Folha de S. Paulo


Sophia Alckmin já não lava o cabelo todo dia, por causa da falta d'água

"Me enxugar, 'bee'? Pra quê?", respondia Ivete Sangalo a um assistente no palco do Baile de Carnaval da revista "Vogue", na madrugada de sexta (6). Com o rosto em bicas, a cantora fazia ferver a pista do hotel Unique, nos Jardins, onde 1.500 convidados suavam e se abanavam no aperto para ver a baiana.

*

Pouco antes, no camarim, com maquiagem e cabelo ainda impecáveis, Ivete falava da falta d'água no Estado. "Eu não penso nisso só quando venho para cá. No meu dia a dia também. O problema é que a gente só se preocupa quando há crise", dizia. A seca foi assunto entre os ricos e famosos da festa. Muitos deles fantasiados –Anitta foi de Michael Jackson, Sabrina Sato, praticamente nua.

*

Angélica e Bruno Astuto, apresentadores do baile, cantavam ao microfone o que chamaram de "melô da Sabesp": "Bebeu água? Não!/ Tá com sede? Tô!/ Olha a água mineral". O jornalista disparou: "Quero agradecer à [marca de perfume de luxo] Chanel, que me ajudou a atravessar a semana passada sem água".

*

Em matéria de chuveiro, a convidada Val Marchiori também mudou hábitos. "Parei de tomar banho de banheira. Fiz a minha parte", disse ela, que ainda não sofreu com o racionamento. "Nos Jardins ainda não faltou [água]. Você acha que faltaria?"

*

O Itaim Bibi, onde mora Sophia Alckmin, filha do governador Geraldo Alckmin, já está sem água em alguns horários. "Estou fazendo muita coisa para economizar. Não lavo mais o cabelo todo dia. Agora uso xampu a seco. É ótimo", disse a blogueira.

*

O apresentador Rodrigo Faro, que foi garoto-propaganda da Sabesp em fevereiro de 2014, dizia que a população está fazendo sua parte. "Agora é hora de [o governo] investir." "Quando fiz o vídeo, a Cantareira estava com 30%. Faria de novo, mas só se fosse para dizer o que as autoridades estão fazendo."

*

Colega de Faro na Record, a apresentadora Ana Hickmann se dizia uma especialista no assunto. "Eu tenho casa em Itu [interior de São Paulo] e lá situação está ruim faz tempo. Já passei por isso."

*

A apresentadora Luciana Gimenez engrossava o bloco dos revoltados. "Eu acho que o governo tinha que ter se preocupado antes! Tem desertos em que não falta água porque tem planejamento."

-

CANTO LIVRE
O Ministério do Turismo abriu cadastro para artistas que pretendem fazer shows bancados pelo órgão. O pagamento de cachês estava suspenso desde 2011, depois que a pasta detectou casos de superfaturamento e contratação irregular. Com a inscrição de cantores e bandas por meio do site, em processo acompanhado pela Controladoria-Geral da União, o governo diz querer evitar desvios de recursos públicos.

CANTO 2
Ao fazer a inscrição, é preciso, por exemplo, apresentar as notas fiscais das apresentações mais recentes para clientes públicos e privados. O investimento máximo será de R$ 200 mil por artista. E só poderão ser contratadas atrações reconhecidas regional ou nacionalmente, capazes de gerar fluxo turístico.

EU SÓ QUERO AMAR
Ivete Sangalo evita entrar em polêmica com Ed Motta, que criticou a turnê que ela fará com Criolo cantando o repertório de Tim Maia. "É opinião dele. Tenho que respeitar", diz a cantora. O sobrinho de Tim declarou que a música do tio é "intocável" e chamou o novo show de "coisa podre". "No momento em que eu estou dentro desse projeto, é porque eu acredito nele", afirma Ivete.

CIMENTO
A WTorre, que construiu o Allianz Parque, a arena do Palmeiras, acionou sua divisão de entretenimento para entrar na disputa pela construção e operação da arena multiúso que a Prefeitura de SP quer fazer no Anhembi. O governo lançou chamamento público para interessados em erguer o centro de convenções, com capacidade para 20 mil pessoas.

VAIVÉM
Eduardo Suplicy, novo secretário municipal de Direitos Humanos de SP, está tentando marcar um encontro com o prefeito de Nova York, Bill de Blasio. O ex-senador quer aproveitar uma viagem já marcada à cidade americana, onde vai participar de um congresso acadêmico no fim do mês, para conhecer experiências da área desenvolvidas lá.

VAIVÉM 2
Na volta, o petista assume vaga de professor na USP Leste. Ele vai dar aulas de gestão de políticas públicas todas as quintas-feiras.

*

Para fazer no horário de pico o trajeto entre o centro, onde fica a secretaria, e o campus, Suplicy planeja usar metrô e trem.

FALTA LUZ
A crise energética impulsionou a venda de lampiões pela internet. A procura pelo produto no site MercadoLivre cresceu sete vezes de dezembro para janeiro. Foram 2.800 buscas no mês passado, ante 395 no último mês de 2014. O interesse por lanternas, geradores elétricos, cisternas e caixas d'água também aumentou.

CURTO-CIRCUITO

O Bloco do Santo Forte se concentra neste sábado (7), a partir das 16h, na Pedroso de Morais.

O Bloco da Batata desfila neste sábado (7) na região do largo homônimo, em Pinheiros, a partir das 11h.

A agência Oz Estratégia + Design venceu o iF Awards com logomarca criada para o projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana.

O Folia Tropical, camarote na Sapucaí que tem Tatá Werneck como a musa, vai contar com a presença dela nos dois dias de desfile.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: