Folha de S. Paulo


PT dá como certa candidatura de Andrés Sanchez a deputado federal

O PT dá como certa a candidatura de Andrés Sanchez a deputado federal por São Paulo. Na semana passada, o ex-dirigente do Corinthians se reuniu com Lula. Em conversas, o cartola diz que não pode recusar um apelo do ex-presidente da República. Os petistas contam com ele como puxador de votos para a legenda no Estado, onde o partido está desfalcado de nomes fortes após o mensalão.

TORCIDA 2
Por meio de sua assessoria, Andrés declarou que ainda não bateu o martelo. "Quando decidir, vou comunicar ao partido e ao presidente Lula."

AGORA VAI
Após duas tentativas frustradas de eleição do novo presidente do FI-FGTS, fundo de R$ 30 bilhões para investimentos em infraestrutura, a escolha deve ocorrer finalmente hoje. Na pauta da reunião de março, os 12 conselheiros -seis representantes do governo, três dos trabalhadores e três dos empregadores- vão ter uma nova opção de candidato: Diogo Oliveira, subsecretário do Ministério da Fazenda, que assumiu vaga no fundo na semana passada.

AGORA VAI 2
É o nome que o governo tirou da manga para a substituição de Jacy Afonso, representante da CUT, cujo mandato se encerrou em dezembro. Não houve consenso em torno de Fábio Cleto, representante da Caixa. Resultado: a reunião de janeiro não deu quorum para a eleição. Em fevereiro, alguns representantes do governo bateram em retirada temendo perder a disputa pelo controle do fundo, conhecido como "mini-BNDES".

FORA DE CIRCULAÇÃO
Um rapaz de 24 anos que matou o padrasto, a mãe de criação e o irmão de três anos, quando tinha 16, foi interditado com a justificativa de que não "é possível fazer controle medicamentoso ou terapêutico para sociopatas, no atual estágio das ciências médicas". A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) acatou recurso do Ministério Público de Mato Grosso.

FORA DE CIRCULAÇÃO 2
"Os laudos eram assustadores. É o tipo de pessoa que por sua periculosidade precisa de cuidados para não incidir novamente em crime. Por isso, deve permanecer sob a tutela do Estado", explica a ministra Nancy Andrighi, relatora do caso. Desde 2013, o réu está foragido da instituição onde deveria estar recolhido.

VIDA DE CINEMA
Paulo Coelho viveu emoções conflitantes ao assistir ao longa "Não Pare na Pista", cinebiografia sobre sua vida. "Ele chorou e riu bastante, principalmente na cena em que conhece o Raul [Seixas]", conta a roteirista Carolina Kotscho. O escritor pediu que o filme fosse exibido no dia 18, às 18h, durante a comemoração do seu aniversário em Sintra (Portugal).

Alê de Souza

PERIGUETE ENIGMÁTICA
Mariana Ximenes posou de "loira da laje" no morro do Vidigal. O personagem e o local do ensaio para a capa da "VIP" de abril foram escolhidos pelo envolvimento da atriz em um projeto de Vik Muniz que ensina arte e tecnologia às crianças da comunidade.

*

"Mariana gosta de dividir —ou, como ela mesma gosta de dizer, 'de transformar chatice em gostosura'. É agregadora. É da festa", define o apresentador Zeca Camargo, que assina o texto da revista.

*

Ele afirma que decifrar os enigmas da atriz é "um dos seus maiores prazeres".

OSTENTAÇÃO
Um Rolls-Royce de R$ 2,4 milhões fará parte de uma instalação da artista Regina Silveira na feira SP-Arte 2014. O carro de luxo, emprestado pelo fabricante, estará na obra "Rolling Tracks", composta ainda por imagens de trilhas de pneus. O trabalho ficará exposto no prédio da Bienal a partir de terça-feira e não estará à venda.

BRASILIDADE
A mostra "Vontade Construtiva na Coleção Fadel", que reúne obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, chega a São Paulo no próximo dia 31, no MAM, com curadoria de Paulo Herkenhoff. As peças em exposição são do acervo de Hecilda e Sergio Fadel, donos de uma das maiores coleções particulares de arte brasileira.

PÚBLICO FIEL
Os atores Irene Ravache e Dan Stulbach se apresentaram anteontem em sessão para convidados da peça "Meu Deus!", no Teatro Faap. Na plateia da montagem dirigida por Elias Andreato, os atores Juca de Oliveira, Fúlvio Stefanini, Denise Fraga e Ângela Dip. A escritora e novelista Maria Adelaide Amaral também assistiu ao espetáculo.

CURTO-CIRCUITO

O DVD do filme "Super Nada" será lançado hoje, às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A Galeria Eduardo Fernandes abre hoje a mostra "Cantos de Viaje", do colombiano Fernando Arias.

O empresário Cassiano Motta faz palestra hoje sobre cervejas artesanais no Ciao! Vino & Birra, às 19h.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: