Folha de S. Paulo


Ataques racistas a Maju serão investigados pelo Ministério Público; Globo irá à Justiça

O Ministério Público de São Paulo decidiu nesta sexta (3) investigar os ataques racistas feitos na internet à jornalista Maju Coutinho, do "Jornal Nacional".

A instituição abriu um procedimento investigatório criminal para tentar apurar quem são os autores dos comentários feitos na página oficial do telejornal da TV Globo no Facebook.

A TV Globo entrará na Justiça com notícia de crime por injúria racial cometido por pessoas que atacaram a apresentadora.

Internautas xingaram a "moça do tempo", que é negra, e fizeram piadas com a cor da pele dela. Em reação, outros usuários se revoltaram e defenderam Maju.

"Vamos tentar rastrear de onde vêm os xingamentos e identificar os autores", diz o promotor de Justiça responsável pelo caso, Christiano Jorge Santos, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal da capital.

Segundo ele, como o conceito de territorialidade na internet é difuso, a investigação pode ser iniciada em qualquer parte do país. O Ministério Público decidiu abrir o inquérito por conta própria, após a repercussão do caso.


Endereço da página:

Links no texto: