Folha de S. Paulo


Se Aécio perder, Alckmin vira pré-candidato à Presidência para 2018

VOTO CERTO
Caso Aécio Neves saia derrotado das eleições, setores do PSDB de São Paulo devem lançar a pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência para 2018.

CESTA DE VOTOS
Os alckmistas argumentam que ele será o tucano com mais voto no partido, enquanto Aécio terá perdido a eleição em tese mais fácil da história dos últimos pleitos para a oposição -o país atravessa situação econômica adversa e Dilma é mais fraca eleitoralmente que Lula. Outra vantagem de Alckmin: nunca participou do governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo o Datafolha, 57% dizem que não votariam num candidato apoiado pelo ex-presidente.

CADEIRA VAZIA
Aécio, se derrotado por pequena margem, manterá a condição de pré-candidato. Mas com uma desvantagem em relação a Alckmin.

*

Ele não terá apoio do governo de Minas Gerais, que passará a ser governado por Fernando Pimentel, do PT.

CONTRABANDO
A apreensão de mercadorias falsificadas e contrabandeadas no Brasil cresceu 22% nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Cigarros, autopeças e bebidas lideram o ranking de produtos ilegais.

NA CONTA
Os dados estão em levantamento que a Associação Brasileira de Combate à Falsificação apresenta hoje em São Paulo.

TENSÃO MÁXIMA
As pesquisas internas do PT, que nas últimas três sondagens coincidiram com as do Datafolha, não se mexeram ontem. Dilma continuava com 52% dos votos válidos e Aécio Neves, com 48%.

*

As sondagens não são registradas e servem apenas para orientar a campanha.

NO LAÇO
A abstenção preocupa a campanha de Dilma, já que ela tradicionalmente é mais alta em regiões em que a petista tem larga vantagem sobre o adversário tucano. O ideal, segundo um integrante da campanha, seria que Dilma chegasse a 54% no domingo, com folga para "perder" entre 1% e 2% de votos sem risco de ser ultrapassada na urna por Aécio.

NO LAÇO 2
Um dado que anima o PT é que, na intenção de voto espontânea das pesquisas internas -quando o eleitor responde em quem vai votar sem ser estimulado pela apresentação dos dois nomes em disputa-, Dilma leva vantagem. Está no patamar de 45%, enquanto Aécio oscila em torno de 39%. Ou seja, eleitores petistas estariam mais definidos e mobilizados para o dia da eleição.

*

O prejuízo anual para o governo e as indústrias é estimado em R$ 40 bilhões.

É DIA DE FESTA
Marina Ruy Barbosa e Ana Hickmann participaram da festa surpresa para o apresentador Rodrigo Faro, anteontem, no restaurante Brasserie des Arts. Ao lado da mulher, Vera Viel, ele foi cumprimentado por convidados como a blogueira Lala Rudge, a organizadora de festas Andréa Guimarães e Adriane Galisteu, acompanhada do marido, Alexandre Iódice. O apresentador César Filho também foi ao evento com a mulher, a modelo Elaine Mickely.

DALÍ AQUI
O artista plástico Guto Lacaz participou da abertura para convidados da exposição de Salvador Dalí no Instituto Tomie Ohtake. A designer Nasha Gil e a apresentadora MariMoon também passaram por lá, no sábado (18), assim como a cineasta Tizuka Yamasaki e o diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som), André Sturm. A mostra fica aberta ao público até 11 de janeiro.

MAIS LIDOS
Chegou a 200 mil o número de exemplares vendidos no Brasil da trilogia "O Século", de Ken Follett. Uma segunda edição do último livro da série, "Eternidade por um Fio", lançado em setembro, está a caminho, com tiragem de 50 mil. E a editora Arqueiro acaba de fechar com o autor britânico uma série inédita para publicação entre 2017 e 2023.

DIETA ESTRELADA
Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa "Restaurant", criou três pratos para um livro de receitas light preparado pelo hospital Oswaldo Cruz. A iniciativa é do Centro de Obesidade e Diabetes, que será inaugurado nesta quinta-feira.

CURTO-CIRCUITO
O chef Erick Jacquin recebe nesta quarta (22) a Legião de Honra, às 19h30, no Consulado da França, nos Jardins.

A Major League Baseball promove festa nesta quarta (22) na sede da New Era, no Bom Retiro.

Walfrido Jorge Warde Jr. e Ruy de Mello Junqueira Neto lançam o livro "Direito Societário Aplicado", nesta quarta (22), às 19h, no Dalva e Dito.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: