Folha de S. Paulo


Deputados pró-impeachment esperam para terça decisão de Eduardo Cunha

Parlamentares que lideram o movimento de impeachment de Dilma Rousseff já dão como certo que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), arquivará o pedido de afastamento da presidente formulado por Hélio Bicudo na próxima terça (13). Assim eles poderiam, já na quinta (15), recorrer ao plenário, tentando votar a abertura de processo contra a petista.

URGENTE
A oposição tem pressa: pelo calendário imaginado pelos parlamentares pró-impeachment, o afastamento tem que ser votado até novembro. Depois disso, dificilmente haveria condições de levar o movimento adiante.

URGENTE 2
O impeachment seria paralisado pelo calendário nacional: festas de fim de ano, férias, Carnaval e depois eleições municipais. "Se não passar até novembro, nós pensamos até em desistir", diz parlamentar próximo de Cunha e líder do movimento.

URGENTE 3
A mesma análise é feita, por exemplo, pelo vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB): "O prazo de validade disso [ameaça de impeachment] é novembro. Depois já começa o clima de Natal, Carnaval, Olimpíada e eleição municipal", diz ele. "E após o pleito de 2016 começa a discussão da sucessão de Dilma. Não tem como arrastar esse clima de impeachment por quatro anos."

URGENTE 4
E o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dias Toffoli, também tem pressa. Ele está pedindo aos ministros da corte que apressem a revisão do texto de seus votos na sessão de anteontem. Quer publicar o acórdão que determina a investigação das contas da campanha de Dilma o mais rápido possível.

JANTAR DO CANTOR
Vanda Jacintho realizou jantar em torno de Gilberto Gil, na quarta (7), na casa dela, no Jardim América. O publicitário Washington Olivetto com a mulher, Patricia, e o estilista Sandro Barros estiveram no evento, que também contou com a presença de Flora Gil, mulher e empresária do cantor, e de sua filha Marina Morena.

SERÁ POSSÍVEL?
Advogados simpáticos a Michel Temer já sondaram magistrados em Brasília sobre a possibilidade de o peemedebista ser excluído da ação no TSE, que pode resultar na cassação dos mandatos da presidente e dele, que é vice. A conclusão é a de que a manobra é juridicamente inviável.

FITA MÉTRICA
A SPTuris estendeu o prazo para a apresentação dos estudos preliminares da obra de ampliação e modernização do Anhembi. A prorrogação até 26 de outubro, segundo o órgão, foi pedida pelos 16 grupos interessados. O prazo será usado para a realização de mais vistorias e cálculos.

MORENO ALTO
Carmo Dalla Vecchia foi escolhido pela produtora Arteon para atuar em uma minissérie do canal italiano RAI. Para o papel, era procurado um ator brasileiro na casa dos 40 anos, com mais de 1,75 m de altura e experiência em TV. As gravações começam neste mês na Itália e serão concluídas em janeiro em SP.

DE MURO EM MURO
O grafiteiro Eduardo Kobra vai lançar um livro que mescla sua biografia com um registro de suas obras no Brasil e em outros lugares do mundo. "Tenho um acervo de mais de 4.000 fotos. Vai do meu começo como pichador no Campo Limpo até meus murais em Nova York, na Rússia", diz ele, que quer captar recursos para levar o projeto adiante.

COLHENDO FRUTOS
A peça "O Semeador", de autoria de Gabriel Chalita, teve pré-estreia para convidados na quarta (7), no teatro Nair Belo. Compareceram o prefeito Fernando Haddad com a mulher, Ana Estela Haddad, e o governador Geraldo Alckmin com a mulher, Lu, além dos atores Maria Bia, Juan Alba e Bianca Rinaldi. O presidente do TJ-SP, José Renato Nalini, e o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, assistiram ao espetáculo.

MEMÓRIA
A exposição fotográfica no Memorial da América Latina que vai lembrar os 70 anos da bomba atômica que destruiu Hiroshima, lançada pelos EUA, terá a presença do prefeito da cidade japonesa, Kazumi Matsui, e do governador da província, Hidehiko Yuzaki. Os dois viajam especialmente para a mostra e serão recebidos pelo cineasta e presidente do memorial, João Batista de Andrade.

CURTO-CIRCUITO

Marcos Mion e Fernando Ceylão estreiam a comédia "Deixa Solto!", nesta sexta (9), às 21h30, no Teatro Itália. Classificação livre. Até 29/11.

Janaina Fellini faz show de lançamento do álbum "Casa Aberta", nesta sexta (9), às 21h, no Puxadinho da Praça. 18 anos.

Dois dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil serão indicados pela Coca-Cola para conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016.

Aldo The Band lança o álbum "Giant Flea" nesta sexta (9) no MIS, às 21h30. 14 anos.

O Colégio Porto Seguro foi certificado como escola associada à Unesco.

O "@Rio365", fotodocumentário sobre a capital fluminense, chega à segunda edição, pela Ímã Editorial.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: