Folha de S. Paulo


MIS terá exposição sobre Renato Russo com acervo mantido intacto

O MIS vai abrigar uma exposição inédita sobre o cantor Renato Russo (1960-1996), líder da banda Legião Urbana. Nela será mostrado todo o acervo do cantor que foi mantido intacto no apartamento em que ele vivia em Ipanema.

FILA 2
O apartamento foi preservado por Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo. Durante quase vinte anos ele guardou dezenas de cadernos com letras de músicas, rabiscos, poemas e anotações, recortes de jornais com reportagens da banda, quadros e até uma coleção de ursinhos de pelúcia

O INÍCIO
O diretor do MIS, André Sturm, diz que, além da exposição, a instituição vai restaurar fotos, textos, documentos e vídeos de Renato que vão estar na mostra. "Vamos para o Rio e começaremos esse processo em 15 dias", afirma ele.

NOVA ANITA?
Escolhida em testes para interpretar a filha de Deborah Secco na próxima novela das 23h, Camila Queiroz, 21, nunca fez TV. Em "Verdades Secretas", título provisório da história de Walcyr Carrasco com previsão de estreia para julho, ela terá 15 anos e vai disputar com a mãe o amor do personagem de Rodrigo Lombardi.

*

Como modelo da Ford, Camila já foi o rosto da marca Armani. Agora, a aposta na Globo é que ela deve ser a "lolita" mais comentada desde Mel Lisboa em "Presença de Anita" (2001).

EU PROTESTO
Um grupo de juristas estuda fazer um pronunciamento instando a OAB a protestar com mais veemência contra o que seriam ameaças ao exercício da profissão de advogado no âmbito da Operação Lava Jato. Assinariam o documento, entre outros, os juristas Juarez Tavares e Celso Bandeira de Mello.

QUEM QUISER
"Quando um juiz censura a postulação de um advogado no processo, isso implica em cerceamento da defesa", diz Tavares. "Ele também não tem que exigir do advogado explicação sobre a razão de arrolar determinada testemunha. O advogado arrola quem quiser."

NÃO PROCEDE
O tribunal de ética da OAB-SP arquivou representação contra o advogado e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior. Ele estava sendo contestado por ter comentado, no programa "Roda Viva", da TV Cultura, em 2013, o julgamento mensalão –caso em que trabalharam outros advogados de São Paulo.

NÃO PROCEDE 2
"Já esperava o resultado. Minha manifestação foi de um ponto de vista puramente técnico, em um caso de repercussão nacional", diz o jurista. O documento citava o código de ética da OAB que diz que um advogado deve se abster de debater causas sob "patrocínio de colega".

CENAS ADORÁVEIS
A peça "Adorável Garoto", estreia de Maria Maya na direção, teve sessão para convidados no Teatro Nair Bello, na quinta (26). Os atores Marcos Caruso, Tina Kara e Mônica Carvalho assistiram ao espetáculo. Isabel Cavalcanti, Leonardo Franco, Mabel Cezar, Michel Blois e Raquel Rocha estão no elenco.

SINAL DE ALERTA
Uma carta assinada por mais de cem entidades, ativistas e autoridades preocupados com a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados será entregue nesta terça (3) a lideranças partidárias da casa. ONGs como a Conectas e associações pró-LGBT endossam o pedido de que o eleito seja "alguém efetivamente engajado com a garantia dos direitos humanos e a proteção das minorias".

DE OLHO
Os grupos estão especialmente apreensivos com movimentações de Jair Bolsonaro (PP-RJ), que tenta se eleger presidente da comissão.

SAUDADE DO ARTISTA
A abertura da mostra "Mário Eu Lago Sou, um Homem do Século 20 - Memória em Movimento", sobre o ator Mário Lago, foi realizada na quarta (25), no MuBE. A exposição tem curadoria do filho caçula do artista, Mário Lago Filho, e coordenação de Mariana Marinho. O cineasta Marco Abujamra e a apresentadora Cynthia Benini foram ao evento.

SEM CHORORÔ
"Existe Homem no Mercado" é o nome provisório do livro de estreia de Mariliz Pereira Jorge, que sai em outubro pela editora Paralela, braço da Companhia das Letras. "Sou contra aquele chororô de que hoje tem muito gay e os melhores homens estão casados", diz a jornalista e colunista da Folha. "Acho que nunca foi tão fácil conhecer gente", afirma ela, citando aplicativos como Tinder e o convívio entre os sexos no mercado de trabalho.

MUITA CALMA
A guru Rajshree Patel, que já deu cursos para atrizes como Juliana Paes e Giovanna Antonelli, virá para o Brasil em março para falar sobre combate à violência. Nascida em Uganda, ela é instrutora da ONG indiana Arte de Viver, que ensina meditação em presídios e empresas.

CURTO-CIRCUITO

Tadeu Jungle dá palestra sobre seu livro "Videofotopoesia", nesta segunda (2), às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, na Bela Vista.

A artista Antonieta Tordino abre exposição nesta segunda (2) no Jam - Japanese Food, Arts & Music, nos Jardins, às 20h.

O debate Cidades Sustentáveis, realizado nesta segunda (2) pelo vereador José Police Neto na Câmara, terá convidados nacionais e estrangeiros.

O restaurante Abbraccio será aberto nesta segunda (2) com jantar em prol da Junior Achievement, na Vila Olímpia.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: