Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Paulo contrata moradores de rua para fazer pesquisa

Moradores de rua de São Paulo vão virar pesquisadores e entrevistar pessoas na mesma situação para um levantamento sobre a vida de quem mora em espaços públicos. A equipe de 15 recenseadores, contratada por um salário mínimo mensal ao longo de um ano, começa o trabalho de campo nos próximos dias.

TAMO JUNTO
As necessidades e reivindicações serão mapeadas para servir de base para uma política municipal fixa sobre o tema. A capital tem quase 16 mil moradores de rua. Nesta semana, os pesquisadores se encontraram com o secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, para apresentar o trabalho e fazer pedidos.

TAMO JUNTO 2
Saber ouvir foi um dos critérios para a seleção dos pesquisadores, segundo a coordenadora da área na secretaria, Luana Bottini, que lamenta a ausência de mulheres no grupo. "Não conseguimos interessadas com o perfil." Parte dos contratados estava resistente a usar o crachá da prefeitura. "Agora já aceitaram. No imaginário deles, o poder público tem uma imagem negativa, de repressão."

LEQUE ABERTO
A decisão de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) de, em ano de contenção de gastos, apoiar a Feira Cultural LGBT, que antecede a Parada Gay, surpreendeu até sua equipe da área de diversidade sexual. O governador recebeu há cerca de um mês os organizadores do evento com o relato de que a 15ª edição da feira estava ameaçada após o corte de 35% da verba repassada pela prefeitura. O município alegou restrições orçamentárias e remanejamento de recursos.

LEQUE 2
O governo estadual, que nos outros anos dava apoio apenas institucional, sem repassar dinheiro ou oferecer infraestrutura, instalou um palco e 41 tendas no Vale do Anhangabaú para o evento, ontem, com shows e venda de produtos. O desfile vai ocupar a avenida Paulista neste domingo (7), com investimento de R$ 1,3 milhão da prefeitura, ante R$ 2 milhões no ano passado.

ROSA-CHOQUE
Com a relação estremecida entre os representantes da parada e os da prefeitura, é esperado clima tenso na tradicional entrevista coletiva de imprensa com eles na manhã de domingo. Ativistas lamentam que as disputas possam ofuscar a função política da mobilização. O tema deste ano é: "Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!".

UMA DÉCADA DE PALCO
A cantora Fafá de Belém e o comediante Gabriel Louchard se apresentaram na festa de dez anos do Teatro Shopping Frei Caneca. As atrizes Laura Cardoso, Irene Ravache e Maria Paula foram à comemoração, na segunda (1º). O ex-locutor Osmar Santos, o ator Fúlvio Stefanini e o produtor cultural Luque Daltrozo também estiveram no evento.

MULHER DE FAMÍLIA
Marieta Severo, que volta às novelas após 14 anos em "Verdades Secretas", no ar na Globo a partir de segunda (8), diz estar mergulhada no trabalho. "As folgas que eu tenho são para decupar capítulo, estudar cenas", afirma a atriz. Atividades além da TV, "só as de mãe e as de avó".

MUITAS PALAVRAS
A atriz Vera Holtz leu trechos do livro "Eny e o Grande Bordel Brasileiro", de autoria de Lucius de Mello, na segunda (1º), durante o lançamento da obra. O ator Luís Melo assistiu à leitura dramática, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

ORGULHO PRÓPRIO
Atração do Music Video Festival neste sábado (6), no MIS (Museu da Imagem e do Som), Rico Dalasam, 25, desponta como representante do "queer rap". O artista de Taboão da Serra se autodefine como "um gay que faz rap, não necessariamente fala sobre isso nas músicas".

*

Ele lança no evento o clipe da música "Não Posso Esperar", às 16h30. Mais tarde, às 19h, faz show na área externa do museu, com entrada gratuita. Suas letras falam sobre aceitação, mas não apenas a sexual. "Precisei encontrar o orgulho de ser negro, de ser gay. Eu não nasci com ele. A sociedade não vê isso como algo bom."

CURTO-CIRCUITO

Juca de Oliveira reestreia nesta sexta (5) "Rei Lear", no Teatro Eva Herz, às 21h. 14 anos.

Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho assinam a lista de convidados da estreia do espetáculo "Relações Aparentes", com Vera Fischer, nesta sexta (5), às 21h, no Teatro Gazeta.

O espetáculo "O Dia em Que as Divas Subiram a Serra" é atração no Teatro João Caetano, nesta sexta (5), às 21h. Livre.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: