Folha de S. Paulo


STF vai votar ação que descriminaliza consumo de todas as drogas no país

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve votar ainda neste semestre ação que descriminaliza o consumo de drogas no país. Detalhe: de todas as drogas. O ministro Gilmar Mendes, relator do processo, libera seu voto até o fim desta semana.

CIRCULAR
A probabilidade maior é a de que os magistrados considerem que o artigo 28 da Lei Antidrogas é inconstitucional e que o consumo não pode continuar sendo considerado crime. Hoje, qualquer usuário pode ser condenado, embora não sofra a pena privativa da liberdade. O tráfico continuará a ser considerado crime grave.

PRIMEIRO PASSO
Outra tese que o relatório de Mendes deve contemplar é a que prevê que qualquer pessoa apanhada com drogas seja levada ao juiz para que ele analise, antes de alguma medida, se ela é usuária ou traficante. Hoje essa decisão é da polícia.

BALANÇA
Um segundo passo, caso a tese da descriminalização prevaleça, será o de definir, por lei, o que pode ser considerado consumo pessoal e o que será definido como tráfico. Em vários países em que o uso de drogas foi descriminalizado, a diferença foi estabelecida pela quantidade de drogas carregada pela pessoa abordada pela polícia.

PALMAS PARA O MAESTRO
O maestro João Carlos Martins comemorou seus 75 anos no sábado (6), regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, na Sala São Paulo. O regente assistente Edson Beltrami e a violinista Ana Camila Bordino dividiram o palco com ele. A advogada Carmen Valio, casada com João Carlos, o técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau com a mulher, Tania Marina, estavam na plateia. Monica Serra, presidente do Instituto Se Toque, também foi ao concerto.

O NOVO DE NOVO
O empresário e apresentador João Doria Jr., do Lide, volta a ser considerado para disputar a Prefeitura de São Paulo -desta vez, em 2016. Ele já foi inclusive consultado sobre a ideia. "Eu nem concordo nem discordo", disse Doria ao ser questionado pela coluna. Ele é filiado ao PSDB há 15 anos.

TESTE
Em 2011, Doria chegou a ser incluído, por ordem de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), em pesquisa para sondar a viabilidade eleitoral de uma eventual candidatura. Que acabou não vingando.

PUXADOR DE VOTO
Eduardo Suplicy, se depender do PT, sairá candidato a vereador nas eleições do ano que vem. Segundo um integrante do secretariado do prefeito Fernando Haddad (PT-SP), ele não deve esperar por quatro anos para se candidatar novamente ao Senado ou à Câmara dos Deputados. O atual secretário municipal de Direitos Humanos de SP teria também potencial para atrair votos e engordar a bancada de vereadores do PT. "É muito cedo para conversar", diz o ex-senador Suplicy.

DOIS GUMES
Um dos principais sites de leilões virtuais do país, o Sold teve aumento de 50% na receita nos últimos 12 meses ajudado pela venda de itens de estoques e de empresas sendo desativados. Para a firma de pregões, a situação é reflexo da crise econômica, que leva indústrias e escritórios a fecharem ou se mudarem para lugares menores.

PARA TODO MUNDO VER
Vera Fischer e Tato Gabus Mendes receberam convidados na estreia da peça "Relações Aparentes", que protagonizam. A diretora Denise Stoklos, a atriz Fernanda Nobre e seu namorado, o diretor e ator José Roberto Jardim, estiveram no Teatro Gazeta, na sexta (5), para assistir ao espetáculo.

O MÍNIMO NECESSÁRIO

A atriz Fernanda Montenegro está com uma forte crise de sinusite. Ela continua gravando as cenas da novela "Babilônia" e cumprindo contratos, mas está adiando novas participações em outros trabalhos.

ALÉM DO STF
E o ministro Marco Aurélio Mello vai ganhar uma exposição em homenagem aos seus 25 anos como magistrado do Supremo Tribunal Federal. A mostra vai trazer objetos, documentos, fotos e imagens da vida do magistrado. Uma carta que ele escreveu aos dez anos de idade para o Papai Noel, pedindo "uma capa de chuva, duas camisas e um blusão de frio, tudo no manequim 11 anos", é um dos destaques. Um documentário e um livro sobre ele também serão lançados.

*

CURTO CIRCUITO

A Galeria de Babel, no Jardim Paulista, abre exposição do artista Pablo Boneu, nesta terça (9), às 18h.

O diretor do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, participa nesta semana em Londres de encontros sobre gestão e políticas culturais.

"Hamlet", filme de Cristiano Burlan, tem pré-estreia nesta terça (9), às 19h30, no CCSP.

O shopping JK Iguatemi recebe exposição sobre Jimi Hendrix a partir desta terça (9). A visitação começa na quarta (10), às 10h, e vai até 30/7.

O livro "Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil", que tem o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, entre os organizadores, será lançado nesta terça (9). Às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: