Folha de S. Paulo


Empresas de armas ajudaram a eleger 21 parlamentares da 'bancada da bala'

Doações financeiras de empresas de armas e munição ajudaram a eleger 21 parlamentares neste ano, sendo 14 deputados federais, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz. De todos os candidatos financiados pelas empresas Taurus e CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) –que monopolizam o mercado–, 71% se elegeram.

TIRO CERTO
Metade do R$ 1,7 milhão dado pelas duas empresas foi para o PMDB e o DEM. Os Estados que concentraram doações foram Rio Grande do Sul e SP. Para a ONG, as doações às "bancadas da bala" se revertem em projetos que beneficiam as indústrias e ampliam o porte de arma.

TIRO 2
As empresas declaram que suas contribuições "estão de acordo com a legislação". "As doações são realizadas para integrantes da Frente Parlamentar pelo Direito à Legítima Defesa e de acordo com critérios estabelecidos pela Aniam (Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições)."

SAUDADE FILMADA
O diretor Candé Salles recebeu amigos e convidados para comemorar o lançamento do documentário "Para Sempre Teu, Caio F.", sobre o escritor Caio Fernando Abreu. A atriz Odara Carvalho, Marcelo Ramos e o arquiteto André Goldman estiveram no encontro, no bar Panorama. A modelo Isabel Hickmann também passou por lá.

A AFLIÇÃO
Debilitado há meses por problemas no pulmão, Márcio Thomaz Bastos teimou em viajar para Miami (EUA) na semana passada. Ele queria visitar um cliente brasileiro que está preso na cidade e que estava doente. Ele sempre disse que o que mais deixa um advogado aflito é saber que um de seus clientes está em reclusão.

O BOM HUMOR
Bastos revelava se sentir um peixe fora d'água no bairro em que morava, o Jardim Europa, por ser "talvez o único", em seu prédio, que votava no PT. Na época do mensalão, ele chegou a ser abordado por um grande empresário no Clube Pinheiros questionando sua atuação profissional no caso. "Sabe que me diziam a mesma coisa quando eu advogava para você?", respondeu, desarmando o ex-cliente.

André Schiliró/Divulgação
A atriz Taís Araújo foi produzida por Marco Antônio de Biaggi para a capa da revista
A atriz Taís Araújo foi produzida por Marco Antônio de Biaggi para a capa da revista "Cabelos&Cia"

DEBAIXO DOS CARACÓIS
Taís Araújo, 35, já cortou, alisou, escureceu e clareou os fios por causa de personagens. Mas a atriz, capa da nova edição da revista "Cabelos&Cia", gosta mesmo é do estilo mais natural.

*

O relaxamento, que fez por muito tempo, virou passado. "Nem me lembro por que [fazia]. Quando parei com a química, vi que meu cabelo era legal sem aquilo", diz ela, grávida de Maria Antônia, que nasce em janeiro.

A ESTRELA DA HORA
A cineasta Suzana Amaral será anunciada hoje como a homenageada da edição da Balada Literária de 2015. A diretora fez adaptações de livros para o cinema, como "A Hora da Estrela".

CULTURA DE MASSA
A exposição do artista Ron Mueck, que estreou anteontem na Pinacoteca, já bateu recorde. "Tivemos mais de 500 pessoas nos primeiros 45 minutos", diz Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais da entidade. O museu espera receber mais de 400 mil pessoas até o fim da mostra, em 22 de fevereiro.

NA VOZ DELA
Gal Costa está planejando uma turnê com repertório do cantor Lupicínio Rodrigues. A equipe da cantora ainda não definiu data de estreia dos shows, mas o projeto já tem autorização para captar R$ 800 mil e deve passar por sete capitais brasileiras.

SOPA DE LETRINHAS
Bela Gil fez sessão de autógrafos no lançamento de seu livro, "Bela Cozinha", anteontem, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. José Gil, irmão da chef, compareceu ao evento, assim como a apresentadora Astrid Fontenelle, acompanhada do filho, Gabriel. O DJ Zé Pedro e a chef Rita Lobo também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO
Alice Caymmi e projeto Guri fazem nesta sexta (21) show grátis em homenagem a Dorival Caymmi, às 20h, no Teatro Décio de Almeida Prado.

O espaço Pivô, no Copan, realiza, entre esta sexta (21) e terça (25), leilão de arte contemporânea. A renda irá para a manutenção da galeria.

O Bagatelle recebe jantar beneficente na próxima segunda (24), com renda para o Instituto Arte de Viver Bem e a Ampara Animal.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: