Folha de S. Paulo


Renato Duque pode envolver novos nomes na Lava Jato em delação

O ex-diretor da Petrobras Renato Duque demonstrava nesta semana que, se chegar a um acordo com o Ministério Público para fazer delação premiada, poderá envolver novos nomes nos depoimentos que prestará à Justiça. Os recados chegaram a dirigentes do PT.

EM SÉRIE
Duque tem dito a interlocutores que têm acesso a ele que poderá citar até mesmo a ex-presidente da Petrobras Graça Foster em depoimentos que eventualmente prestar aos procuradores. Ela é amiga pessoal da presidente Dilma Rousseff.

FICHA LIMPA
O nome de Graça Foster não apareceu até agora em nenhuma das 18 delações nem em documentos coletados pela polícia e pelos procuradores que se tornaram públicos. Foi na gestão dela que os investigados por corrupção foram demitidos ou perderam poder. Na época em que pediu demissão, a ex-presidente foi enfaticamente defendida, entre outros, pela própria Dilma Rousseff.

DE PASSAGEM
A intenção manifestada por Duque, por isso mesmo, é vista como tentativa de retaliação à ex-presidente da Petrobras, que teria bloqueado o esquema de corrupção na estatal. Ainda que ele não aponte nada de concreto contra ela, a simples menção do nome da ex-dirigente cumpriria a função de submetê-la a constrangimento.

SOMA
Duque também estaria disposto a falar de parlamentares do PT que já foram citados em outras delações.

TRAÇO FINO
A tatuadora Luiza Pape Fortes, 27, herdou da avó parte da inspiração para seu ofício. "Ela me ajudou a descobrir a arte e a me descobrir. Falava para eu fazer de tudo e ver o que eu queria", diz a neta da artista plástica Lygia Pape (1927-2004).

*

Com um estúdio em Botafogo, no Rio, a carioca foi premiada em festivais internacionais de tatuagem e já espetou suas agulhas em cidades como Berlim, Londres e Estocolmo. "A tatuagem é uma forma de arte, cada vez mais. E muitos artistas estão saindo do meio e sendo reconhecidos, rompendo preconceitos", diz ela, que também desenha e pinta quadros e prepara uma exposição de suas obras em Lisboa, em Portugal.

CABIDAÇO
Manifestantes prometem levar 660 cabides de verdade e alguns gigantes para a porta da Câmara Municipal de SP na próxima terça (4). É para protestar contra o projeto de criação de 660 cargos de assessores, que seriam "cabides de emprego".

CABIDAÇO 2
A casa diz que a iniciativa não vai gerar aumento nos gastos porque a verba para salários por gabinete será mantida. O gasto com benefícios, porém, deve subir R$ 5,5 milhões por ano.

PARA A PRÓXIMA
Eduardo Suplicy (PT-SP) escreveu para o compositor Geraldo Vandré contando que "o público vibrou e cantou junto" no domingo (26), quando o petista dividiu o microfone com os filhos Supla e João na música "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores". O secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo diz que convidou Vandré para ver o show no Sesc Itaquera, mas ele não pôde ir por estar em Teresópolis (RJ). "Ele prometeu ir na próxima vez", afirma.

ABAIXO DO EQUADOR
A 10ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano teve abertura na quarta (29), com exibição do filme "Ato, Atalho e Vento", de Marcelo Masagão. Os diretores Marcelo Machado, Lírio Ferreira e Cristiano Burlan foram ao evento, no Memorial da América Latina. O diretor do memorial, João Batista de Andrade, os cineastas Rodrigo Aragão e Joel Caetano, a atriz Victoria Vasconcelos e a jornalista Adriana Couto também passaram por lá.

O HOMEM E A IMAGEM
A ópera que Fernando Meirelles vai dirigir também será transmitida ao vivo em cinemas de 11 capitais. O espetáculo "Os Pescadores de Pérolas", de Bizet, que marca a estreia do diretor no gênero, será encenado em setembro no Teatro da Paz, em Belém. Salas de São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre já confirmaram a exibição.

LEITE MATERNO
O apresentador Serginho Groisman, 65, e a mulher, Fernanda Molina, 42, vão ser embaixadores da campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano. Os dois acabaram de ter o primeiro filho, Thomas. "É engraçado que conheci a Fernanda porque ela trabalhava com um projeto de amamentação em comunidades na Amazônia e gravei um episódio do programa 'Ação' sobre isso", diz Serginho.

JUNTOS NO TRIBUNAL
O presidente do TJ-SP, José Renato Nalini, recebeu convidados para a assinatura de acordo com o Ministério das Cidades. O ministro Gilberto Kassab esteve no evento, na quarta (29). Compareceram o secretário de Justiça de SP, Aloísio de Toledo César, e o procurador-geral de Justiça Márcio Elias Rosa.

*

A peça "Relações Aparentes", com Vera Fischer e Tato Gabus Mendes, fica em cartaz até domingo (2), no Teatro Gazeta. 10 anos.

Isabeli Fontana participa nesta sexta (31) de lançamento na loja da marca Morena Rosa no MorumbiShopping.

André Frateschi faz show com sua banda Let's Zappalin', nesta sexta (31), às 21h30, no Sesc Belenzinho. 18 anos.

Fundo de Quintal e Banda Glória fazem shows nesta sexta (31) na festa Zamba Bem, às 22h, na Audio Club SP. 18 anos.

A Prada recebe inscrições para o Prada Journal, concurso literário internacional.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: