
A obra sai pela Companhia Editora Nacional em 2016. Na sequência, ele vai escrever um livro sobre o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart.

PRA DEPOIS
O ator Henri Castelli diz que não parou desde o fim das gravações da novela "I Love Paraisópolis". "Nem consegui descansar ainda. Tenho dois projetos na Globo, mas só em janeiro quero saber", afirma ele.

TONS DE VERDE
O jornalista e vereador da capital Nelo Rodolfo recebeu o produtor musical Rick Bonadio e a mulher, a coreógrafa Paula Peixoto Bonadio, no lançamento do livro "Palmeiras, Minha Vida É Você". Cristina Giongo, mulher do autor, também participou do evento, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na quarta (16).

CURTO-CIRCUITO

Martinho da Vila canta sexta (18) e sábado (19) no Teatro J. Safra, na Barra Funda.

Cássio Vasconcellos lança o fotolivro "Aeroporto", nesta sexta (18), às 19h, na Vila Madalena.

A Orquestra do Theatro São Pedro e elenco de solistas apresentam trechos de óperas, sexta (18) e domingo (20).

As inscrições para o 14º Prêmio FCW de Arte (Fotografia) estão abertas, pelo site, até 13 de março.

A partir de hoje, quem for de Uber ao cinema Caixa Belas Artes paga meia-entrada em qualquer sessão.

Washington Olivetto grava suas mãos na Calçada da Fama de Ipanema, amanhã, a partir das 20h, no Rio.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: