Folha de S. Paulo


Justiça proíbe PUC-SP de matricular alunos sem novos limites do Fies

A liminar que permitia que a PUC-SP seguisse matriculando alunos pelo Fies sem os novos limites impostos pelo MEC foi suspensa pelo desembargador Fábio Prieto de Souza, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

NOVOS LIMITES
A PUC-SP havia conseguido liminar contra a trava que fixa o índice oficial da inflação (6,41%) como teto para o reajuste de mensalidades na renovação de contratos do Fies.

NOVOS LIMITES 2
De acordo com o desembargador, a relação entre o estabelecimento de ensino e o aluno não deve ter relação direta com o financiamento de mensalidades. "As instituições de ensino podem fixar as mensalidades escolares, mas não podem sujeitar estudantes e Governo Federal - ou quaisquer terceiros - a este resultado", disse na decisão.

TEMPO CERTO
Entrou em vigor hoje a resolução que baixa de cerca de três anos para 90 dias o prazo máximo que um processo pode ficar pendente de julgamento a partir do pedido de vista de um ministro do STJ.

*

De acordo com o novo regulamento, o prazo para julgar fica definido em 60 dias, prorrogável por mais 30. Se não for cumprido, o processo entra na pauta de votação na sessão seguinte. Inovações na área de informática, como programas que ajudam os ministros a gerenciar os prazos, vem sendo implantadas desde dezembro. Desde as mudanças, o número de processos pendentes já caiu em 6%.

GOTA A GOTA
O Banco Central trabalha discretamente para que o provisionamento de instituições financeiras em relação aos empréstimos que fizeram à Sete Brasil, empresa contratada pela Petrobras para construir suas sondas, fique entre 10% e 30% do que têm a receber. Há o temor de que, se um deles tomar a dianteira com percentual maior, os outros sejam obrigados a fazer o mesmo, comprometendo balanços em efeito cascata.

O GATO COMEU
A Sete Brasil, que antes do escândalo da Lava Jato contratou 28 sondas para perfuração em águas ultraprofundas, deve mesmo encolher para no máximo 17, ainda que consiga a liberação de financiamento do BNDES para superar a crise.

NO LIMITE
A previsão foi feita à coluna por acionistas da empresa. Há alguns meses, a estimativa era ainda pior.

NA CARNE
O Ministério da Saúde trabalha com a possibilidade de que o corte no orçamento da pasta chegue a pelo menos R$ 800 milhões. Embora tenha recursos garantidos por lei, eles são vinculados ao PIB, que no ano passado ficou bem abaixo do imaginado quando os técnicos elaboraram o orçamento de 2015.

PAPEL DOS SONHOS
Em seu 11° musical, o ator Jarbas Homem de Mello, 45, vai viver um ídolo pessoal: Charles Chaplin. "Tinha seus quadrinhos em preto e branco no quarto", conta. A preparação, com aulas de circo, patinação e violino, teve início em setembro de 2014. "Quando comecei a ensaiar, já estava com ele na corrente sanguínea."

*

O espetáculo, que estreia em 14/5 no Theatro Net, é baseado na peça apresentada na Broadway. Mas Jarbas diz que não é uma cópia. "É outra direção, outro cenário, figurino. Temos seis músicas inéditas."

*

Para ele, os musicais brasileiros amadureceram. "A gente começou na raça, porque gostava muito. Há 15 anos, não imaginava que hoje haveria tantos em cartaz."

SEM VERBA
Devido aos cortes de gasto da USP, a OCAM, orquestra de câmara da universidade, venderá pela primeira vez assinaturas, de R$ 100 a 300, para a temporada de concertos de 2015. A instituição ainda aguarda patrocínio do banco Santander, que a apoia desde 2001. "Mas não podemos esperar parados, temos que buscar soluções", diz o maestro Gil Jardim.

JOGO TEATRAL
As atrizes Eva Wilma e Chris Couto foram, na sexta (17), à estreia da peça "1 Gaivota - É Impossível Viver sem Teatro". Pascoal da Conceição e Noemi Marinho fazem parte do elenco. O ator Milhem Cortaz também assistiu à apresentação, no Sesc Consolação.

AÇÚCAR DEMAIS
Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde, constatou que 35% dos pacientes que apresentavam disfunção sexual sofriam de diabetes. O estudo, feito entre 2011 e 2014, foi realizado com 150 homens com idades entre 50 e 70 que se submeteram ao implante de prótese peniana.

AÇÚCAR DEMAIS 2
Segundo o estudo, a diabetes, quando não controlada corretamente, causa o estreitamento das artérias e diminui a circulação do sangue, dificultando a ereção.

LEMBRANÇAS
O ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, que morreu em 2006, vai ganhar documentário feito pelo neto, o cineasta Francisco Guarnieri. "Entender a carreira dele é entender o percurso da arte e do teatro no Brasil. Pra mim, é também compreender a nossa relação, conturbada no campo afetivo, mas bem resolvida no sentido da influência artística", diz Francisco, que conseguiu recursos do programa "Histórias que Ficam", da Fundação CSN.

REI NO ESTÁDIO
Roberto Carlos comemorou seu aniversário com show no estádio do Palmeiras, no sábado (18). Seu empresário, Dody Sirena, foi ao evento com a mulher, Fernanda. O cantor Mauricio Mattar, a atriz Bianca Assumpção e a cantora Roberta Miranda passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

A Casa de Criadores começa, nesta quarta (22), a partir das 14h. No Ginásio Esportivo do Pacaembu e no Memorial da América Latina. Grátis.

A biblioteca Mário de Andrade tem debate sobre o interior do Brasil com Ignácio de Loyola Brandão e José de Souza Martins. Às 20h. Grátis.

Começa nesta quarta (22) a feira de turismo World Travel Market, no Expo Center Norte. A partir das 12h. Até 24/4.

O CCBB-SP exibe, a partir desta quarta (22), a Mostra de Filmes da Austrália. Até 27/4.

O filme "Anna K.", de José Roberto Aguilar, tem pré-estreia, nesta quarta (22), no Espaço Itaú Frei Caneca. Às 21h30.

O projeto "Vire o disco" tem início nesta quarta (22) na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, com shows e bate-papos. Grátis. Até 26/4.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou TAÍS HIRATA


Endereço da página:

Links no texto: