Folha de S. Paulo


Cliente que matou ladrão em agência deverá ser indenizado por banco

O Santander foi condenado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a indenizar um cliente que sofreu um assalto em uma agência e matou o ladrão com um tiro.

MÃOS
O autor do processo, um policial militar aposentado, dizia que o banco não garantiu sua segurança e integridade física porque a porta do local estava com defeito. Ele foi agredido pelo criminoso por sete minutos durante a ação, em 2004, em Higienópolis.

MÃOS 2
Além de danos morais, o homem alegava dano material, porque saiu com um dente fraturado. O cliente, que foi representado pelo advogado Adilson Carvalho de Almeida, já morreu. O valor de cerca de R$ 70 mil irá para seus herdeiros. Em nota, o Santander diz que "não se manifesta sobre controvérsias que estão sub judice".

NO PASSADO
Uma carta será enviada à presidente Dilma Rousseff para pedir que o governo desista do projeto que tipifica o crime de terrorismo. Organizado por pessoas que se dizem "defensoras de direitos humanos" que já foram "acusadas pelas autoridades, pela mídia e por amplos setores da sociedade de serem 'terroristas'", o texto diz que a medida seria um "retrocesso".

NO PASSADO 2
A professora Ana Maria Estevão, que dividiu cela com Dilma na ditadura, a psicanalista Maria Rita Kehl e o ex-deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP) estão entre os autores. Para eles, há risco de criminalização de manifestantes e cerceamento de protestos.

Karime Xavier/Folhapress
O publicitário Marcello Serpa

ESTÉTICA ANTIGA
Criados pelo publicitário Marcello Serpa, 52, os cartazes do filme "Ninguém Ama Ninguém por Mais de Dois Anos", de Clovis Mello, estão ocupando as paredes do Bar Balcão, nos Jardins, para divulgar a produção, que estreia em novembro.

*

A ideia dos desenhos, feitos por um ilustrador americano, é imitar a estética dos anos 1950, já que as histórias do longa são baseadas em contos de Nelson Rodrigues e se passam nessa década, no Rio de Janeiro. "Tem um clima bem rodrigueano: uma noiva mostrando o dedo do meio, uma mulher fazendo chifres no marido e outra pegando fogo", diz Serpa.

COLORIDO NA ZL
Romero Britto participa em SP na sexta (23) da entrega do maior painel do mundo com uma obra sua, de 50 m², na favela Kemel. A peça foi pintada por moradores da comunidade da zona leste e funcionários da Zurich, seguradora que patrocina a ação.

DANDO À LUZ
Marca que estreia na São Paulo Fashion Week na sexta (23), a Ratier terá seu desfile dirigido pelos artistas multimídia Rodrigo Pitta e Theodoro Cochrane. "Vamos trazer o clima soturno dos guerreiros ao longo dos tempos, com um jogo de luz e sombra", diz Cochrane, também responsável pela cenografia.

AÇÃO E REAÇÃO
André Bankoff, Isabella Lemos, Kadi Moreno e Rubens Caribé formam o elenco da peça "A Reação", que teve pré-estreia na quinta (15), no Teatro Vivo. O boxeador Acelino Popó Freitas e os atores Zezé Polessa, Fúlvio Stefanini e Emílio Orciollo Netto assistiram à apresentação.

NA ONDA
O surfista Gabriel Medina decidiu processar a Nescau por usar sua imagem sem autorização. O atleta acionou a Nestlé, que fabrica o achocolatado, e conseguiu obrigá-la a retirar uma publicação no site e no Facebook que o relacionava à marca.

NA ONDA 2
A defesa de Medina pede agora indenização por violação do direito de imagem. A Nestlé diz que "tem por política não comentar assuntos sob apreciação da Justiça".

REENCONTRO
Dos 32 homens citados no livro de Isabel Dias, três disseram que vão ao lançamento da obra, nesta terça (20), na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis. Em "32: Um Homem para Cada Ano que Passei com Você", a administradora narra seus encontros depois de se divorciar do marido, que a traiu várias vezes durante o casamento.

ATCHIM
Funcionários do Ministério da Cultura que trabalham no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, estão sofrendo com a poeira da restauração do prédio. Eles, que se organizaram para pedir providências, dizem que o edifício precisa ser esvaziado quando há raspagem de paredes e fachadas, por questão de saúde. E questionam a manutenção do expediente durante a reforma.

ESTAMOS EM OBRAS
A Funarte, órgão que ocupa o prédio, diz em nota que já fez reuniões com os servidores sobre o assunto e continua "à disposição para dialogar".

GRAFITE NA CABEÇA
O grafiteiro Cranio inaugurou sua exposição "Tochipado", na Luis Maluf Art Gallery, do galerista Luis Maluf, nos Jardins. Os artistas Francisco Rosa, Pamela Castro e Caligrapixo foram alguns dos convidados do evento, na quinta (15).

CURTO-CIRCUITO

O Gife reúne investidores para comemorar seus 20 anos, nesta segunda (19), no MAM-SP.

A Galeria Container, montada em uma estrutura de 50 m², abriga exposição de fotos nesta semana no largo da Batata.

A ONG Instituto Reciclar faz leilão beneficente nesta quarta (21), na Casa Itaim, com show de Luciana Mello. Convites à venda.

O artista cearense Bruno Novelli, o 9li, assina versão especial de camisa da marca Reserva.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: