Folha de S. Paulo


Ator José de Abreu diz que atacou Lula porque Dirceu está mal na prisão

O ator José de Abreu, da TV Globo, diz que deu "uma sumida" do Twitter desde que criticou Lula e Dilma Rousseff por não se manifestarem "urgentemente" sobre a prisão de José Dirceu. "Sofri ataques da extrema direita à extrema esquerda."

LENDA URBANA
Abreu conta que resolveu atirar pedra em Lula e em Dilma depois que falou com Joana, filha de Dirceu, na semana passada. "Ela me disse que nunca viu ele tão abatido, que não tem essa de que o Zé é herói, não é coisa nenhuma, é um ser humano. Ela disse: 'Você não vai reconhecer o seu amigo, nunca vi meu pai desse jeito'. Fiquei extremamente preocupado."

LEMBRA DELE?
Dirceu teria emagrecido 10 kg desde que ficou sozinho em sua cela, na Papuda, depois que outros condenados do mensalão, como João Paulo Cunha e Delúbio Soares, foram transferidos. No Twitter, José de Abreu diz ser preciso "exigir de Lula uma postura condizente com o que Dirceu significou para ele".

PEROBA
A declaração de Lula a blogueiros, na semana passada, afirmando que o PT deveria ter feito o debate político sobre o mensalão, também irritou amigos de Dirceu: o ex-ministro sempre defendeu que a legenda partisse para o enfrentamento, até com manifestações de rua. Lula, então mudo publicamente sobre o tema, era uma muralha contra a iniciativa.

VERGONHA ALHEIA
A colunista Hildegard Angel, amiga de Dirceu, também engrossou o coro de José de Abreu no Twitter: "Vergonhosa omissão de seus [de Dirceu] companheiros".

QUEDA DE BRAÇO
A discussão sobre aumento de água em São Paulo gerou estresse entre Geraldo Alckmin e a diretoria da Sabesp. O governador acreditava que a empresa, na revisão tarifária em discussão, deveria pleitear índice levando em consideração aumentos de custos de 1%. A estatal, no mês passado, chegou a falar em 13%.

À FLOR DA PELE
A diretoria da empresa teria até ensaiado, na sexta-feira, um pedido de demissão por causa da divergência.

CANETA ALHEIA
Questionada sobre o índice, a Sabesp diz que a palavra final sobre aumento cabe à Arsesp, agência reguladora do setor.

DARTH VADER
As histórias originais dos três primeiros filmes da saga "Star Wars" vão sair em livro no Brasil no mês que vem. As obras, da editora DarkSide, têm textos de apresentação assinados por George Lucas, o criador da série. Editada no Brasil pela última vez na década de 1980, a trilogia vai começar a ser vendida no dia 25, data em que a saga completa 37 anos. No cinema, a sétima parte da franquia deve estrear em 2015.

PARA ENTRAR NA HISTÓRIA
Os atores Tony Ramos, Alexandre Borges e Drica Moraes receberam convidados e amigos para a pré-estreia de "Getúlio", anteontem, no shopping Iguatemi. O músico Kiko Zambianchi e o ator Odilon Wagner foram assistir ao filme, dirigido por João Jardim. Clarisse Abujamra, que também compõe o elenco do longa, esteve na sessão, assim como a atriz Denise Fraga, que foi acompanhada do marido, o diretor Luiz Villaça.

DE TIRAR O CHAPÉU
Foi o cantor Axl Rose quem pediu para tirar foto com Alcione, no Recife. "Ele disse que eu era muito educada, uma diva, porque perguntei se podia postar o registro no Instagram", conta. Marrom nunca foi a uma apresentação da banda. E diz que receberá emails da equipe do Guns N' Roses com a agenda de shows. "É pra eu saber quando o menino, o Axl, estará por perto e me programar", completa.

FORA DE SAMPA
Ainda não será desta vez que Caetano Veloso tocará na Virada Cultural. Juca Ferreira, secretário de Cultura do Município, esclareceu que o músico foi convidado, mas estará fora do Brasil no mês que vem. "Fazemos uma lista quatro vezes maior e aí ocorre uma seleção natural."

DO FOGÃO PARA A TV
A chef Ana Luiza Trajano fez festa em seu restaurante, nos Jardins, para celebrar a estreia do programa "Fominha", do qual é apresentadora e que vai ao ar a partir de segunda (21) pelo GNT. A filha da empresária Luiza Helena Trajano recebeu no local convidados como o músico Caito Marcondes e a chef Neka Menna Barreto. Luciana Trajano, empresária e irmã de Ana Luiza, também esteve no local.

CURTO-CIRCUITO

Patricia Bonaldi desfila coleção de inverno hoje, às 10h30, no parque do Povo.

A peça "Morro como um País - Cenas sobre a Violência de Estado" faz suas duas últimas apresentações hoje e amanhã, às 21h, no CIT-Ecum. 14 anos.

Claudia Amorim lança o livro "20 Poemas 20 Desenhos" hoje, às 18h30, na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi.

A Zipper Galeria, nos Jardins, abre hoje, às 19h, exposição de esculturas do libanês Camille Kachani.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: