Folha de S. Paulo


Setor de máquinas e equipamentos prevê demitir até 30 mil

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) negocia a prorrogação de redução de ICMS para empresas de máquinas e equipamentos. Ele se reuniu anteontem com Carlos Pastoriza, presidente da Abimaq, entidade que representa as indústrias do setor.

PONTO MORTO
Pastoriza diz que o setor de bens de capital está sofrendo "um processo de desmonte violentíssimo". E prestes a promover "demissões em massa" que podem chegar a 30 mil empregados. Em 2014 foram dispensados 15 mil funcionários.

EMPURRÃO
Nos últimos três anos, diz ele, houve queda de 25% no faturamento das empresas. As "medidas recessivas" do governo federal teriam agravado a situação. Só em fevereiro, a queda de vendas no mercado interno, segundo Pastoriza, deve chegar a 6%. "Os empregados do setor são altamente qualificados e as empresas os seguram até o limite máximo. Já estamos neste limite", afirma.

PARA BAIXO
O empresário afirma que Geraldo Alckmin revelou aos representantes da Abimaq que, no ano passado, a arrecadação de ICMS do setor de máquinas caiu 30% em São Paulo. "Ele tem razão para estar preocupadíssimo", diz Pastoriza.

PARA BAIXO 2
E a arrecadação de impostos da Prefeitura de São Paulo também inspira preocupação. Ela segue crescendo abaixo da inflação.

SEM INTERVALO
Com uma barriguinha de três meses e meio, a atriz Regiane Alves, 36, começou agora a fotografar o progresso da gravidez de seu segundo filho com o cinegrafista João Gomez.

*

O primeiro, João Gabriel, nasceu há dez meses. "Ficar grávida de novo foi uma surpresa muito boa. Vai ser ótimo eles crescerem juntos", diz Regiane, que é nora da atriz Regina Duarte. "É o sexto neto, ela está superfeliz", conta.

FIM DO ARROCHO
Dilma Rousseff suspendeu o regime. Acha que já chegou ao peso ideal -ela perdeu 13 kg desde o fim da campanha eleitoral. O desafio da presidente agora é manter o peso.

PATRULHA HÍDRICA
Em meio a notícias de apreensões de drogas e prisões de estupradores, o Twitter da Polícia Militar tem dado dicas de como economizar água. Entre as orientações estão "tomar banho de 5 minutos" e "fazer a barba com torneira fechada". Há mensagens que terminam dizendo que "o momento é de união".

SEMPRE INTENSA
Maria Alice Vergueiro volta aos palcos para encenar seu próprio funeral na montagem "Why the Horse?", que estreia em abril no Sesc Santana, em São Paulo. Com mal de Parkinson e dificuldade de locomoção, a atriz de 80 anos tem dito que o espetáculo, inspirado no trabalho de Samuel Beckett, surgiu do seu desejo de morrer em cena.

SEMPRE INTENSO
A atriz conta que ouviu do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, que, "ensaiando bastante, uma hora conseguiria".

MUITA HARMONIA
A regente da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Marin Alsop, foi homenageada em um jantar oferecido por Maria Bonomi e pela fotógrafa Maria Helena Peres, casada com a artista plástica. O diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, a dramaturga Maria Adelaide Amaral e o florista Vic Meirelles estavam no encontro, no sábado (28), no ateliê de Bonomi.

TELHADO
Por causa de remoções de famílias de áreas ocupadas irregularmente, a Prefeitura de Osasco, comandada pelo PT, entrou na mira da Defensoria Pública do Estado de SP. Os defensores dizem que retiradas sem ordem judicial têm sido feitas de maneira ilegal e com violência. Em janeiro, 120 famílias tiveram que deixar a comunidade Santa Maria. A defensoria entrou com ação na Justiça pedindo o pagamento de auxílio-aluguel para elas.

TELHADO 2
A prefeitura, que já recebeu recomendação do órgão, diz que a desocupação no local foi "licitamente executada". Declara ainda que não tem como "conceder o bolsa-aluguel a todas as famílias retiradas", mas moradores previamente cadastrados já estão sendo atendidos.

CURTO-CIRCUITO

Mariana Lima será a apresentadora do Prêmio Shell de Teatro de SP, na terça.

Camila Pitanga participa de almoço para lançar nova coleção da Arezzo, hoje, no restaurante Gero.

O psicanalista Jorge Forbes lança hoje, às 18h30, a segunda edição do livro "Da Palavra ao Gesto do Analista", na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

Henrique Lanfranchi assina a cenografia da mostra "Grandes Acontecimentos dos Últimos 20 Anos", da Mitsubishi, que abre hoje, às 19h, no Cidade Jardim.


Endereço da página:

Links no texto: