Folha de S. Paulo


Filho de Lygia Clark contesta valor de obra mais cara vendida em leilão

Alvaro Clark, filho da pintora e escultora Lygia Clark, está questionando o recorde batido pela venda de um quadro de Alberto da Veiga Guignard, que se tornou a obra mais cara de um artista brasileiro já vendida em um leilão. Antes, a marca era de sua mãe. De acordo com ele, o valor alcançado neste mês, de R$ 5,7 milhões, se deve à variação cambial do dólar.

TRADUÇÃO LITERAL
"Meu intuito não foi desmerecer os amigos contemporâneos de Lygia, mas evitar uma falsa deturpação com proveito próprio criando um mercado irreal não traduzindo a realidade, atitude de gangsterismo", diz, referindo-se à operação realizada pela Bolsa de Arte, de Jones Bergamin.

GRAVE EQUÍVOCO
Segundo o proprietário da casa de leilões, os recordes são considerados em valores absolutos. "As vendas são no Brasil e a moeda é o real. O leilão é público e a venda é legítima. Fui eu também que vendi o quadro da Lygia por R$ 5,1 milhões. Álvaro está totalmente equivocado", diz.

RISADA GENEROSA
O humorista Fábio Porchat fez um pocket show durante jantar em prol do Instituto Arte de Viver Bem, na terça (18). O evento, organizado pela jornalista Valéria Baraccat no restaurante Rodeio, teve apresentação da atriz Bruna Lombardi. O consultor de etiqueta Fabio Arruda, o apresentador Amaury Jr. e o médico Renato Kalil estiveram no local. A empresária Gisela Prochaska e a delegada Fernanda Herbella passaram por lá.

TOQUE
Mensagens espalhadas pelo WhatsApp dias depois da chacina de Osasco, em grupos de adolescentes de escolas públicas e privadas de SP, estão conseguindo assustar moradores de vários bairros da cidade. Elas dizem que as pessoas que moram em lugares como Jardim América, Capão Redondo, Santa Cecília, Jardim Ângela, Ipiranga, Bom Retiro e Mooca devem ficar em casa depois das 22h, obedecendo a toque de recolher.

SILÊNCIO
De acordo com relatos de moradores do Jardim Ângela, por exemplo, os pontos de ônibus da região estavam vazios nas primeiras horas da manhã de ontem.

MÁ-FÉ
A Secretaria da Segurança está monitorando as mensagens e registra as ocorrências como boatos. "Oportunistas aproveitam isso para politicamente criar fatos", diz o secretário da Segurança, Alexandre de Moraes.

MEMÓRIA DE CÃO
A Câmara Municipal discutirá nas próximas semanas a criação de cemitérios públicos exclusivos para animais domésticos em SP. Hoje o serviço só é oferecido em locais privados. Em 2013, uma lei que permitia o enterro de pets no mesmo terreno de pessoas foi vetada pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

MEMÓRIA DE CÃO 2
A dificuldades dos donos para "encontrar um local seguro e confiável onde enterrar os bichos" e para "velar sua dor e visitar a memória de seus entes queridos, assim como acontece com os seres humanos", são as justificativas do autor do projeto, o vereador Valdecir Cabrabom (PTB). Ele é pai da atriz da Globo Débora Nascimento.

ANTES TARDE
Aos 69 anos, o ex-jogador Rivellino ganhará biografia assinada pelo jornalista Maurício Noriega. Pelé, Neto, Zico e Tostão deram depoimentos sobre o craque.

MAIS QUE DEMAIS
A poetisa Leide Moreira fará uma de suas raras saídas de casa hoje para ver o show de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela, que tem esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa, irá de ambulância com médicos, três cuidadores e parentes.

MAIS QUE DEMAIS 2
E, na semana que vem, Leide se desloca para lançar o livro "Não Espere de Mim Apenas Poesias". Ela se comunica apenas com o movimento dos olhos e demorou sete anos para finalizar a obra, com a ajuda de familiares.

FLORESTA URBANA
O artista plástico Pascal Rochette recebeu convidados na abertura da exposição "Xapiripe: o Espírito das Florestas", na terça (18), na Galeria Mônica Filgueiras. A professora Marília Librandi, o editor Pedro Paulo de Sena Madureira, a empresária Monica Naves e a curadora Dominique Besse estiveram no vernissage.

*

CURTO-CIRCUITO

O escritório Cesnik, Quintino e Salinas lança hoje o "Manual do Patrocinador", na Associação Comercial de SP.

O chef Sergio Arno agora dá consultorias de culinária e de negócios para restaurantes e casas de massas.

O Festival Musical contra a Redução da Maioridade Penal é neste sábado (22), a partir da 11h, na av. Maria Cursi, em São Mateus.

O diretor francês Frédéric Tcheng participa da estreia do filme "Dior e Eu", segunda (24), no Cidade Jardim.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou SILAS MARTÍ


Endereço da página:

Links no texto: