Folha de S. Paulo


FHC é aplaudido de pé em restaurante onde Guido Mantega foi hostilizado

Poucas semanas antes de o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega ser hostilizado no restaurante Aguzzo, em Pinheiros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi ovacionado no mesmo lugar. Clientes aplaudiram de pé o tucano e chegaram a formar fila para "selfies" com ele, chamado por alguns de "meu presidente". Mantega foi provocado no local no sábado (23) após jantar com a mulher.

À CUBANA
A expressão "#ForaPT" chegou a Cuba. Ela foi escrita abaixo de uma foto do ex-presidente Lula no bar La Bodeguita del Medio, em Havana. No local, muito frequentado por turistas, é hábito deixar assinaturas e mensagens nas paredes. A imagem, que está entre as de outros visitantes ilustres, mostra o petista saindo do lugar, em 2010.

COLCHÃO RASGADO
Pela primeira vez desde que começou a ser medido, em 2009, o saldo de empregos nas micro e pequenas empresas foi negativo. Em abril foram eliminadas 1.090 vagas no setor, que até então esbanjava vitalidade, respondendo pela maior parte dos postos criados no país nos últimos seis anos.

RODA VIVA
Para se ter ideia, em abril de 2014 o saldo, positivo, foi de 97,8 mil vagas nas micro e pequenas empresas, segundo levantamento do Sebrae. Em 2013, chegou a 140 mil.

MARCHA A RÉ
Até agora, só no mês de dezembro o número de demissões no setor superava o de admissões, por motivos sazonais. Os dados de abril revelam a forte reversão de expectativas dos pequenos empreendedores, que também começam a ser atingidos pela recessão.

CONVEXO
A indústria teve o pior desempenho nas micro e pequenas, com 17.400 vagas a menos. Já a área de serviços criou 27.675 postos. A região Sudeste também teve saldo positivo, de 3.144 empregos, com destaque para o Estado de São Paulo, com 2.757.

EU TENHO A FORÇA
Marcos Mion, 35, já entrevistou muita gente em seu programa na Record, mas poucos "ídolos da vida" como o austríaco Arnold Schwarzenegger. Agora ele se prepara para uma conversa com o ex-fisiculturista e ator na feira fitness Arnold Showcase, neste sábado (30), no Rio.

*

"Estou bastante nervoso. Daqueles momentos em que você para e pensa em tudo que já passou e aonde quer chegar."

MOSTRE SEU VALOR
O estilista Sandro Barros aceitou convite de Maria Pia Trussardi e se apresentou, cantando, no Show de Talentos, na terça (26), no Teatro Alfa. A blogueira Lala Rudge, os empresários Chiquinho Scarpa e Rosy Verdi e a diretora da Dior em SP, Cris Lotaif, também participaram do evento beneficente.

OLHO ABERTO
Um depoimento do ator Vinícius Romão, que é negro e ficou preso por 16 dias após ser confundido como assaltante no Rio, será mostrado para deputados federais nesta quinta (28) em Brasília. A exibição do vídeo, por iniciativa da ONG Rede Justiça Criminal, vai ocorrer em debate sobre audiências de custódia. Elas garantem a apresentação de presos em flagrante a um juiz em até 24 horas.

OLHO ABERTO 2
Romão, detido em 2014, diz: "Num mundo de aparências, a discriminação vira juiz. Por sua cor de pele, por sua condição social. Sem provas".

VIROU PIADA
Bela Gil gravou participação em um vídeo do Porta dos Fundos. A esquete, prevista para ir ao ar no fim de junho, faz piada com as receitas saudáveis da nutricionista. Os atores Clarice Falcão e Luis Lobianco, do canal de vídeos, rodaram a esquete na cozinha onde a filha de Gilberto Gil apresenta o programa "Bela Cozinha", do GNT.

MELHOR DE TRÊS
O vocalista do Ira!, Nasi, acaba de concluir as gravações da terceira temporada de seu programa, o "Noite Adentro", do Canal Brasil. "É a melhor até agora", diz. Os músicos Arrigo Barnabé, Carlos Careqa e Renato Teixeira estão entre os convidados dos 26 episódios, no ar no segundo semestre. "São pessoas interessantes batendo papo em lugares inusitados", diz Nasi, que finaliza também seu novo CD e DVD solo, bancado via "crowdfunding".

VEM AÍ
E o Ira! fará show na Virada Cultural, no próximo dia 21, no Sesc Belenzinho.

CANTA, DANÇA E SAPATEIA
Marisa Orth recebeu convidados para a pré-estreia de seu espetáculo "Romance Vol. 3 - Agora Vai", na terça (26), no teatro Porto Seguro. As atrizes Helena Ranaldi e Betty Lago e o músico Kiko Zambianchi estiveram na plateia.

*

CURTO-CIRCUITO

O fechamento do Minhocão aos sábados é tema de audiência pública na Câmara Municipal. Nesta quinta (28), às 10h.

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas será lançada nesta quinta (28), às 19h, na Faculdade de Direito da USP.

Gloria Perez recebe nesta quinta (28) à noite prêmio do Centro Cultural Brasil - Turquia.

Patricia Pacini autografa "Opará - Cantos, Contos e Encantos do Rio São Francisco", nesta quinta (28), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: