Folha de S. Paulo


China terá participação intensa em concessões de ferrovias no Brasil

Os chineses devem anunciar participação intensa no próximo pacote de concessões de ferrovias no país. O presidente Xi Jinping, da China, deve fazer o anúncio pessoalmente, em Brasília, ao lado de Dilma Rousseff.

CADEIA ALIMENTAR
O país tem interesse em explorar ferrovias que escoariam produtos agrícolas a portos do Norte do país, e daí para a China. A previsão é que o país compre cada vez mais alimentos no mundo -hoje, sua importação chega a cerca de 7 milhões de toneladas. A estimativa é que alcance 22 milhões até 2024.

A BOCA DO POVO
A multiplicidade de lideranças de policiais na greve da categoria em Pernambuco tornou a negociação caótica. "São nove pessoas mais conhecidas e a qualquer momento surgem outras, que conseguem mobilizar um grupo grande por redes sociais e WhatsApp. Tudo está muito pulverizado", dizia o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), um dos que tentavam dialogar com os PMs.

EM MARCHA
No momento em que ele falava com a coluna, uma soldada pouco conhecida conseguia organizar uma passeata inesperada até o palácio do governo. "Muitas dessas pessoas não têm experiência de mobilização nem de negociação, o que dificulta o diálogo. É um fenômeno novo", diz Coelho.

MARCHA A RÉ
Lideranças sindicais, por outro lado, não conseguiam liderar todos os liderados.

IRA PAULISTANA

Zé Carlos Barreta/Folhapress
No sentido horário: Nasi, José Mauro Gnaspini, Airton Valadão, Juca Ferreira e Edgard Scandurra
No sentido horário: Nasi, José Mauro Gnaspini, Airton Valadão, Juca Ferreira e Edgard Scandurra

A reconciliação entre os irmãos Nasi, vocalista do Ira!, e Airton Valadão Júnior, empresário da banda, motivou José Mauro Gnaspini, um dos curadores da Virada Cultural, a convidar o grupo para fazer o show de abertura do evento, neste sábado.

*

"Me animei, porque esse é o clima da Virada. Todo mundo se tolerando e se respeitando, mesmo com as diferenças", explica ele, que se reuniu, juntamente com Juca Ferreira, secretário de Cultura do município, com os roqueiros em um restaurante.

*

Outra razão foi o DNA paulistano do grupo. "A temática deles é muito urbana. A cara de São Paulo. Não teria ocasião melhor pra voltar", disse sobre o retorno da banda, que também conta com o guitarrista Edgard Scandurra.

CORTINA DO PASSADO
Herdeiros de Ary Barroso (1903-1964) perderam na Justiça uma ação que moviam contra a empresa que administra os direitos autorais da obra do compositor. Eles queriam rescindir o contrato feito pelo autor com a editora Irmãos Vitale, do Rio, argumentando que a cessão era temporária. Afirmavam também estar recebendo pagamento inferior ao correto sobre o uso de músicas como "Aquarela do Brasil".

CORTINA 2
A 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro negou os pedidos dos filhos de Ary e também rejeitou auditoria contábil que apresentaram. A defesa deles não comenta a decisão. Mariana Zonenschein, advogada da editora, diz que o contrato é respeitado e os valores são pagos corretamente. "A empresa ainda repassou valor superior aos herdeiros. Foram R$ 200 mil a mais nos últimos anos."

HISTÓRIA CONSTRUÍDA
O Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi foi autorizado pelo MinC a captar R$ 2,3 milhões no centenário de nascimento da arquiteta. O valor cobriria os gastos de uma exposição e mais quatro publicações, um simpósio, cursos e um documentário sobre obra e vida da italiana.

MÚSICA SOLIDÁRIA
Ana Feffer, vice-presidente da ONG Acredite, esteve na apresentação especial de "Elis, a Musical", em prol do Ciam (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar), anteontem, no Teatro Alfa. Anna Schvartzman, acompanhada do marido, Salomão, e Milton Clermann foram os anfitriões do evento, que contou com a presença da estilista Nídia Duek, da psicóloga Regina Giacomelli e do engenheiro Jayme Garfinkel, que foi ao local com a mulher, Mônica.

PANO
A Havaianas lançará na próxima semana a sua primeira coleção de roupas.

*

Serão 500 peças vendidas inicialmente só no Brasil.

NÉCESSAIRE
A presidente mundial da M.A.C, Karen Buglisi, vem ao Brasil para o lançamento da coleção que o brasileiro Pedro Lourenço desenvolveu para a marca de cosméticos. Ela participa do jantar para 70 convidados no Instituto Lina Bo Bardi, no dia 28.

*

O estilista escolheu como DJ a modelo Harley Viera-Newton, que virá de Londres para animar a festa.

SAMBA ELEITORAL
Pré-candidata ao Senado pelo PSOL, Heloísa Helena comunicou a Martinho da Vila que tem feito sucesso nos eventos de campanha um jingle adaptado de "Madalena do Jucu", um dos maiores sucessos da carreira do sambista carioca.

*

Na versão alagoana, Madalena virou "Heloísa Helena, Heloísa Helena/ Você é meu benquerer/ Eu vou falar pra todo mundo/ Que eu só quero é você".

CURTO-CIRCUITO
A exposição de cartuns "Borbo Letras", em homenagem a Gabriel García Márquez, abre hoje, no Memorial da América Latina.

A peça "Maldito Benefício", de Leonardo Cortez, estreia hoje, às 21h, na sala Jardel Filho do Centro Cultural SP. 14 anos.

Os autores Mary Del Priore e Paulo Lins participam de debate, hoje, às 16h, na 14ª edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto. Grátis.

O Instituto de Arte Contemporânea inaugura mostra sobre o artista cearense Sérvulo Esmeraldo, amanhã, às 11h.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: