Folha de S. Paulo


Crianças cariocas estão mais gordas do que as paulistanas, diz pesquisa

As crianças cariocas estão mais gordas do que as paulistanas, segundo pesquisa do programa Meu Pratinho Saudável com 700 participantes em duas comunidades das capitais. No Rio, onde a avaliação foi feita na Cidade de Deus, 55,7% dos avaliados estão acima do peso ideal. Em SP, na região de Paraisópolis, o percentual é de 27,8%. Os pesquisadores aferiram peso, altura e circunferência abdominal.

MEDIDA CERTA
O projeto de combate à obesidade e incentivo à vida saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, constatou ainda que 44,4% das crianças no Rio têm peso correto para sua altura. Em São Paulo, a taxa é de 70,2%.

UMA A MENOS
A chef Danielle Dahoui diz que até chorou ao ver no chão a árvore que ela plantou há 19 anos na Vila Olímpia, em frente a seu restaurante. O frondoso fícus foi derrubado pelo vendaval na madrugada de segunda-feira. "Era uma planta saudável, mas o vento foi muito forte", diz a dona do Ruella, que pensa agora em plantar uma espécie frutífera no lugar.

PRAIA BRANCA
O empresário Roger Rodrigues e a mulher, a apresentadora Fernanda Motta, receberam convidados na inauguração da boate Milk, em Florianópolis. O senador Romário, o nadador Thiago Pereira e Gabriela Paulette estiveram no evento, que também contou com o ator Lui Mendes e a empresária Ana Carolina Madeira.

MILAGRES
O Natal do médium João de Deus, que faz cirurgias espirituais há 30 anos em Abadiânia (GO), foi registrado para um documentário dirigido por Candé Salles. "Foi uma ceia simples, para umas cem pessoas", conta o cineasta, que acompanhou os atendimentos nos dias 24, 25 e 26. Movido pela história de cura da mulher de um amigo, que tinha câncer, Salles mergulhou na rotina do milagreiro que já despertou o interesse de figuras como a apresentadora Oprah Winfrey. O filme será lançado em 2015.

INTERCÂMBIO DE ARTE
A Chácara do Jockey, área que foi desapropriada pela Prefeitura de São Paulo e se tornará um parque, também vai abrigar uma residência artística para estrangeiros. Segundo Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura, o projeto faz parte de um intercâmbio cultural. "A gente está procurando ampliar a relação de SP com as cidades latino-americanas, principalmente nossos vizinhos, e também com cidades europeias", diz.

NOVOS PALCOS
A prefeitura também pretende entregar até o primeiro trimestre de 2015 três teatros que estavam em reforma: o Paulo Eiró, em Santo Amaro, o Arthur Azevedo, na Mooca, e o Flávio Império, na Penha, serão reabertos a partir de fevereiro.

META ALCANÇADA
A Pinacoteca de SP conseguiu captar o total dos recursos aprovados pela lei Rouanet para 2014: R$ 10,4 milhões, usados em 27 exposições, ações educativas e promoção de atividades. "Foi um fato inédito", diz Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais da entidade.

TERRA, CÉU E MAR
A cantora Fortuna, 57, está com a cabeça em março. É quando ela entra em estúdio para gravar seu novo disco, "A La Mar", com canções de judeus, árabes e cristãos. "Quero lembrar a mensagem de paz entre os povos que esse entrelaçamento cultural traz", diz.

*

Mas antes ela mostra seu trabalho na televisão. Nesta quarta-feira de Réveillon, a TV Cultura exibe às 23h o especial "Caelestia", em que Fortuna interpreta cantos gregorianos acompanhada de monges beneditinos.

*

"Gosto de ver a música como uma possibilidade de encontro", diz a artista, que tem origem árabe e judaica e canta em idiomas como latim, hebraico, aramaico, ladino e marrano.

CURTO-CIRCUITO
Nesta quarta (31), a Hebraica São Paulo terá show da banda Sun 7 e DJ Luciano Maiorino em sua festa de Réveillon, a partir das 22h. Livre.

O chef mineiro Felipe Rameh (restaurantes Alma Chef e Trindade) foi convidado para cozinhar no hotel La Sivolière, na França, de 19 a 22 de janeiro.

O artista urbano Eduardo Kobra lançou sua primeira serigrafia, com a obra "O Beijo". O trabalho, numerado de um a cem, está à venda no site do brasileiro.

Hermeto Pascoal se apresenta no Teatro do Sesc Belenzinho, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, às 21h, e no dia 25, às 18h. 12 anos.

O artista plástico Alexandre Matos renovou com a J.B. Goldenberg, galeria que realizou sua individual em 2014. O contrato prevê mais uma mostra em 2015.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: