Folha de S. Paulo


Derrota de Janot no Senado pode gerar rebelião no Ministério Público

A eventual rejeição do Senado ao nome indicado por Dilma Rousseff para procurador-geral da República, em agosto, não será assimilada em silêncio pelo Ministério Público Federal. A escolha de alternativa que não tenha o endosso da categoria tornará o órgão "rebelado" e "ingovernável", na opinião de integrantes da força-tarefa que investiga políticos envolvidos na Operação Lava Jato.

O ELEITO
Dilma deve escolher o mais votado da eleição em que procuradores indicarão, no próximo mês, listra tríplice para o comando do órgão. O atual procurador-geral, Rodrigo Janot, é o preferido para ganhar o pleito. O Senado pode endossar ou rejeitar a escolha, em votação secreta. Janot estaria ameaçado porque abriu investigação contra vários senadores.

PONTO DE VISTA
Procuradores que integram a equipe de Janot não aceitam que, em caso de rejeição pelo Senado, Dilma possa simplesmente indicar o segundo colocado aos parlamentares. Eles querem que seja realizada nova eleição. A proposta não é consensual na categoria.

NUNCA NA HISTÓRIA
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Robalinho Cavalcanti, que organiza a eleição da lista tríplice, diz que a hipótese de realização de novo pleito não está em discussão. "Seria um desrespeito aos colegas que concorrem e até à presidente da República", diz. Ele lembra que nunca uma indicação foi rejeitada no parlamento.

ALVO INÚTIL
Robalinho afirma também que a mudança de comando na PGR não mudaria os rumos da Lava Jato, "uma operação que tem o apoio de cem por cento da categoria". Afirma que os senadores, "políticos experientes", sabem que rejeitar Janot para enterrar as investigações seria inútil.

CADEIRA VAGA
O Senado pode também protelar a votação, para que Janot saia e seja substituído por um interino sem a mesma legitimidade de um procurador-geral eleito.

IMPÉRIO CENOGRÁFICO
Os atores Carmo Dalla Vecchia e Caco Ciocler receberam convidados na estreia da peça "Caesar - Como Construir um Império" no Sesc Santo André. O autor de novelas João Emanuel Carneiro e as atrizes Luisa Micheletti, namorada de Caco, e Janaina Afhonso foram ao espetáculo, que também contou com a presença do ator Francisco Cuoco.

GERAÇÃO DE HISTÓRIA
A história das mulheres da família Pascolato vai virar livro. A obra está sendo escrita por Alessandra e Consuelo, filhas da consultora de moda Costanza Pascolato. A narrativa abrange momentos como a passagem da avó das autoras por um campo de refugiados na Suíça, além de trechos sobre a vida em SP, desde a década de 1940. A previsão é que a Editora Planeta do Brasil lance a publicação até o fim do ano.

HOMENAGEM
O cinema Caixa Belas Artes, em São Paulo, vai fazer uma mostra especial sobre o ator Omar Sharif, que morreu na semana passada.

SERTÃO ENCANTADO
A presidente do Itaú Cultural, Milú Villela, recebeu convidados na abertura da mostra "Ocupação Elomar", que também teve a presença de João Omar, filho do músico. As arquitetas Heloisa Vivanco e Viviane Pompeo foram ao evento, no sábado (18). Oronio Nunes e Gilson Rodrigues, arquivistas da obra do artista, também passaram por lá.

AGASALHO
A campanha da peça "A Jornada de Orfeu" para bancar a reforma dos figurinos para o inverno obteve quase R$ 600 em uma semana. A meta é arrecadar R$ 3.000 até 16 de setembro, por meio do site Sibite. Além de algumas roupas precisarem de consertos, peças mais quentes precisam ser incorporadas ao figurino do espetáculo, que é encenado ao ar livre no Cemitério do Redentor, no Sumaré.

DUPLA JORNADA
Thiago Lacerda, Giulia Gam e os outros 12 atores de "Macbeth" vão se revezar em outro espetáculo de Shakespeare, o "Medida por Medida", também dirigido por Ron Daniels. As duas peças vão ficar em cartaz ao mesmo tempo no Sesc Vila Mariana, a partir de novembro.

A BOLA E O BOLEIRO
O doceiro e apresentador americano Buddy Valastro assistiu ao jogo entre Santos e Palmeiras no domingo (19), no Allianz Parque, a convite do empresário Walter Torre. O boleiro levou para a partida a mulher, Lisa Valastro, e os quatro filhos. Ele vai lançar na Record uma versão brasileira de seu reality show, o "Cake Boss".

*

CURTO-CIRCUITO

"Abilio", livro sobre o empresário Abilio Diniz escrito pela jornalista Cristiane Correa, será lançado nesta terça (21), às 18h30, na Livraria da Vila do shopping JK.

Camila Queiroz, a Angel de "Verdades Secretas", participa nesta terça (21) de lançamento da Rosa Chá, na Oscar Freire.

Renato dos Anjos abre exposição de fotos nesta terça (21), às 19h30, na Galeria Nikon, na Vila Madalena.

As Olimpíadas Especiais das Apaes vão de terça (21) até domingo (26), em Guaíra (SP).

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: