Folha de S. Paulo


YouTube exige em ação que Ecad forneça percentuais pagos a artistas

O YouTube entrou no mês passado com processo contra o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para exigir que o órgão fornecesse a lista de artistas e compositores que deveriam receber direitos autorais por terem seus vídeos exibidos no site e os percentuais pagos a cada um deles. O YouTube parou de pagar à instituição o valor referente aos direitos de exibição de músicas em 2013.

DIREITO DE QUEM 2
"Fazer o repasse do pagamento dos direitos para os músicos é uma prerrogativa do Ecad. Essa ação é protelatória", explica Rodrigo Salinas, o advogado que representa a instituição na ação.

DIREITO DE QUEM 3
O site de exibição de vídeos também pediu a manutenção do segredo de justiça do processo, mas teve o requerimento negado em decisão do TJ do Rio de Janeiro.

ESGOTADO
O casamento do cardiologista Roberto Kalil Filho e da endocrinologista Claudia Cozer promete ser a maior concentração de autoridades fora de Brasília de tempos recentes. Nada menos do que 59 ministros, governadores, secretários estaduais e parlamentares confirmaram presença.

ESGOTADO 2
Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, disse que vem a SP para festa. Renan Calheiros, presidente do Senado, também foi convidado para celebrar a união do casal. Dilma Rousseff e Lula serão padrinhos, ao lado, entre outros, de José Serra.

LINHAS CRUZADAS
A cantora Maria Rita fez show na festa de 15 anos da empresa GVT, na quarta (6), no terraço do JK Iguatemi. Estiveram no local o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da GVT, Amos Genish, e sua mulher, Heloísa Genish, presidente do Instituto GVT, e o presidente global da Telefônica, José María Álvarez-Pallete.

VENDA DE PESO
Uma obra de mármore branco de Carrara, do escultor Bruno Giorgi, será leiloada dia 26 de maio por um lance mínimo de R$ 1,75 milhão. A peça está exposta em frente à galeria Canvas, em SP, desde segunda (4) e não conta com nenhuma segurança especial. Com seis toneladas, é impossível que ela seja levada sem que alguém perceba a movimentação.

MILITÂNCIA ARTÍSTICA
Dezenas de artistas e coletivos culturais vão fazer intervenções artísticas no país inteiro neste sábado (9), em campanha contra a redução da maioridade penal.

*

A cartunista Laerte, as diretoras Caru Alves de Souza e Tata Amaral e a companhia teatral Parlapatões estão entre os que participam em SP. Ações também devem ocorrer em capitais como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

PLANTÃO MÉDICO
Protagonista da nova série médica "Unidade Básica", do Universal Channel, a atriz Ana Petta, 39, se preparou para o papel acompanhando o dia a dia de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e chegou a visitar pacientes em suas casas.

*

"Foi intenso, porque em muitos casos são pessoas que não conseguem sair da cama", diz ela, que vai contracenar com Caco Ciocler. "Vamos mostrar uma realidade muito brasileira, não dá para comparar com nenhuma série médica americana que a gente conhece", diz ela. O programa, produzido pela Gullane, começa a ser gravado na próxima terça (12).

SÓ RISADAS
O deputado Tiririca (PR-SP) vai lançar seu segundo livro em agosto, pela editora Matrix. O título "Pior Que Tá, Não Fica" faz referência ao seu slogan eleitoral, mas a publicação não será sobre política ou bastidores da Câmara. A obra terá apenas piadas.

FINOS FILMES
A atriz Julia Ianina e o cineasta Andradina Azevedo foram ao coquetel de abertura do festival Finos Filmes Curtos, na terça (5). O evento, no Caixa Belas Artes, teve a presença de Felipe Poroger, um dos idealizadores da mostra, e Tim Bernardes, da banda "O Terno".

CURTO-CIRCUITO

O Graacc realiza neste domingo (10) sua 15ª Corrida e Caminhada. Às 7h, com saída da av. Pedro Álvares Cabral, em frente à assembleia.

Monalisa Vasconcelas lança o livro "Dirty Martini" neste sábado (9), às 17h, no Espaço Parlapatões.

O CCSP promove o "SlowMovie", com shows e exibição de filmes. Neste sábado (9), às 16h.

Cia. Artera de Teatro faz a festa "A Social" neste sábado (9) para arrecadar dinheiro para uma peça. Às 23h, no Kitsch Club.

A feira gastronômica "O Mercado" faz a 2ª edição do ano, neste domingo (10), no Bom Retiro. A partir das 12h.

O produtor musical Daniel Figueiredo é um dos convidados para participar do projeto "Bridges a Musical Journey".


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: