Folha de S. Paulo


Defensores públicos temem queda de autonomia em São Paulo

O Procurador-Geral do Estado de SP, Elival da Silva Ramos, decidiu entrar como "amicus curiae", ou parte interessada, em ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode, no futuro, derrubar a autonomia das defensorias públicas no país.

TREM FEDERAL
A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) na qual ele pretende incluir o Estado de SP foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal pela presidente Dilma Rousseff. Ela tenta derrubar a autonomia da Defensoria Pública da União e do Distrito Federal, alegando inconstitucionalidades no processo que concedeu aos órgãos essa condição.

ALERTA
A iniciativa do procurador-geral acendeu os radares de defensores do Estado. Eles alegam que a autonomia é fundamental para o exercício da função, já que a defensoria atua em nome de pessoas que não têm condições de pagar advogados e muitas vezes contra os governos. A Defensoria Pública de SP não quis se manifestar oficialmente, afirmando que precisa de informações detalhadas para se posicionar.

ARTE PREMIADA
O artista plástico Cildo Meireles esteve entre os premiados pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), na terça (19), em cerimônia no Sesc Vila Mariana. O superintendente da Fundação Iberê Camargo, Fábio Coutinho, foi receber prêmio pela instituição. Também estiveram no local a presidente da ABCA, Lisbeth Rebollo Gonçalves, e o curador João Spinelli.

TÔ LIGADO
O ex-presidente Lula telefonou para Alexandre Padilha, secretário de Relações Governamentais da prefeitura de SP, na semana passada.

*

Queria saber detalhes do episódio em que ele foi insultado no restaurante Varanda, em São Paulo.

FOI BOM
Padilha diz que respondeu, brincando, que precisa de um episódio destes por semana, tal a solidariedade que recebeu.

*

Ao TV Folha, ele alegou anteontem que críticas ao programa Mais Médicos, como as que foram feitas no restaurante, que fica no Itaim-Bibi, bairro de alto poder aquisitivo na cidade, o deixam "orgulhoso" de ter comandado o programa.

Com ateliês em Nova York, México e São Paulo, o artista plástico americano Gene Johnson, 60, elegeu Ilhabela como seu local de trabalho predileto.

*

"Meu estúdio fica em frente à praia. A luz e a textura do mar dão outra inspiração", diz o pintor, com sotaque carregado, apesar de viver há 15 anos no Brasil.

*

Sua mostra, inaugurada nesta semana na galeria Mônica Filgueiras, reflete uma fase nova de seu trabalho. "Sempre fui um pintor abstrato. Nessas obras, exploro formas geométricas, cores e texturas."

MATOU SIM
Oscar Maroni, dono da boate Bahamas, garante que é verdade a história de sua filha Aritana, que participa do reality "MasterChef", sobre já ter matado um boi. No programa de terça (19), na Band, o jurado Erick Jacquin colocou em dúvida a informação. "Tenho uma fazenda em Araçatuba (interior de São Paulo) e a Aritana sempre acompanhou essa matança no meio dos peões. E já participou. É normal pra ela", afirma Maroni, que diz ter se emocionado ao ver a filha na TV.

GUERRA FRIA
Contrária à ampliação de uso comercial de vias como a av. Europa, a Ame-Jardins, associação de moradores do bairro, expulsou de seus quadros o empresário Abdul Fares. Motivo: ele é favorável à mudança no zoneamento. "Não vamos expulsar [todos que são contrários]. Mas ele liderou um movimento", diz Fernando José da Costa, presidente da associação.

GUERRA FRIA 2
Fares afirma que não feriu o estatuto da entidade e que ela não representa todos os moradores nessa questão. "Moro no bairro há anos, sou dono de oito imóveis e eles nunca me perguntaram o que eu penso. O comércio, cafés e restaurantes valorizam os imóveis e espantam a criminalidade", diz ele.

RECALQUE DIFERENCIAL
O artista Lucas Simões inaugurou sua exposição "Recalque Diferencial", na terça (19). A escritora Roberta Ferraz compareceu ao evento. Também estiveram no local Juliana Freire e Flaviana Bernardo, diretoras da Emma Thomas –galeria que recebe a mostra até o dia 27 de junho.

PALAVRA ESCRITA
Charles Gavin lança no próximo dia 28 um projeto baseado no seu acervo de seu programa "O Som do Vinil" (Canal Brasil). O músico transformou em livro as entrevistas feitas ao longo dos nove anos em que apresenta e dirige a atração.

CURTO-CIRCUITO

A mostra Ciranda de Filmes, com produções sobre infância, começa nesta quinta (21) no Cine Livraria Cultura e no CineSesc. A partir das 10h.

A Experimento Intercâmbio Cultural comemora 50 anos. Nesta quinta (21), às 19h, no Museu da Casa Brasileira.

A Fundação Ema Klabin promove palestras em comemoração à semana nacional de museus. Às 14h30.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou TAÍS HIRATA


Endereço da página:

Links no texto: