Folha de S. Paulo


Ex-diretor da Petrobras indicado pelo PT será pressionado para fazer delação

A expectativa de advogados que representam empreiteiras na Operação Lava-Jato é a de que a polícia e o Ministério Público coloquem pressão máxima sobre Renato Duque, indicado pelo PT para a diretoria de serviços da Petrobras e preso na sexta-feira. E que ele siga o exemplo de Paulo Roberto Costa, o ex-diretor que aderiu à delação premiada.

UM FIO
Ainda que ligado de forma mais orgânica ao PT, Duque não teria a mesma capacidade de resistência que os petistas envolvidos, por exemplo, no caso do mensalão.

EXEMPLO
O próprio processo do mensalão, por outro lado, teria inaugurado "uma nova era", segundo um dos advogados. A crença de investigados de que poderiam escapar de uma condenação caiu por terra. Os benefícios da delação premiada se tornaram, por isso, mais atraentes.

SEGREDOS DE LIQUIDIFICADOR
Mariana Ferrão transformou seu ritual matutino em livro. Fã de sucos como opção no café da manhã, ela lança no dia 6 de dezembro a obra "Os Sucos da Mari", pela editora Panda Books.

*

"Gosto de começar o dia fazendo uma coisa pra mim e escolhendo o que vou comer", diz a apresentadora do programa "Bem Estar", da TV Globo. A ideia ganhou forma depois de a jornalista perceber que as fotos de sucos que postava faziam sucesso no Instagram. "As pessoas comentavam, aí fui me empolgando e veio o convite da editora", diz ela.

*

Em casa as receitas também são populares. "Meu filho, Miguel [de um ano], não pode me ver ligar o liquidificador. Estica o braço e já começa a dizer 'qué, qué'."

MUDANÇA NO ROTEIRO
A Associação Paulista de Cineastas (Apaci) está "preocupada" com a situação da Cinemateca Brasileira após a saída de Marta Suplicy do Ministério da Cultura. Em carta escrita à presidente Dilma Rousseff, os cineastas afirmam temer que a entidade volte à crise em que estava antes da intervenção da ex-ministra e da direção de Lisandro Nogueira, que também se demitiu do cargo.

ROTEIRO 2
"Há um ano e meio essa instituição se encontra em virtual paralisação devido à intervenção do Ministério da Cultura para investigar irregularidades apontadas pelo TCU no funcionamento da SAC (Sociedade Amigos da Cinemateca) no manejo dos recursos", dizem os autores, com receio de um retrocesso no "já tardio processo de retomada". "Órgãos culturais têm de ser tratados com importância. Tememos que a situação seja empurrada com a barriga", diz Rubens Rewald, presidente da associação.

ROTEIRO 3
O Ministério da Cultura afirma que o processo de transformação da entidade em uma OS (organização social) não será interrompido.

DANDO PINTA
A atriz Fabiula Nascimento participou da abertura do 22° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, no Centro Cultural São Paulo, na quinta (13). Também estiveram no evento o diretor José Possi Neto, o relações-públicas Fábio Queiroz e o DJ Zé Pedro. As drag queens Dindry Buck e Sissi Girl exibiram seu visual extravagante na noite. Com direção artística de João Federici, a mostra vai até o próximo domingo, com filmes, peças de teatro, shows e espetáculos de dança na programação.

CORRENDO POR FORA
O ator Tim Robbins faz campanha pela indicação ao Oscar de "Elena", documentário no qual a diretora Petra Costa vai ao encontro da história da irmã que se suicidou. Produtor de "Olmo e Gaivota", o segundo longa da brasileira, ele está promovendo cabines privadas do premiado filme de estreia de Petra com os membros da academia de Hollywood.

INVASÃO RUSSA
Para apresentar "O Corsário" no Teatro Alfa, entre os dias 19 e 23, o Balé Kirov vem ao Brasil com 170 bailarinos e oito toneladas de figurino e cenário. Os russos pediram três chafarizes, que vão funcionar com água reciclável em tempos de crise hídrica. Nos dias 20 e 22, Konstantin Zverev, o "novo Mikhail Barishnykov", defenderá o papel-título.

TÁ NA MODA
A chef Renata Vanzetto e o estilista Pedro Lourenço foram à festa de três anos da revista "Harper's Bazaar", na noite de quinta-feira (13). A publicação de moda recebeu convidados como a atriz Luciana Vendramini no terraço do JK Iguatemi. O empresário Sergio Kalil e o arquiteto Felipe Diniz também compareceram ao evento.

FORA DE CASA
O Inhotim vai levar pela primeira vez parte de seu acervo para fora da sede do instituto, em Brumadinho (MG). A exposição "Do Objeto para o Mundo" incluirá obras de Lygia Clark, Cildo Meireles e Hélio Oiticica ainda não exibidas no museu. Ela começa dia 18 de dezembro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. E uma temporada no Itaú Cultural, em SP, está sendo negociada.

DOIS GIGANTES
O Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente vai reunir dois dos maiores diretores do país. Antunes Filho abrirá a programação nesta sexta-feira, com "Nossa Cidade". Nos dias 28 e 29, José Celso Martinez Corrêa encena "Walmor y Cacilda 64 - RoboGolpe", no encerramento do evento realizado pelo Sesc SP.

CURTO-CIRCUITO
Candé Salles faz festa para lançar seu filme "Para Sempre Teu, Caio F.", nesta segunda (17) à noite, no bar Panorama.

Marina Grossi, do CEBDS, representa o Brasil no The Future Earth, comitê de desenvolvimento sustentável.

O Iguatemi lança o I Summer, nesta segunda (17), na Casa Jereissati.

O Organomix inicia hoje semana com ações de apoio ao Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil).

Carl Hart, especialista em drogas, participa nos dias 27 e 28 de congresso do Ministério da Justiça, em Brasília.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: