Folha de S. Paulo


Partidos envolvidos na Lava Jato podem ter que ressarcir Petrobras

Os partidos políticos envolvidos no escândalo da Operação Lava Jato podem ser obrigados a responder financeiramente pelos prejuízos causados à Petrobras, caso se comprove que eles receberam mesmo propina. A tese jurídica começou a ser debatida entre envolvidos nas investigações.

FIM DA LINHA
A ideia, no entanto, é polêmica. No limite, ela poderia significar o fim de algumas legendas, que não teriam recursos para arcar com pesadas multas. Os valores envolvidos no escândalo já foram estimados em centenas de milhões de dólares.

SAMBA DO AVIÃO
Astro de "Sampa – O Musical" no Terra da Garoa, em SP, José Rubens Chachá corre toda quinta para o Rio, onde está em cartaz com a peça "Frida y Diego". "Já nem desfaço mais a mala", brinca. E a correria vai ficar maior em abril, quando o ator começa a gravar em solo carioca "I Love Paraisópolis". Chachá será Fradique, dono de uma padaria na favela que dá nome à novela da Globo.

*

No espetáculo na casa de shows paulistana, o ator bota chapéu para dar vida a Oswald de Andrade, escritor que ele já interpretou outras vezes nos palcos e na TV. "É um personagem que amo. Defendo com unhas e dentes."

FARDA
A atuação da Polícia Militar nas manifestações em SP desde junho de 2013 será discutida na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) nesta segunda (16), em Washington (EUA). Na reunião, representantes da Defensoria Pública do Estado, Conectas, Artigo 19 e outras ONGs vão denunciar abusos e pedir recomendações de conduta para a PM.

PORTA
Em meio à discussão na USP para aceitar o Enem como forma de ingresso de novos alunos, movimentos de defesa das cotas raciais se mobilizam para tentar influenciar a universidade a adotar o sistema. Uma carta assinada por grupos como UNEafro-Brasil, Geledés e Núcleo de Consciência Negra na USP pede que a sociedade seja ouvida sobre as medidas de inclusão social.

PORTA 2
"Não somos contra a adoção do Enem, mas ele não resolve. Não garante a entrada de negros", diz Douglas Belchior, da UNEafro. A proposta é que 55% das vagas sejam reservadas para cotistas: 25% para negros e indígenas e 25% para estudantes da rede pública e com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Os outros 5% seriam para pessoas com deficiência.

*

A USP não se manifesta sobre o tema.

TENORES E SOPRANOS
A ópera "Otello" abriu a temporada lírica no Theatro Municipal de São Paulo, na quinta (12). Assistiram ao espetáculo o prefeito Fernando Haddad, a primeira-dama Ana Estela Haddad e o secretário de Comunicação Nunzio Briguglio. O diretor de relações institucionais da Pinacoteca, Paulo Vicelli, e o cientista Claus Christiansen, com a mulher, Bente, também compareceram.

TENTANDO CIRCULAR
A viúva de Augusto Boal, Cecília Boal, está tentando trazer para São Paulo a mostra sobre o dramaturgo carioca que está em exposição no CCBB do Rio até esta segunda (16), dia em que ele completaria 84 anos. Ela procurou diversas instituições, mas ainda não obteve resposta. "A exposição atraiu 47 mil pessoas no Rio. É bastante, considerando que é algo tão específico. O meu desejo é que ela viaje pelo Brasil", diz Cecília.

SOBREVIDA
Fernando Alves Pinto, que participaria só do primeiro mês de "Sete Vidas", deve agora ficar até o fim da nova novela das seis da Globo. "A autora [Lícia Manzo] gostou do trabalho e decidiu prolongar a história do personagem", diz o ator, marido da atriz Letícia Sabatella. "Não é nada mal receber mais três meses de salário", brinca ele.

CANTORIA
Ivete Sangalo, que teve anunciada sua permanência no júri do "SuperStar", vai deixar o programa. Ela será substituída pela cantora Sandy. A saída da baiana, segundo a Globo, ocorreu "em decisão mútua com a emissora". Os cantores Thiaguinho e Paulo Ricardo estão confirmados na nova temporada do reality show musical, que estreia em abril. A banda Malta venceu a primeira edição.

SOBE O SOM
O programa "Diálogos", da GloboNews, terá duas edições especiais. Nesta segunda (16), Mario Sergio Conti entrevistará o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na quinta (19), FHC.

VISUALIZADO
Profissionais do Instituto Butantan começaram a usar o WhatsApp para identificar os animais peçonhentos que picaram pacientes atendidos no Hospital Vital Brazil. Com o aplicativo, o tempo médio para a avaliação baixou para de três a seis minutos. Fotos de cobras, escorpiões e aranhas são compartilhadas em um grupo com dez médicos e oito biólogos. Antes, a observação era presencial.

IMAGINA NO BRASIL
A mostra "Imagine Brazil", com curadoria de Hans-Ulrich Obrist, Thierry Raspail e Gunnar Kvaran, teve abertura para convidados na quinta (12). Estiveram no vernissage, no Instituto Tomie Ohtake, a artista Sofia Borges, o arquiteto Ruy Ohtake e o superintendente da Bienal, Rodolfo Viana.

CURTO-CIRCUITO

O evento gastronômico Goût de/Good France será lançado com festa para convidados nesta segunda (16) no Consulado da França, nos Jardins.

A missa de sétimo dia em memória da cantora Inezita Barroso será celebrada por dom Odilo Scherer. Nesta segunda (16), às 17h, na Catedral da Sé.

A atriz Adriana Birolli e o fotógrafo Angelo Pastorello abrem nesta segunda (16) a exposição "Bandidas!". Às 20h, no Paris 6, em Cerqueira César.

A coleção da blogueira Lala Rudge para a Riachuelo terá lançamento para convidados nesta segunda (16), na loja da Oscar Freire, a partir das 18h.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: