Folha de S. Paulo


Toffoli pede adiamento de votação sobre doações privadas a políticos

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu ao presidente da corte, Ricardo Lewandowski, que adie a votação hoje do processo que proíbe o financiamento de empresas a políticos em campanha eleitoral. Ele está em Estocolmo e diz que gostaria de participar da discussão quando voltar de viagem, na próxima semana.

TALVEZ SEJA TARDE
Lewandowski resiste a adiar, ponderando que a questão já está em análise no STF há muito tempo. O próprio Dias Toffoli já proferiu voto a respeito, em abril do ano passado. O placar hoje é de 6 votos a um pela proibição da contribuição privada às campanhas.

DATA CERTA
A data em que a votação será finalizada é crucial: caso o STF confirme que a contribuição de empresas é inconstitucional, estará aberto o caminho para Dilma Rousseff vetar lei aprovada na Câmara dos Deputados que permite o financiamento privado das campanhas. O STF daria à presidente o pretexto ideal: ela não pode sancionar leis que vão de encontro à Constituição. A petista tem até o dia 30 para vetar ou endossar a regra.

ESCOLHA DE SOFIA
Se o STF não encerrar a votação nesta semana, o mais provável é que Toffoli peça vista do processo, adiando o resultado. Dilma então teria que decidir sem o aval da corte. Ela sempre disse ser contra o financiamento privado, mas teria dificuldade, no momento, de barrar lei aprovada pela Câmara.

VOO LIVRE
Até 2012, em sua rotina no mundo corporativo, Marcos Amaro, 30, costumava usar terno e gravata. Filho do comandante Rolim –fundador da TAM, morto em 2001– e ex-dono da rede de óticas Carol, ele mudou o estilo ao trocar os papéis de herdeiro e empresário pelo de artista plástico.

*

"Agora, meu foco é administrar a carreira na arte", diz. Algumas de suas obras, que custam entre US$ 1.500 e US$ 3.000, estão a caminho de Zurique para a Contemporary Art Fair. É a primeira vez que expõe fora do Brasil.

*

O artista está também tocando parcerias com a decoradora Bya Barros, em uma linha de almofadas, e com o escritor Ferréz, em camisetas que terão renda destinada para o incentivo à leitura.

MÃOS DADAS
O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), liderado por Guilherme Boulos, pode ter a adesão de sindicatos de funcionários públicos no protesto que fará em várias capitais contra o pacote fiscal do governo federal no dia 23.

FOCO
Boulos diz que os protestos "serão ainda mais duros" contra o governo do que os que têm sido organizados pelo movimento. Em outras ocasiões, críticas se misturavam com a defesa do mandato de Dilma Rousseff. Desta vez, a pauta se concentrará no ataque à diminuição de verbas de programas como o Minha Casa Minha Vida e no fato de o governo Dilma não aumentar impostos para o "andar de cima".

PROGRAMA SOCIAL
A jornalista Silvia Poppovic e o empresário Carlos Jereissati Filho participaram de jantar beneficente da ONG Artesol, na segunda (14), no JK Iguatemi. A consultora de moda Gloria Kalil, o escritor e jornalista Jorge da Cunha Lima, o executivo Fábio Barbosa e o advogado Modesto Carvalhosa também estiveram no evento. O empresário Ivo Rosset foi com a mulher, Eleonora.

ARCA DE NOÉ
Pelo menos 140 representantes dos setores de cosméticos, medicamentos e materiais de limpeza são esperados hoje na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Brasília, para seminário sobre testes de produtos em animais.

*

A partir de 2019, os fabricantes serão obrigados a usar métodos alternativos. No Brasil há 17 procedimentos já reconhecidos.

VIVA HERZOG
No dia 25 outubro, em que fará 40 anos que o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado, a praça da Sé terá um "flashmob" com cerca de 600 cantores de mais de 20 corais. "Disfarçados" de pedestres comuns, os músicos vão começar a cantar um por um, até que todo o grupo esteja se apresentando. Eles vão convidar quem estiver na praça para entrar na catedral da Sé e assistir a um ato ecumênico em memória do jornalista.

CENA EM PRETO E BRANCO
Encenado em "preto e branco" –com os atores todos pintados nas duas cores– o espetáculo "Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar" estreou no Centro Cultural São Paulo. Clara Rocha, Domitila Gonzalez e Murilo Zibetti fazem parte do elenco. Os atores Ana Junqueira e Gabriel Miziara foram ao evento, na sexta (11).

PARA O PALCO
O livro "O Semeador", de Gabriel Chalita, vai ganhar montagem teatral a partir do dia 7 de outubro. Os atores Thiago Mendonça e Genézio de Barros fazem parte do elenco do espetáculo, que tem direção de Hudson Glauber, diretor da Escola de Atores Wolf Maya.

*

CURTO-CIRCUITO

FHC faz palestra e lança o livro "A Miséria da Política", nesta quarta (16), a partir das 17h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O CCBB-SP realiza a partir desta quarta (16), às 19h, ciclo de palestras sobre arte contemporânea brasileira. Grátis.

Emar Batalha e Claudia Saad lançam coleção da Oma Tees por Angelo Pastorello, nesta quarta (16), das 14h às 20h, nos Jardins.

Juan Manuel Tellategui estreia a peça "Hermanas Son las Tetas", com Lauanda Varone e Liza Caetano, em 2/10, na SP Escola de Teatro da praça Roosevelt.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: