Folha de S. Paulo


Com gata de Lagerfeld no colo, Gisele Bündchen reclama de viajar a trabalho

A chegada de Choupette, a famosa gata de Karl Lagerfeld, paralisou a sessão de fotos em que o estilista clicava Gisele Bündchen para a nova edição da "Vogue Brasil", em Paris. A presença do bicho no ensaio foi uma surpresa.

*

À revista, a modelo disse viver "com um aperto no coração" por deixar a família nos EUA para trabalhar. "Meus filhos pequenos estão do outro lado do oceano, meu marido está numa fase profissional em que precisaria muito do meu apoio, e eu estou aqui." Para "poder voltar logo para casa", ela tenta "fazer tudo da maneira mais eficiente possível".

Karl Lagerfeld/Divulgação
Gisele Bündchen segura a gatinha Choupette em ensaio para a edição de dezembro da
Gisele Bündchen segura a gatinha Choupette em ensaio para a edição de dezembro da "Vogue Brasil"

MEMÓRIA APAGADA
O "direito ao esquecimento" será debatido no STF (Supremo Tribunal Federal) nos próximos meses. A decisão foi tomada pelo ministro Dias Toffoli. O tema está diretamente relacionado ao direito à informação e à liberdade de expressão.

DOR
De um lado do processo está a TV Globo: no programa "Linha Direta", a emissora rememorou há alguns anos o caso Aída Curi, estuprada e assassinada por jovens de classe média no Rio em 1958, numa tragédia de grande repercussão. De outro estão familiares dela, que pedem indenização alegando que a reportagem reabriu antigas feridas. Eles invocam o direito ao esquecimento para sustentar o pleito.

NAS DUAS PONTAS
Além do processo de Aída Curi, que é vítima, o STF deve debater também o caso de acusado de um crime que, depois de cumprir a pena, também quer ter o direito de ser esquecido.

NA GAVETA
A tese é polêmica dentro e fora do país. No limite, condenados de casos ruidosos –como, por exemplo, o do mensalão– poderiam, no futuro, impedir a veiculação de reportagens com seus nomes alguns anos depois que cumprissem suas penas.

OS DONOS DA HISTÓRIA
Lauro César Muniz, Doc Comparato e Aderbal Freire-Filho foram alguns dos participantes do 1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia, na semana passada, em São Paulo. Os roteiristas Ricardo Hofstetter e Gunther Mittermayer também estiveram no encontro, que nos dias 3 e 4 terá uma etapa no Rio. Os novelistas Marcílio Moraes e Alcides Nogueira marcaram presença nos debates sobre TV, teatro, cinema e internet.

NO PASSADO
Um DVD com memórias da Constituinte de 1987-88 que será lançado nesta semana em Brasília traz diálogo de Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Gilmar Mendes sobre temas debatidos na época. No vídeo, o ex-presidente lembra que passou "na média" na avaliação feita pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), com nota "cinco e qualquer coisa ou seis e qualquer coisa". Serra conta que teve 3,7. "Natural, eu sempre fui à sua esquerda", diz FHC, rindo.

PONTO DE VISTA
O Diap dava as notas de acordo com a votação do constituinte em temas de interesse dos trabalhadores. O lançamento do DVD está na programação de um congresso de direito constitucional promovido pelo IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). Na quarta-feira, a reforma política será discutida numa mesa integrada por Serra, Dias Toffoli e Michel Temer.

VAIVÉM
A PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral), braço do Ministério Público Federal para processos envolvendo candidatos e partidos, fechou as contas da eleição.

*

Entre 1º de julho e 26 de outubro, dia do segundo turno, analisou 9.135 ações.

VAIVÉM 2
O número corresponde a 96% dos casos encaminhados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para manifestação do órgão. Considerando o que restou de pleitos anteriores, a PGE tem hoje nas gavetas mais de 1.300 ações para dar parecer.

TRAJE A RIGOR
A nutricionista Fernanda Eleutério foi uma das participantes do desfile de vestes históricas libanesas, quarta (19), no Theatro Municipal. Lody Brais, presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, que organizou o evento, recepcionou convidados como o cônsul-geral dos Estados Unidos em SP, Dennis Hankins, e o prefeito Fernando Haddad.

BLOCO NA RUA
O bloco Filhos de Gandhy está captando cerca de R$ 2,1 milhões para financiar sua participação no Carnaval de Salvador. Além dos três dias de desfile, o investimento vai para as oficinas de costura e música do projeto Mundo Afro, que duram o ano todo.

SANGUE NOVO
O novo álbum de músicas inéditas do RPM terá produção do músico Lucas Silveira, da banda Fresno. "Ele é jovem, talentoso e tem o discernimento necessário pra ser produtor", diz Paulo Ricardo. O nome do trabalho, "deus ex machina", remete a problemas que o grupo teve neste ano. "Foi pesado, mas as brigas foram externas, com advogados e empresários", diz ele.

CURTO-CIRCUITO
O Torneio Gol de Letra, da fundação do ex-jogador Raí, começa nesta segunda (24), no Morumbi, com jogo às 17h30. Grátis.

O Iasp (Instituto dos Advogados de SP) celebra 140 anos e homenageia José Renato Nalini, nesta segunda (24), na Faculdade de Direito da USP.

Alexandra Szafir lança o livro "DesCasos 2", nesta segunda (24), às 20h, na sede de Higienópolis do Iate Clube de Santos.

J.R. Duran lança a quinta edição da revista "Nacional", com MC Guimê na capa, nesta terça (25), às 20h, no shopping Cidade Jardim.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: