Folha de S. Paulo


Fazenda pressiona governo a defender idade mínima para aposentadoria

O Ministério da Fazenda aumentou a pressão para que o governo Dilma Rousseff assuma a defesa da adoção da idade mínima para que os brasileiros possam se aposentar. O ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, participa das conversas com a equipe de Joaquim Levy.

RUÍDO
As negociações caminhavam bem até a semana passada, quando aumentaram os rumores de que Joaquim Levy poderia deixar o cargo por causa das críticas, entre outros, do PT e de Lula.

FOGO BRANDO
A discussão deve entrar em banho-maria pelo menos até a votação dos vetos da pauta-bomba no Congresso e da tentativa de aprovação do pacote fiscal que prevê a criação da CPMF. A Fazenda acredita, no entanto, que a sinalização de que Dilma apoiará a idade mínima é fundamental para sinalizar o compromisso de longo prazo do país com a responsabilidade fiscal.

FOGO ALTO
Fixar uma idade mínima, por outro lado, é considerada medida destinada a incendiar os movimentos sociais, frontalmente contrários à ideia.

CRISTAIS
O PTB vai lançar uma nota de repúdio aos procuradores que instalaram inquérito civil para investigar se os ex-presidentes Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula levaram objetos dos palácios presidenciais de forma indevida. O secretário-geral do partido, Campos Machado, diz ser "inadmissível que um estadista desse porte seja exposto ao ridículo e tenha manchada a sua honra".

CRISTAIS 2
Machado está preocupado especialmente com Collor, que é do PTB, e com FHC, "um estadista de quem o Brasil deve se orgulhar".

COMEÇANDO OS TRABALHOS
O desfile do estilista Alexandre Herchcovitch abriu a São Paulo Fashion Week no domingo (18). O cabeleireiro Celso Kamura e sua equipe cuidaram da beleza de modelos como Daiane Conterato. A consultora de moda Costanza Pascolato e os estilistas Reinaldo Lourenço e Dudu Bertholini assistiram ao desfile, na Prefeitura de SP. A apresentadora Fernanda Young, o arquiteto Isay Weinfeld e a modelo Vanessa Moreira também compareceram. Paulo Borges, diretor da SPFW, esteve no local.

*

Leia mais sobre a São Paulo Fashion Week aqui.

PODE CHEGAR
Novo administrador da Feira da Madrugada, Elias Tergilene vai propor à Prefeitura de SP a criação imediata de uma equipe de transição para transferir a gestão do espaço. "Precisamos começar logo a investir em propaganda para o Natal", diz ele, que venceu licitação e vai explorar o ponto por 35 anos.

PODE CHEGAR 2
Tergilene planeja fazer obras emergenciais para reabrir o hotel, hoje interditado, que pode abrigar os motoristas de ônibus. E quer chamar o Ministério Público para fiscalizar o trabalho da administração, que será executada por sua empresa, o Grupo UAI, e por representantes dos feirantes e da prefeitura.

DAQUI PRA LÁ
A peça "Desamor", de Walcyr Carrasco, acaba de ser traduzida para o inglês com o título "Unlove". O ator Dionisio Neto está produzindo a peça em Nova York. Irlanda e Inglaterra também estão nos planos da equipe.

FANTASIA NO AR
O estilista Walério Araújo, o cantor Latino e o ex-jogador Ronaldo com a namorada, a modelo Celina Locks, estiveram na Ausländer Halloween Party, no sábado (17). A promoter Alicinha Cavalcanti e a modelo e atriz Carol Marra também participaram da festa, no Brás.

PRATELEIRA
A Prefeitura de São Paulo assina nesta terça (20) um compromisso com o Tribunal de Justiça de SP para reduzir em 10% o número de ações judiciais envolvendo o município, especialmente as execuções fiscais. A ideia é adotar soluções alternativas de resoluções de conflitos, como convocações administrativas, protestos extrajudiciais, conciliação e mediação.

PRATELEIRA 2
O acordo faz parte do programa Município Amigo da Justiça, do TJ-SP, que tenta aliviar a carga de processos que chegam ao tribunal.

*

"Mais da metade das ações na Justiça no Estado referem-se a demandas que envolvem o poder público", diz Wilson Levy, diretor da presidência da corte. São Paulo é a primeira cidade a aderir.

CURTO-CIRCUITO

Tulipa Ruiz e Felipe Cordeiro se apresentam nesta terça (20) e quarta (21) no Baretto, o bar do Fasano. A partir das 20h, em Cerqueira César.

A americana Meg Cabot faz sessão de autógrafos nesta terça (20), às 17h, na Livraria Saraiva do shopping Center Norte.

A Galeria Mezanino abre nesta terça (20) duas exposições: de Francisco Maringelli e Sergio Kal e de Claudio Mubarac e Ulysses Bôscolo. A partir das 16h, em Pinheiros.

A Ellus faz festa nesta terça (20) para comemorar o desfile na SPFW, a partir das 21h, no prédio da Bienal.

Marcello Soares, diretor da empresa AEG Brasil, faz palestra nesta terça (20) no 3º Fórum de Gestão de Estádios e Arenas, no Allianz Parque.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: