Folha de S. Paulo


Roberto Carlos tira do ar anúncio com porco chamado 'Torresmo Carlos'; veja

Na mesma semana em que notificou o palhaço Tiririca por fazer paródia de Roberto Carlos no programa eleitoral, a editora Sony ATV, que detém os direitos sobre as músicas do cantor, conseguiu retirar do ar propaganda com um personagem chamado "Torresmo Carlos". Era um boneco em forma de porco com uma peruca de caracóis num palco ao som de "O Portão".

FRIGIDEIRA
"Torresmo Carlos" anunciava produtos da empresa Frango Bom, de Goiás. Além da "violação aos direitos patrimoniais" do Rei, os advogados apontaram "dano moral", já que o cantor não desejaria ter sua "criação intelectual" ligada aos produtos da empresa nem "à caricatura de um porco cantando".

Veja vídeo

EM CASA
Beto Albuquerque, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva, estava na antessala do Palácio dos Bandeirantes, em SP, quando Geraldo Alckmin passou mal e foi internado. Ele tinha marcado encontro para "agradecer" pela atenção do governador na tragédia que vitimou Eduardo Campos num acidente em Santos. E reafirmar a aliança do PSB com os tucanos em SP.

FORA DE CASA
Albuquerque admite que é difícil Marina manter, em SP, o apoio a Eduardo Suplicy (PT-SP) ao Senado: o PSB, que a abriga, está coligado na chapa em que José Serra disputa o mesmo cargo. O mais provável é que, se questionada, a partir de agora ela diga que vota no Acre. Já em Alagoas, Marina poderá explicitar preferência por Heloisa Helena, do PSOL. "Lá o importante é derrotar Collor e Renan Calheiros", afirma.

TRAÇO FIRME
Fernando Henrique Cardoso virou personagem de animação. Ele aparece em vídeo a favor da legalização que a Comissão Global de Política sobre Drogas lança hoje na internet. Criado com a técnica "stop motion", o filme mostra uma história fictícia, com um dragão chamado Drugo. FHC aparece ao lado de outros "ex-governantes de vários reinos" que "resolveram quebrar o tabu".

Veja vídeo

Bruno Veiga/Divulgação
Tony Ramos durante gravação do filme
Tony Ramos durante gravação do filme "Getúlio", que vai ao ar hoje na TV

TONY RAMOS: 'A VIDA SEGUE INAPELAVELMENTE'

Tony Ramos faz 66 anos hoje e vai estar em dose dupla no horário nobre nesta noite. Após "O Rebu", em que faz o papel do vilão Braga, será exibido o longa "Getúlio", marcando os 60 anos da morte do ex-presidente que se suicidou em 24 de agosto de 1954. George Moura, que assina a adaptação da novela das 23h, é o roteirista do filme. O ator falou sobre as duas obras, que tratam de conspirações.

*

Folha - Como é ter os dois trabalhos exibidos hoje?
Tony Ramos - É uma feliz coincidência para mim. Prezo muito o trabalho em "O Rebu" e tenho carinho especial pelo nosso Getúlio. E ainda ser surpreendido no dia do meu aniversário. A televisão inteligentemente lembra essa efeméride para as novas gerações: os 60 anos do suicídio de um estadista contraditório. Um ditador que volta pelos braços do povo.

Acha possível fazer algum paralelo com a morte de Eduardo Campos?
Ninguém poderia prever esse momento dramático. É uma loucura. Torço para que a viúva tenha força, e dona Renata já demonstrou isso. É uma comoção absoluta. Só que a vida segue inapelavelmente. Agora, pé no chão e continuar a luta.

Embaralhou as eleições?
Sou um cidadão que está preocupado com educação e saúde. Espero que um dia alguém coloque as crianças às 7h na escola e só retire às 16h, com banho tomado, lição de casa feita, esporte e arte. Poderão dizer: "Que utopia", "Que cara bobo". Não sou utópico. É só vontade política e saber usar a grana que entra.

E o ti-ti-ti em torno do assassino em "O Rebu"?
Pois é, são 14 possíveis assassinos, estratégia muito interessante. Tudo é possível. Como há 50 anos faço novela, estou habituado a esse "quem matou?". Desde "O Astro" (1977), com quem matou Salomão Hayalla. "O Rebu" discute poder, ganância, soberba. Sou um ator que adora fazer novela. Jamais tive um olhar blasé para a televisão. O compromisso da TV é fazer bom entretenimento.

Você também está no ar com um comercial de frigorífico.
Tudo começou com uma reportagem do "Fantástico" mostrando que o abate clandestino é perigosíssimo. As companhias ficaram preocupadas de as pessoas acharem que toda carne é abatida daquele jeito.

Como se sente como garoto-propaganda de carne?
Não vi problema. Estou anunciando proteína. Quem não gosta de carne, não coma. Isso é democracia. No meu caso, que fui criado com bife de fígado, meu depoimento é absolutamente verdadeiro.

SAMBAS & PATUÁS
No show de lançamento do seu disco "Sambabook Zeca Pagodinho" em São Paulo, o cantor e compositor reuniu parceiros como Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Péricles e Mariene de Castro. A apresentação no Espaço das Américas foi na quinta-feira (21), quando os músicos fizeram festa também no camarim, onde Zeca reservou espaço para santos e patuás.

O CONVIDADO
Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, pedirá à Justiça autorização para José Dirceu participar da noite de autógrafos de "Os Vencedores", de Ayrton Centena, em Brasília. O livro conta a trajetória de figuras que desafiaram a ditadura. Além do ex-ministro, foram entrevistados Dilma Rousseff, Lula, Pérsio Arida, Gilberto Gil e Aloysio Nunes Ferreira.

PANELAS
Um dos maiores eventos de gastronomia da Europa, que reúne na França chefs do mundo todo, o Sirha terá edição no Rio de Janeiro em outubro de 2015. É a primeira vez do encontro na América Latina. O chef Claude Troisgros será o presidente da versão carioca, com público estimado em 10 mil pessoas.

AO NOBRE COLEGA
O advogado Ernesto Tzirulnik ofereceu jantar em sua casa, em Higienópolis, para homenagear Eduardo Vera-Cruz, diretor da Faculdade de Direito de Lisboa, que veio ao Brasil receber o título de sócio do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo). O músico argentino Hector Costita e Luiz Flávio D'Urso, conselheiro federal da OAB, passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

A Filarmônica Bachiana Sesi-SP se apresenta nesta segunda (25), às 19h30, no Teatro CIEE. Entrada grátis. 8 anos.

O suíço Romain Gauthier, da marca homônima de relógios, chega nesta segunda (25) ao Brasil para encontros com colecionadores em SP e no Rio.

Larissa Rios lança este mês o livro "Cléo, minha Eterna Cãopanheira", sobre relação entre humanos e bichos.

A arquiteta Elaine Carvalho assina ambiente na Mostra de Móveis para Áreas Externas da Green House, em Indaiatuba.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: