Folha de S. Paulo


Seleção brasileira teme Chile por causa da energia dos torcedores adversários

Holanda ou Chile –o que é pior para a seleção canarinho? Integrantes da delegação brasileira acham que os vizinhos sul-americanos podem ser uma pedreira mais difícil de ser vencida. Entre outras coisas, por causa da torcida: os chilenos "invadiram" o país. E a classificação deve fazer o número deles, estimado em 40 mil, chegar a 70 mil.

EQUILÍBRIO
A animação da torcida mexicana já surpreendeu os jogadores brasileiros. Seus gritos de guerra se sobrepuseram, em muitos momentos, no Castelão, em Fortaleza, aos da torcida nacional. Isso eliminaria a vantagem de o time jogar em casa.

LADO A LADO
A Holanda seria um time mais tradicional e com grandes craques. Mas o Chile estaria mais acostumado a jogar no continente americano e estaria em seu melhor momento. O técnico Luiz Felipe Scolari já dizia, antes do Mundial, que "La Roja" poderia surpreender.

ELA VAI
Apesar do risco de vaias, a presença de Dilma Rousseff é certa na final, no Maracanã, segundo o Palácio do Planalto.

ELA VAI 2
Caso desistisse de ir ao encerramento do Mundial, Dilma não seria a primeira mandatária a faltar à cerimônia. Em 1994, Dunga, capitão da seleção brasileira, recebeu a taça de campeão do mundo do vice-presidente Al Gore –e não de Bill Clinton, então presidente dos EUA, que sediavam a Copa.

ELA VAI 3
O Palácio, de qualquer forma, já se prepara para as manifestações contra a presidente, ainda mais se o Brasil não ganhar o campeonato.

TORCIDA CARIOCA
Os atores Bruno Gagliasso, Thierry Figueira, Bruno Mazzeo, Rodrigo Simas e Bruno Gissoni estiveram no Parque da Bola Rio para ver a partida entre Brasil e México, na terça. As atrizes Daniele Suzuki, Juliana Knust e Fernanda Torres, que também é colunista da Folha, foram ao evento, no Jockey Club Brasileiro do Rio.

HAJA RESÍDUOS
Até agora, os 840 catadores treinados pelo programa de reciclagem da Coca-Cola tiraram 110 toneladas de lixo das 12 arenas –40 toneladas a mais que o total recolhido na Copa das Confederações.

CHOKITO
Neymar não teve tempo de fazer o tratamento necessário para acne antes de se apresentar à seleção. Como só teve uma semana de férias, ele não conseguiu se submeter às cinco aplicações de laser recomendadas para se livrar das espinhas antes do Mundial.

Estevam Avellar
Patricia Pillar e Tony Ramos nas gravações da novela
Patricia Pillar e Tony Ramos nas gravações da novela "O Rebu"

TAPAS E BEIJOS
Patricia Pillar e Tony Ramos gravam "O Rebu", nova novela da Globo; os personagens são sócios e escondem as divergências com falsa cordialidade.

TORCIDA PAULISTANA
Os músicos Ivo Meirelles e João Suplicy estiveram no espaço Ilha Gueri-Gueri para assistir ao segundo jogo da seleção brasileira, contra o México. Ana Paula Junqueira e as empresárias Raquel Silveira e Adriana Caruso também foram ao evento, no bar Ilha das Flores, no bairro Cidade Jardim.

OLHO NO LANCE
Anúncios que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) começa a veicular amanhã orientam clientes a se informar ao contratar um plano de saúde e a denunciar operadoras que recusam idosos. A campanha, primeira em dois anos com verba própria, custa R$ 3,7 milhões.

INTERCÂMBIO MUSICAL
O dramaturgo inglês Tim Rice, conhecido por ter criado a trilha do musical "O Rei Leão" com o compositor Andrew Lloyd Webber, participa de jantar hoje com diretores e atores de musicais brasileiros.

CURTO-CIRCUITO
Marcelo Jeneci faz show de lançamento do disco "De Graça", nesta sexta (20), às 21h, no Sesc Pinheiros. 10 anos.

A festa Savannah tem edição nesta sexta (20) no Club Yacht, a partir das 23h30. 18 anos.

Fabio Rabin apresenta espetáculo de humor no Golden Square, em São Bernardo do Campo, nesta sexta (20), às 19h.

Fabiana Cozza e banda Mantiqueira fazem show nesta sexta (20) às 22h, no Tom Jazz. 14 anos.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: