Folha de S. Paulo


Caniggia, carrasco da Argentina, quer final contra o Brasil na Copa do Mundo

O ex-craque argentino Claudio Caniggia, principal responsável por um dos grandes traumas do Brasil em Mundiais -ele fez o gol que eliminou a seleção da Copa de 1990 nas oitavas de final- revelou que tinha um sonho: ver a final da Copa de 2014 ser disputada entre o Brasil e a Argentina no Maracanã, no próximo dia 13. Ele falou à coluna durante a partida Alemanha x França no estádio do Rio de Janeiro, na sexta-feira.

Folha - Você está no templo sagrado do futebol brasileiro, o Maracanã. Pode nos dizer, com toda a sinceridade, quem é melhor: Maradona ou Pelé?
Claudio Caniggia - Não, isso não é assim. Os dois são grandes, os dois foram grandes. Pelé fez coisas incríveis. Cada um no seu tempo, cada um na sua época, foram grandes. Não vamos fazer esse debate!

Mas os torcedores argentinos, em qualquer estádio, em qualquer jogo, em qualquer lugar, cantam agora no Brasil o hit que diz que "Maradona es más grande (maior) que Pelé". O tempo todo.
Bem... Nós podemos fazer esse debate, é algo que pode realmente ser debatido pelas pessoas, quem é o melhor da história. Mas não façamos esse debate!

Neste jogo de Alemanha e França, torce por quem?
Aqui hoje eu torço para que ganhe quem jogar o melhor futebol.

E qual seria a final dos seus sonhos nesta Copa?
Argentina e Brasil, sem dúvida. Seria algo incrível que a taça de campeão ficasse na América do Sul.

*

Perto de Caniggia, e também, como ele, convidados pela cervejaria Budweiser para assistir ao jogo em uma das áreas de hospitalidade do Maracanã, os atores Gabriel Braga Nunes e Marcelo Serrado igualmente opinavam sobre a final dos sonhos. "Brasil e Argentina, é claro. O mundo vai parar", dizia Serrado.

*

Nunes, a princípio, ficou em dúvida. Depois, concordou com o colega. "É claro. Seria a grande final."

DE OLHO NA TORCIDA
O número de vigilantes privados escalados pelas empresas contratadas pela Fifa para os jogos da Copa do Mundo tem variado de 800 a 1.200 conforme a partida. Jogos de seleções sul-americanas são os mais cercados de segurança. Os torcedores chilenos e os argentinos mereceram mais guardas em campo.

DE OLHO 2
Empresas como a Gocil, responsável pela vigilância de arenas como Itaquerão, da Baixada e Beira-Rio, foram obrigadas pela Fifa a treinar os "stewards" (orientadores) em gerenciamento de multidões. O desafio maior é lidar com torcedores bêbados, já que o álcool foi liberado nos estádios durante o Mundial.

DE OLHO 3
Até o momento, a segurança não registrou incidentes graves dentro das arenas. Mesmo os estragos no Itaquerão após o jogo da Argentina foram na euforia da comemoração, e não por vandalismo, na avaliação da vigilância. As cadeiras foram quebradas por torcedores que pulavam em cima delas ao festejar o gol de Dí Maria no final da prorrogação.

NA DEFESA...
O prêmio Nobel da Paz e ex-presidente do Timor Leste, Jose Ramos-Horta, que pediu em carta aberta uma "trégua" durante o Mundial, diz que "está felicíssimo pelos brasileiros". "Parece que está tudo correndo muito bem! Mas estou zangadíssimo com o Cristiano Ronaldo. O cara estava sumido! Só show off [exibição] esse safado!", disse ele, por e-mail, à coluna.

...E NO ATAQUE
Ramos-Horta afirma também que gostou da seleção dos Estados Unidos, elogia a Costa Rica e torce para o Brasil vencer a Copa. "Não há outra opção. Tem que ganhar!" Quanto aos xingamentos à presidente Dilma, ele é crítico: "Não deveriam ter feito. Façam, sim, xingamentos a esse vovô suíço [Joseph Blatter] que agora quer o quinto mandato de presidente da Fifa!".

VAI, SELEÇÃO
O ator Murilo Rosa e a modelo Fernanda Tavares estiveram na arquibancada do jogo Brasil e Colômbia, na sexta, em Fortaleza, a convite da Sony. O casal teve a companhia de famosos como os atores José Loreto e Fiorella Mattheis e a ex-jogadora de vôlei Virna. Em São Paulo, o ginasta Diego Hypolito e o modelo Lucas Medeiros viram a partida em telão no hotel Tivoli Mofarrej, nos Jardins.

FICA A DICA
Executivos de 22 grandes empresas, como Shell, Unilever, GE e Braskem, vão entregar carta aos candidatos à Presidência, nos próximos dias, com 27 propostas para áreas como educação, saúde e mobilidade. "O Brasil está perdendo o espaço competitivo que não pode perder", diz Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que coordena a iniciativa.

GINGADO ALEMÃO
Oito adolescentes brasileiros do elenco de "Uma Canção É pra Isso (Bach in Brazil)" tocaram músicas do compositor alemão em ritmo de samba nas filmagens em um castelo na Alemanha. Empolgado com a apresentação, o príncipe Alexander zu Schaumburg-Lippe, cuja família reside no palácio, convidou os meninos para tocar bossa nova e samba na área privativa da residência.

CURTO-CIRCUITO
Fernando Henrique Cardoso será homenageado nesta segunda (7) pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

O 13º Festival de Arte Serrinha começa nesta segunda (7), em Bragança Paulista, com música, artes visuais e gastronomia.

A Biblioteca Mário de Andrade lança nesta segunda (7), às 19h, livro sobre o futebol em SP organizado por Wilson Gambeta.

Os coletivos Metanol e Brazilian Disco Club tocam nesta terça (8) no Lions. 18 anos.

A pizzaria Zi Tereza vai doar 30% da renda da venda de pizzas na quinta (10) para o garoto Pedrinho, que precisa de uma cirurgia.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: