Folha de S. Paulo


Homem condenado injustamente por latrocínio é solto após dez anos preso

Um homem de 29 anos que passou uma década preso após ser considerado culpado por um latrocínio na zona leste de São Paulo teve a condenação revista e foi solto. A libertação ocorreu após o Tribunal de Justiça acatar pedido de revisão criminal da Defensoria Pública do Estado, em junho, e decidir que não havia no processo provas da participação dele no crime.

PRESO SEM CULPA
Segundo a defensoria, decisões como essa são atípicas. O órgão sustentou que o servente de pedreiro e ajudante de entregas foi condenado a 23 anos de pena com base "em meros indícios alegados durante a fase de inquérito policial e não comprovados judicialmente". Réu primário, ele teria participado com mais cinco homens do assalto em que o dono de uma loja foi morto. Na prisão, chegou a dividir com 40 pessoas uma cela para 12.

Raquel Cunha/Folhapress
Ana Flávia Cabral Souza Leite, diretora de gestão do Theatro Municipal de São Paulo
Ana Flávia Cabral Souza Leite, diretora de gestão do Theatro Municipal de São Paulo

MÃOS À OBRA
A advogada Ana Flávia Souza Leite, 32, não se esquece do cheiro da Fundação Osesp, local em que iniciou sua carreira no ramo do direito público, como estagiária.

*

"Fiz coisas muito simbólicas, como participar da elaboração do estatuto", explica, sobre o processo de transformação da entidade em uma organização social.

*

Ela agora é a atual diretora de gestão da Fundação Theatro Municipal. E documenta a experiência na orquestra com o livro "Organizações Sociais da Cultura - Um Modelo de Sucesso: O Caso da Fundação Osesp", lançado pela editora Pau-Brasil.

DE VOLTA
Joaquim Barbosa está reativando a sua inscrição na OAB de Brasília.

*

Mas não voltará a advogar. O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) deve trabalhar com pareceres jurídicos.

ROBERTO...
Roberto Carlos cantará uma música palestina, em árabe, no especial de fim de ano da TV Globo.

...DE TODOS...
A canção estava prevista no repertório do show que ele fez em Israel, em 2011. Por motivos "diplomáticos", acabou deixada de lado.

...OS POVOS
Roberto cantará também uma canção em hebraico. E ainda composições próprias em inglês, espanhol, italiano, francês e português. O especial quer mostrar a importância do Rei em vários cantos do mundo.

SEM CANÇÃO
A cantora Marina Lima, que declarou seu voto em Luciana Genro, explica por que não conseguiria fazer uma música para a campanha, como a que Gilberto Gil fez para a presidenciável Marina Silva. "A Luciana inspira, mas o Gil é uma fábrica. Eu componho com mais espaço."

TRILHA SONORA
O músico Seu Jorge fez pocket show na festa dos cinco anos da Spray Filmes na quinta-feira (25). Fernando Grostein Andrade, dono da produtora, recebeu amigos, entre eles os empresários Dinho Diniz e a modelo Paula Borghi, que foi com o marido, o diretor de arte André Gola. A mãe do diretor, a urbanista Marta Grostein, também participou das comemorações.

SAIA JUSTA
Convidada para representar a sociedade civil na cerimônia de instalação da Comissão da Verdade da Prefeitura de SP, na quinta, uma militante do Levante Popular da Juventude constrangeu Fernando Haddad (PT) ao afirmar no microfone que "a violência da Polícia Militar de SP não é um caso isolado". Na semana passada, a expressão foi usada pelo prefeito para se referir à morte de um camelô por um PM.

SAIA JUSTA 2
Ao discursar, Haddad disse que sua frase foi "tirada de contexto" e que afirmara ser um fato atípico na Operação Delegada. "Não recuo dos meus ideais", afirmou.

PASSADO A LIMPO
Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, compareceu à cerimônia de instalação da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, na quinta. Entre os cinco membros do grupo, estão o escritor Fernando Morais, o jornalista Audálio Dantas e a ex-vereadora Tereza Lajolo.

ALFORRIA
As grades que cercavam a Prefeitura de São Paulo desde as manifestações do ano passado foram retiradas. "Não há mais razão para mantê-las", diz Roberto Porto, secretário municipal de Segurança Urbana. Para ele, o "cenário de depredação e vandalismo" em protestos já não é mais uma ameaça. A Guarda Civil Metropolitana segue fazendo a vigilância do prédio, que foi cercado e quase invadido por uma multidão em junho.

REIS DO CAMARIM
A banda Kings of Leon trará um chef para preparar as refeições vegetarianas no camarim do show no Circuito Banco do Brasil em SP, em novembro. Eles querem tudo "fresco, natural e saudável" em menu que inclui guacamole e salsa mexicana, sanduíches, azeitonas e frutas.

CURTO-CIRCUITO
O filme "Sem Pena" tem pré-estreia para convidados nesta segunda (29), a partir das 21h30, no Cine Livraria Cultura.

O Terraço Itália celebra 47 anos nesta segunda (29) com jantar feito pelo chef Pasquale Mancini.

Domenico de Masi faz palestra no IED Brasil, dirigido por Victor Megido. Nesta segunda (29), às 19h30, em Higienópolis.

Tom Zé faz show nesta terça (30) no Bourbon Street, em Moema, às 21h30. 18 anos.

O chef italiano Claudio Savitar participa nos dias 10 e 11 de festival no hotel Saint Andrews, em Gramado (RS).

A Apae-SP aceita doações de itens de famosos para o 2º Leilão Virtual da Bondade, de 20 a 31 de outubro.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: