Folha de S. Paulo


Mercadante nega ter sido afastado por Dilma de articulação com Congresso

O ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil, reage à informação de que, embora influente na articulação interna do governo Dilma Rousseff, está sendo afastado por ela da articulação dita externa, com senadores e deputados. "A verdade é que nunca foi minha função negociar projetos de lei no parlamento. Nunca fiz isso", diz o petista.

O LÍDER
O reajuste da tabela do imposto de renda, por exemplo, foi negociado pelos ministros Joaquim Levy, da Fazenda, e Eduardo Braga, das Minas e Energia. "Ele [Braga] era o líder do governo no Senado, ainda não existe um novo líder, então ele ainda cumpre esse papel", diz. Mercadante seguiria com atribuições como, por exemplo, ajudar o ministro Pepe Vargas, de Relações Institucionais, a definir o preenchimento de cargos de segundo escalão do governo.

TUDO CERTO
Sobre as manifestações de sexta (13) e de domingo (15), Mercadante segue a linha de Dilma e diz que elas devem ser encaradas de forma natural. "Eu sou de uma geração que só conhecia democracia por livros de história. Tinha 35 anos quando votei para presidente. E espero que os meus filhos e netos só conheçam períodos de exceção pelos livros de história."

CIDADE EM EBULIÇÃO
Alê Youssef e Maria Prata só andam falando na economia criativa de SP, tema da série "Mundo Criativo", que estreia na GloboNews em abril. "Reencontramos gente da moda, da noite, das artes", diz a jornalista.

*

"O Alê poderia facilmente ser um entrevistado", brinca ela. "Confesso que às vezes queria meter o bedelho", diz o apresentador, que era dono do extinto Studio SP. Nas gravações, em locais como o bar Riviera, os dois também lembraram a festa Cassino da Urca, que promoviam juntos nos idos de 2005. "Bombava na Augusta", diz ele.

PEGADA
Circula na internet o anúncio de um "camarote premium" de onde seria possível participar do protesto de domingo. A propaganda mostra tendas para 40 pessoas, serviço de valet, open bar e camisas exclusivas. Tudo com "estilo e segurança".

*

Quem liga para o número no panfleto é atendido pelo zoológico de São Paulo.

UNIFORME
O movimento Vem pra Rua, um dos que convocam para o protesto deste domingo, vendeu mais de 3.000 camisetas em São Paulo. Cada uma sai a R$ 25 e, segundo o grupo, a renda será usada unicamente na manutenção de suas atividades.

ÁGUAS VÃO ROLAR
A peça "Chuva Constante", com os atores Malvino Salvador e Augusto Zacchi, teve pré-estreia em São Paulo na quinta (12). O ator Fúlvio Stefanini e as atrizes Gabriela Duarte e Luciana Vendramini assistiram ao espetáculo, no Teatro Vivo. O jornalista e escritor Luis Erlanger e o gestor cultural Expedito Araújo também viram a apresentação.

NAS BORDAS
Ao fechar participação no Circuito SP de Cultura, o escritor Milton Hatoum disse querer circular pela periferia da capital. A partir de abril, pelo programa da prefeitura, ele vai rodar por bibliotecas de regiões como Cidade Tiradentes para atividades de leitura. A programação, que será anunciada na segunda (16), terá ainda shows gratuitos de Ângela Rô Rô, Wanderléa, Elke Maravilha e Arnaldo Antunes, entre outros.

CUSTE O QUE CUSTAR
Depois da volta ao programa "CQC", da Band, Rafael Cortez prepara o retorno aos palcos com seu show "Música Divertida Brasileira". Ele se apresenta com a banda Pedra Letícia em Campinas, no próximo dia 20. No segundo semestre, o projeto vai virar CD. "Tô bancando do meu bolso", diz ele.

PAPO DE CINEMA
O filme "Meus Dois Amores" teve pré-estreia em São Paulo na terça (10), no Espaço Itaú do shopping Frei Caneca. Alexandre Borges, Vera Holtz, Ana Lúcia Torre e Ana Rios, que fazem parte do elenco, participaram de debate sobre o longa com o diretor Luiz Henrique Rios.

CURTO-CIRCUITO

Paulo Tadeu apresenta "Proibido para Maiores", show de humor para crianças, neste sábado (14), às 15h, no Teatro MuBE. Temporada até abril.

A festa Chiquita Bacana tem edição neste sábado (14), às 23h, no Jongo Reverendo. 18 anos.

A Lello orienta interessados em comprar imóveis na Flórida, neste sábado (14), nos Jardins.

A premiação do 3º Festival de Clipes e Bandas será neste domingo (15), às 19h30, no MIS.

O BNegão Trio faz show neste domingo (15), às 16h, no Superloft, em Pinheiros. 18 anos.

O jurista Régis de Oliveira lança na segunda (16), na Faculdade de Direito da USP, curso sobre o direito financeiro e o Estado.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: