Folha de S. Paulo


São Paulo perde espaço na produção industrial do país, diz estudo da CNI

Os setores de alimentos (15%), derivados de petróleo e biocombustíveis (10,6%) e automóveis (12,8%) respondem por 38,4% das indústrias de São Paulo. Estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre o perfil industrial dos Estados brasileiros mostra a força das "commodities" na composição do PIB paulista, que somou R$ 288,6 bilhões em 2012.

RIQUEZA
O levantamento aponta o mesmo perfil nos demais Estados do Sudeste. No Rio, os destaques são petróleo e gás (31,1%), derivados (19,9%), metalurgia (6,9%), químicos (6,5%) e atividades de apoio à extração de minerais (6,3%). Setores que representam 70,7% das indústrias fluminenses e tendem a ser impactados pela crise na Petrobras.

RIQUEZA 2
Em Minas Gerais, também estão entre os ramos mais importantes extração mineral (28,2%) e metalurgia (12%), que totalizam 40,2% das indústrias do Estado. No Espírito Santo, a indústria mineral (36,3%) e de petróleo (20,3%) representam mais da metade.

SOBE E DESCE
O estudo mostra que SP perdeu participação no perfil industrial do país, caindo 7,9 pontos percentuais entre 2002 a 2012, enquanto Rio ganhou 3,9 pontos e Minas e Espírito Santo, 1,5 ponto cada um. "Um crescimento focado na extração de petróleo e minério, sob impacto do aumento de preços determinado pela demanda chinesa", explica Renato Fonseca, gerente de pesquisa da CNI.

Karime Xavier/Folhapres

DO MURO À PASSARELA
Alexandra Fructuoso, 47, e Davidson Zanine, 42, viraram sócios há dois anos, quando a executiva portuguesa do ramo de medicamentos decidiu investir no ateliê de alta-costura do estilista.

*

Tudo começou no Muro das Lamentações, em Jerusalém, seis anos atrás, na primeira viagem internacional dele, que foi para Israel maquiar Alexandra e demais mulheres da família judaica para um bar-mitzvá.

*

Ela descobriu lá o outro talento do maquiador. "Na cerimônia, ele chorou muito e me contou ter depositado no muro o desejo de ser estilista."

*

Alexandra encomendou um vestido, embrião da grife, que lança a primeira coleção em março. A marca já debutou no tapete vermelho de Hollywood e vestiu estrelas como Sophie Charlotte.

RELAX
O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, volta hoje de uma temporada de férias em Miami e pelo Caribe.

URGÊNCIAS
A reforma política deve ter primazia em relação à tributária e à administrativa na avaliação de Marcos da Costa, presidente da OAB-SP. "É a base das demais, a primeira a ser tratada pelo novo Congresso", defende. Além de bandeira em manifestações e debates eleitorais, é pauta no seminário "Reforma Política Já", promovido pela entidade e pela TV Cultura nesta quinta. Entre os debatedores estão o ministro Gilmar Mendes e seus ex-colegas de STF Ayres Brito e Nelson Jobim.

NAS ÁGUAS DE GAL
A cantora Gal Costa levou o filho, Gabriel, ao camarim do Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, antes da primeira apresentação de seu novo show, "Espelho d'Água", em São Paulo. A radialista Marcela Andraus estava na plateia, bem como os estudantes Rodrigo Lavorato e Rebecca Tavares.

MAIS MÉDICOS
A faculdade de medicina do Hospital Albert Einstein abre sua primeira turma de 50 alunos em julho. Segundo Claudio Lottemberg, presidente da instituição, as formalidades para a liberação do curso pelo MEC estão nos trâmites finais, faltando só vistoria. "Toda documentação já foi aprovada."

OSCARIZADO
Robert Yeoman, diretor de fotografia de "O Grande Hotel Budapeste", indicado ao Oscar 2015, veio ao Brasil no mês passado para fazer a campanha da Leroy Merlin, criada pela Loducca. Ele assina a fotografia do comercial dirigido por Del e Henrique Manzoli, da Conspiração Filmes.

AMOR QUE CURA
Eduardo Bueno pesquisou a história do câncer no Brasil para escrever o livro "O Sonho de Carmem" (Comunique Editorial). Na trama estão Antônio e Carmem Prudente. Neto do presidente Prudente de Moraes (1894-1898), o médico se casou com a gaúcha, que dá nome à obra, numa história embalada pela luta contra a doença. Eles mobilizaram a sociedade paulista para criar o A.C.Camargo, hospital de referência no tratamento oncológico no país.

ROTEIRO
O músico Serguei, que teve um affair com a cantora Janis Joplin, vai fazer um filme sobre sua vida. "Serguei, o Ficicodélico - Uma Ficção Pisicodélica" foi autorizado pelo MinC a captar R$ 600 mil.

PARABÉNS COM GUITARRA
A cantora Michelle Spinelli recebeu convidados no palco do Na Mata Café, no Itaim Bibi, no show de comemoração ao seu aniversário, na semana passada. Seu marido, o guitarrista Carlos Tomati, do sexteto do "Programa do Jô" (Globo), foi um dos músicos a participar da apresentação especial.

CURTO-CIRCUITO
A peça "Amor, Humor, o Resto É Bobagem", com Mônica Carvalho e Sandro Pedroso, tem pré-estreia nesta segunda (26) no Teatro Bibi Ferreira.

Di Ferrero participa nesta terça (27) de lançamento de sorvete da Diletto e da Ovomaltine, na alameda Lorena.

O bloco Bangalafumenga faz ensaio de Carnaval nesta terça (27), às 20h, no Carioca Club, em Pinheiros. 18 anos.

"Sintonizah", documentário de Lecuk Ishida e Willy Biondani, será lançado nesta terça (27), às 20h, no Centro Cultural São Paulo.


com ELIANE TRINDADE (interina), JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: