Folha de S. Paulo


PSB pode lançar vice-governador Márcio França a prefeito de SP

O vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB-SP), está mudando o seu endereço eleitoral da cidade de São Vicente, onde já foi prefeito, para a capital paulista.

A sugestão da mudança foi feita por Carlos Siqueira, presidente do partido do vice, o PSB. A legenda pretende lançar candidato a prefeito em todas as grandes cidades do país.

França já mostrou densidade eleitoral. Em 2000, ele foi reeleito na cidade litorânea com 93% dos votos.

Antes de se mudar para a capital paulista, França consultou o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), de São Paulo, que deu aval à iniciativa.

O PSB era até agora uma das principais legendas que poderia fazer aliança com o PSDB para apoiar o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo em 2016.

Marcio Pinheiro/Divulgação
Márcio França ao lado do governador Geraldo Alckmin
Márcio França ao lado do governador Geraldo Alckmin

Mas França pode explodir o acordo caso decida ser mesmo candidato. Ele pode ainda arrastar para uma aliança o PPS, o DEM e o PV, todos da esfera de influência de Alckmin.

O governador, por seu lado, se mostra cada vez mais insatisfeito com lideranças do partido, inclusive com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ele considera que a legenda pretende lançar candidato à sucessão de Fernando Haddad (PT-SP) sem levar em consideração as suas preferências, criando um fato consumado e obrigando o governador a eventualmente apoiar um candidato que não teve o seu aval.


Endereço da página: