Folha de S. Paulo


Aluguel nos Jardins sobe 88% em seis anos, acima da média da cidade

A região dos Jardins, uma das mais nobres de São Paulo, registra crescimento nos preços de aluguéis acima da média do município, segundo estudo do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário). Entre outubro de 2008 e setembro deste ano, o valor dos contratos novos subiu 88% na área e 80% no restante da capital. No mesmo período, o IGP-M, índice que reajusta o aluguel, aumentou 35%.

SOLO FÉRTIL 2
O custo do m² de um imóvel de dois dormitórios em bom estado nos Jardins, por exemplo, custa R$ 39, enquanto o valor em outros bairros é em torno de R$ 22, de acordo com a pesquisa.

BIQUINHO FRANCÊS
O cônsul francês em SP, Damien Loras, reuniu convidados na residência consular, no Jardim Europa, para a entrega da medalha da Legião de Honra ao chef Erick Jacquin, anteontem. A atriz Maria Fernanda Cândido compareceu ao evento, que também contou com a presença do chef Henrique Fogaça e do cantor Michel Teló, acompanhado da mulher, a atriz Thais Fersoza.

QUESTÃO DE GÊNERO
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dias Toffoli, revisou várias vezes o texto que lerá amanhã na cadeia nacional de televisão que convocou para falar sobre as eleições. A preocupação maior era não falar que, no domingo, será eleito "o novo presidente", já que há um homem e uma mulher na disputa.

CABELO EM PÉ
Outra ocorrência que preocupou Toffoli foi a de que informações falsas espalhadas por WhatsApp diziam que as eleições seriam realizadas em dois dias. A corrente dizia que no domingo, 26, só eleitores de Aécio Neves poderiam votar. Os de Dilma Rousseff teriam que ir às urnas só no domingo seguinte, 2 de novembro. Por mais esdrúxula que a mentira possa ser, há informações de que gerou dúvidas entre eleitores que a receberam.

TÁ TUDO BEM
E, em dia de intensos boatos nas redes sociais, falou-se até que João Santana, marqueteiro de Dilma, teve infarto e foi internado.

*

A campanha recebeu centenas de telefonemas ontem para checar a informação, que é mentirosa.

Eduardo Knapp/Folhapress

"VOTE COM AMOR, NÃO POR ÓDIO", FIZ LETÍCIA SABATELLA
Letícia Sabatella usou as redes sociais para denunciar vídeo que usa sua imagem indevidamente, como se ela apoiasse o tucano Aécio Neves. A equipe do candidato nega a autoria da peça. A atriz falou à coluna sobre a montagem com suas falas da campanha Gota D'Água, em que artistas se posicionam contra a usina de Belo Monte.

*

Como viu a repercussão do vídeo com o seu falso apoio?
Letícia Sabatella - Foi muito curtido. Muita gente acreditou. Não estou fazendo campanha para nenhum candidato. Posto coisas no Facebook, sempre tomando cuidado para não cair na polarização [PT x PSDB]. As pessoas vestem a camisa do seu candidato como se fosse um time de futebol e não refletem mais. Prescindem de consciência própria.

É a campanha do ódio?
É dessa maneira que aconteceu o nazismo, o fascismo. As pessoas ficam cegas. Tudo tem prós e contras. Eu tenho críticas a várias coisas. Mas, de nenhuma maneira, tenho afinidade, em termos de ideal político, com o projeto do PSDB e do Aécio Neves.

O vídeo foi feito para a campanha contra Belo Monte?
Sim. Não é possível dizer quem fez a montagem. Eu, particularmente, não acredito que tenha sido o comitê oficial. Embora tenha uma edição, uma montagem profissional. Tinha imagens da campanha do Aécio. É muito afrontoso. É uma coisa ilegal.

Pretende tomar alguma medida legal?
A primeira coisa é dizer a verdade. O vídeo mente, às vésperas das eleições. Tenho que tentar tirá-lo das redes sociais. São imagens não autorizadas e manipuladas. Não vi ser utilizado na TV nem na campanha oficial. Apareceu na rede. Não é possível acusar o comitê do PSDB. Muita gente não vai ver minha resposta.

Seu desmentido teve mais de 40 mil compartilhamentos.
É interessante ver essa corrente pela verdade. É ofensivo ver a sua imagem se prestando a uma fala com a qual você não compactua.

Seu caso é parecido com o ocorrido com Wagner Moura?
Eu ouvi de amigo, de pessoas confiáveis: 'Ah, o Wagner vai votar Aécio'. Só agora fui saber que não. Levou uma semana para eu perceber que era mentira. Não tinha visto a nota no jornal desmentindo.

Vai declarar seu voto?
Declaro o meu não voto. O que sempre falo é: vote com consciência, com amor. Mas não vote por medo, por interesse. Minha opção é preservar a opinião pública e deixar as pessoas terem a liberdade de refletir profundamente.

ENCONTRO E DESPEDIDA
Juliana Paes, uma das protagonistas de "A Despedida", esteve na sessão do filme na Mostra de Cinema de São Paulo, na terça (21). Na plateia do Caixa Belas Artes também estavam os músicos Valente e Sandrão RZO, bem como a atriz Ana Carolina Godoy. O diretor do longa, Marcelo Galvão, e o produtor executivo Marçal Souza também passaram por lá.

DOIS NA NOITE
A Companhia das Letras vai juntar Fernanda Torres e Gregorio Duvivier para lançarem seus novos livros -"Sete Anos" e "Put Some Farofa", respectivamente. Os atores, escritores e colunistas da Folha vão bater papo com o público e dar autógrafos em São Paulo -no Cine Joia, no dia 13- e no Rio -na Livraria da Travessa do Leblon, em 28 de novembro. No evento paulistano, a noite vai terminar com balada.

DIRETO DE SANTA FÉ
Figurinos da novela "Meu Pedacinho de Chão", encerrada em agosto, serão exibidos em uma exposição que a Globo inicia no próximo dia 9 na Praça das Artes, em SP. A mostra gratuita, com mais de 30 roupas, faz parte do Telas (Festival Internacional de TV). O encontro será aberto no dia 7, com exibição de episódio de "Que Monstro te Mordeu?", série infantil inédita de Cao Hamburger.

CURTO-CIRCUITO
A Virada Paulistano tem apresentações de Jota Quest hoje e Orquestra Sinfônica Brasileira neste sábado (25). No Club Athletico Paulistano.

A Defensoria Pública do Estado de SP recebe nesta sexta (24) seminário nacional sobre o trabalho dos defensores.

Luiz Antonio Santini, diretor do Inca, participa do Fórum Mundial de Oncologia, na Suíça, nesta sexta (24) e sábado (25).

O Tex Redneck Bar será inaugurado nesta sexta (24), com coquetel, na rua Augusta.

A exposição "Experiência Escher" será aberta nesta sexta (24), às 12h, no JK Iguatemi. Grátis.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos começou a distribuir para escolas material sobre a ditadura.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: