Folha de S. Paulo


Dívidas de até R$ 50 mil com governo agora resultam em nome sujo na praça

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional decidiu autorizar o protesto extrajudicial de dívidas de até R$ 50 mil. Em geral, pessoas ou empresas inadimplentes entravam só na lista negra do governo federal, o Cadin (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados). Agora, podem ficar com o nome sujo na praça.

LISTA NEGRA 2
Dívidas desse valor nem sempre são executadas judicialmente porque o processo custa mais ao governo do que ele eventualmente poderia receber. O protesto seria uma forma de acelerar o pagamento sem a necessidade de ir aos tribunais. Os títulos (certidões de dívida ativa da União) serão encaminhados aos tabelionatos por meio de sistema eletrônico.

NA MARRA
"É uma medida polêmica, um meio coercitivo de cobrar tributos na fase em que ainda podem ser contestados", diz o advogado Luiz Gustavo Bichara. Segundo ele, iniciativas semelhantes adotadas por Estados já foram consideradas inconstitucionais.

VAI TER COPA SIM
O amistoso da seleção contra a Sérvia levou ao Morumbi os atores Danielle Winits, Henri Castelli e Milena Toscano. A apresentadora Astrid Fontenelle com o filho, Gabriel, e a blogueira Camila Coelho também assistiram ao jogo, o último antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo, no camarote da Brahma. O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, recebeu convidados como a cantora Claudia Leitte e o ex-jogador Roger Flores no espaço da entidade.

COMO É QUE É?
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ficou contrariado com declarações recentes de Fernando Henrique Cardoso sobre ele. E por pouco não deu resposta ao ex-presidente da República.

GUIA ELEITORAL
Em entrevista ao programa "Manhattan Connection", FHC disse ser "difícil imaginar Barbosa na vida partidária". Sobre eventual candidatura à Presidência do ministro, afirmou que ele não tem as "características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises".

GUIA ELEITORAL 2
Barbosa é hoje uma personalidade mais influente, em termos eleitorais, do que FHC: 52% dizem que talvez ou com certeza votariam num candidato apoiado pelo ministro para a Presidência. Já o endosso do tucano convenceria só 36%.

SESSÃO SEM TROPEÇOS
Os atores Oscar Magrini e Tuna Dwek, do elenco de "A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum", receberam convidados na sessão de estreia do filme no shopping Frei Caneca, na quinta (5). O evento contou com a presença do cantor Ney Matogrosso e do cineasta Carlos Augusto Calil. O ator Aílton Graça e a produtora cultural Lulu Librandi também assistiram ao novo filme da cineasta Ana Carolina.

SEM FOLGA
Alicinha Cavalcanti, organizadora da lista de convidados para os camarotes da Sony nas arenas da Copa, diz que Wagner Moura, que está filmando na Colômbia, não vem para a abertura. "Ele pediu três dias de folga, mas a produção da série, que é americana, não liberou." Se o Brasil chegar à final, o ator vai tentar novamente tirar uns dias para ir ao Maracanã.

CANCELAMENTO
A promoter já havia reservado quatro convites para John Travolta. O astro americano tinha programado vir para a Copa, pilotando o próprio avião, com amigos, e aqui ficar por 15 dias. Acabou cancelando a viagem.

MARACANÃ
Mick Jagger só deve vir à Copa na fase final da competição. O inglês está em turnê. Na próxima semana, se apresenta em Paris. Depois, vai a Viena e à Alemanha.

CURTO-CIRCUITO
O Prêmio FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina será entregue nesta segunda (9) à noite na Sala São Paulo.

O espetáculo "Sampa, o Musical", dirigido por Ulysses Cruz, terá sessões de terça (10) a sábado (14), na Terra da Garoa. 16 anos.

Lourdes Bottura abre nesta segunda (9) à noite unidade do restaurante Badebec na rua do Rócio, na Vila Olímpia.

A exposição "Tour de Monde" fica em cartaz até 12 de julho no Museu Belas Artes, na Vila Mariana.

Zeca Baleiro faz show grátis nesta segunda (9) na Fnac Pinheiros, às 19h30. Distribuição de ingressos a partir das 18h30.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: