Folha de S. Paulo


TST julga pedido de estabilidade de mulher que iniciou processo de adoção

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) julga nos próximos dias o caso de uma mulher que pretendia ganhar estabilidade no emprego por ter começado o processo de adoção de uma criança. A decisão deverá servir de referência para outros processos.

REDE DE PROTEÇÃO
A lei prevê que, assim como no caso da mãe que dá à luz, a mãe adotante tenha a garantia de não ser dispensada do trabalho durante a licença-maternidade.

AVISO PRÉVIO
A autora da ação, moradora do Estado de SP, perdeu o processo em primeira e segunda instâncias. Ela alega que, embora tenha comunicado "exaustivamente" sua chefia sobre a intenção de adotar um menino no Maranhão, foi demitida sem justa causa seis dias depois de iniciar o processo judicial de adoção. Os tribunais entenderam que a estabilidade é um direito apenas após a conquista da guarda definitiva.

DESCOMPASSO
Pelo menos 430 mil crianças estão atrasadas nos estudos –matriculadas em séries que não correspondem a suas idades–, segundo um estudo do Unicef em oito capitais brasileiras. A entidade das Nações Unidas, que tem como objetivo diminuir a distorção até 2016, vai divulgar esse e outros dados sobre desigualdade e infância em um seminário nesta terça (14), em SP.

PRA LÁ E PRA CÁ
A cantora e compositora Luana Carvalho, 34, quer criar. E também quer dar espaço para que outros artistas o façam. Ela, que já edita a revista virtual "Cais", agora pretende abrir uma casa de residência artística no Rio. "Quero que pessoas de fora venham e possam fazer coisas novas em trânsito", explica ela, que deve inaugurar o local em 2016.

*

Além do projeto, a filha da cantora Beth Carvalho se prepara para lançar –em parceria com o músico Moreno Veloso– o disco "Branco", também no ano que vem. Tranquila, ela não teme comparações com a mãe. "A pressão que vem é mais dela como mãe, não como Beth Carvalho. Tive uma criação muito exigente. Antes me escondia para poder errar, porque eu erro muito. Mas com a maturidade isso melhorou", afirma a cantora.

ACESSO LIVRE
Um site com os projetos paisagísticos e obras de Burle Marx foi encomendado pelo escritório que cuida de parte do legado do artista. Na primeira fase, serão catalogadas 10 mil plantas arquitetônicas, algumas com mais de 5 m.

ACESSO LIVRE 2
"Muitos estudantes querem ter acesso a esse material e é impossível se não estiver digitalizado", explica a historiadora da arte Christina Penna, responsável pela catalogação. O portal deve entrar no ar no prazo de um ano.

AMOR NA MODA
O empresário André Almada e o arquiteto e colunista da Folha Guto Requena deram a festa "In Love", durante a Casa Cor, em comemoração à legalização do casamento gay nos EUA. O arquiteto Tulio Xenofonte e a paisagista Chris Pierro, foram ao evento, na quinta (9), no Jockey Club. O jornalista Antonio Trigo e o stylist Luciano Bortolotti também passaram por lá.

VIVA VOZ
O americano Jonathan Duran, que teve o filho expulso da frente da loja Animale da rua Oscar Freire no começo do ano, diz que decidiu procurar a Justiça depois que a empresa parou de responder às suas mensagens para tratar do tema amigavelmente. "Me decepcionei com a falta de vontade de transformar um acontecimento ruim em medidas positivas para combater o racismo", afirma ele, que entrou com uma representação no Ministério Público pelo crime de injúria racial.

VIVA VOZ 2
A Animale nega ter interrompido o contato e diz que respondeu às mensagens.

OS PEQUENOS
Duran organizará uma conferência sobre o assunto no segundo semestre. Mas não pretende tratar de casos como o ataque à apresentadora Maju Coutinho, da Globo. "Será mais sobre crianças, que não costumam ser tema de palestras sobre racismo", diz.

ARENA URBANA
O pesquisador e crítico teatral Alexandre Mate promoveu bate-papo após a exibição do documentário "Arena Conta Arena 50 Anos", no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. A dramaturga Claudia Schapira e os atores Maria Guedes, Isabel Oliveira e Gabriel Muglia estiveram no evento, na quarta (8). O DJ Eugênio Lima tocou.

*

CURTO-CIRCUITO

As bandas Bula, CPM 22, Ira! e Nem Liminha Ouviu se apresentam nesta segunda (13), Dia Mundial do Rock, no Espaço das Américas. A partir das 17h. 14 anos.

O restaurante Mercearia do Francês oferece até terça (14) cardápio especial em comemoração à queda da Bastilha, por R$ 91.

O programa Cinema do Brasil participa do Bogotá Audiovisual Market, que começa nesta segunda (13) na Colômbia.

Diogo Poças canta na terça (14) no Bourbon Street, em Moema, às 21h30. 18 anos.

A agência SRCOM vai realizar a convenção 2015 de O Boticário, em agosto, em SP.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: