Folha de S. Paulo


'Dilma tirou minha criatividade', diz dono da Cavalera sobre não ir à SPFW

A Cavalera não vai participar da próxima edição da SPFW (São Paulo Fashion Week) como forma de protesto, segundo o dono da grife, Alberto Hiar, o Turco Louco. "Em função da crise econômica e do dólar a R$ 4, tive que cancelar tudo. A Dilma tirou a minha criatividade", diz.

SEM TECIDO
O evento começa no próximo dia 18. É a segunda vez que a marca fica de fora da SPFW desde que começou a fazer os desfiles, em 2001. A primeira foi em 2012, por "questão de agenda". Hiar, que é ex-deputado estadual pelo PSDB e hoje está no conselho consultivo do PTB, diz importar materiais de 16 países para montar as coleções.

SEM TECIDO 2
Para ele, "depender de matéria-prima nacional num momento em que a indústria está sucateada e que a gente não investiu em tecnologia para ser competitivo é quase dizer assim: 'Dilma, você acabou com a moda brasileira'".

VENHAM TODOS
Os diretores Sérgio Ignácio, 53 (à dir.), e Rubens Oliveira, 30 (à esq.), convidaram integrantes do projeto Arrastão para confeccionar os figurinos e o cenário do espetáculo de dança "Koan", que terá três apresentações no Masp, em SP, a partir de 23 de outubro.

*

A ONG, da zona sul de São Paulo, educa jovens e adultos da periferia em diversas áreas, como costura, artes plásticas e moda. Doris Souza, 59 (ao fundo), Glaucia Barbosa, 18 (no centro), e Karen Furbino, 25 (embaixo), estão entre os integrantes do projeto que montam os adereços. "A apresentação inteira tem uma função socioeducativa", diz Sérgio, à frente de uma turma de ex-dançarinos que queriam voltar à ativa. "Koan", a quarta montagem do grupo, tem a participação de 24 desses bailarinos.

POSSO EXPLICAR
Autor do perfil "Dilma Bolada", Jeferson Monteiro quer conversar com Dilma Rousseff para explicar o fim de seu apoio ao governo federal. O publicitário diz que suas críticas não são à pessoa, mas à presidente da República. "É uma linha muito tênue, mas espero que ela entenda", afirma ele.

RSVP
A ida do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Câmara dos Deputados para receber um prêmio por sua gestão da crise hídrica no Estado ainda é dúvida. O Palácio dos Bandeirantes afirma que "não há uma decisão" sobre a presença dele. A entrega do Prêmio Lúcio Costa está marcada para o próximo dia 13.

RSVP 2
A Minha Sampa, que apelidou a honraria de "Prêmio Volume Morto", prepara com outras ONGs uma premiação paralela no mesmo dia em Brasília. Um ativista com uma máscara do tucano vai discursar e receber uma estatueta. A peça tem um mapa do Estado em argila, imitando terra seca, e representações de cactos e de uma torneira.

MERECIMENTO
Há alguns dias, Alckmin confirmou sua ida à cerimônia e disse que o prêmio "é merecido". Em resposta às críticas ao problema da água, o governo diz que as medidas de controle de gastos foram sendo tomadas de acordo com o aumento da gravidade da crise. E lembra o fato de as atitudes terem evitado, até agora, a adoção de um rodízio.

SONS DO FUTURO
A regente Marin Alsop e o diretor artístico da Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Arthur Nestrovski, receberam convidados no lançamento da temporada 2016 da grupo, na quinta (1º). O violonista Fábio Zanon, a antropóloga Lilia Schwarcz, o banqueiro Pedro Moreira Salles e o violinista Emmanuele Baldini participaram do evento, na Sala São Paulo.

É NÓIS
Raul, Aritana, Fernando e Gustavo, ex-participantes do programa "MasterChef", da Band, vão cozinhar juntos na feira gastronômica Panela na Rua, da praça Benedito Calixto, no próximo dia 11. Os quatro vão trabalhar como uma equipe, numa barraca que batizaram de "Nóis Moscada". Nos domingos seguintes, cada um terá sua tenda.

HISTÓRIAS DE ARTE
A artista francesa Marianne Peretti fez noite de autógrafos na quarta (30) para o lançamento do seu livro "A Ousadia da Invenção". A adida cultural Inès da Silva foi ao evento, no Sesc Pompeia. O crítico de arte Jacob Klintowitz, o diretor do Sesc, Danilo Santos de Miranda, e o superintendente de comunicação da entidade, Ivan Giannini, também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

O Museu Afro Brasil abre neste sábado (3) exposição sobre Carolina Maria de Jesus, às 11h, no parque Ibirapuera.

Funk Como Le Gusta se apresenta neste sábado (3) e amanhã no Sesc Vila Mariana. 12 anos.

Pedro Vale e Marcelo Prudente fazem performance neste sábado (3) na abertura da exposição "Germinaras", no Espaço Passagem Literária da Consolação, às 17h. Grátis.

O Brasil Mon Amour, evento sobre as culturas brasileira e francesa, é neste sábado (3), a partir das 12h, no Rio.

Tarcísio Meira e Fagner participam neste domingo (4) do "Metrópolis", da TV Cultura.

Tom Zé e Diogo Strausz se apresentam neste domingo (4) no Sol Sunday Sessions, no Manioca, a partir das 16h.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: