Folha de S. Paulo


Bono intervém para que Itamaraty conceda vistos a crianças estrangeiras

O cantor Bono, líder do U2, teve que interferir para que crianças convidadas a participar da Copa do Mundo de Crianças de Rua (Street Child World Cup) no Rio, na próxima semana, viessem ao país. Postos do Itamaraty em países da África e na Índia relutavam em conceder vistos para elas.

CIRCULAR
Bono, que certa vez telefonou a Barack Obama, nos EUA, por causa de um problema semelhante, queria ligar para a presidente Dilma Rousseff. O problema foi resolvido depois que um interlocutor dele acionou parlamentares do PT. O Itamaraty passou circular aos postos envolvidos na emissão de vistos para que eles fossem concedidos por 30 dias. Bono é amigo dos coordenadores da ONG Street Child United, que organiza o evento.

PASSAGEM
E o líder do U2 planeja vir ao Brasil em junho, para a Copa do Mundo. Bill Gates, da Microsoft, viria junto. Os dois são amigos e militam em causas para diminuir a pobreza no mundo.

EM MÃOS
O juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções de Brasília, deve encaminhar relatório sobre José Dirceu ao ministro Joaquim Barbosa hoje. Ao contrário do que fez com Delúbio Soares — a quem deu autorização para voltar a trabalhar—, o magistrado prefere que o próprio STF (Supremo Tribunal Federal) decida o destino de Dirceu.

EM MÃOS 2
A diferença se deve ao fato de Dirceu ser suspeito de usar um celular na prisão, o que é crime. Barbosa pode até decidir pela regressão do regime, de semiaberto para fechado, caso se convença de que o petista usou mesmo o aparelho. Dirceu nega e afirma que nem mesmo teve acesso a um telefone.

STAR WARS
O ator Eriberto Leão fechou apoio a Carlos Miguel Aidar na eleição para a presidência do São Paulo. A chapa oposta, liderada por Kalil Abdalla, tem o ator Henri Castelli como candidato a conselheiro.

BEIJA EU

Maurício Nahas

Giovanna Antonelli prefere não criar expectativa quanto a protagonizar ou não o primeiro beijo lésbico na TV, na pele de Clara na novela "Em Família". "Isso é o de menos no contexto do personagem", diz. "O importante é contar bem uma história de amor, levar o público a embarcar nela, não importa se com um homem ou uma mulher."

*

Capa da revista "Joyce Pascowitch" de março, dedicada à sexualidade feminina, a atriz, mãe de três filhos, diz que adoraria ter dez. "Se felicidade tivesse um som, seria o da risada de uma criança", resumiu.

ARTE À MOSTRA
A empresária Thereza Collor foi à abertura da mostra "Afinidades", que homenageia a marchand Raquel Arnaud, anteontem, no Instituto Tomie Ohtake. O arquiteto Ruy Ohtake recebeu visitantes como os artistas plásticos Fernando Lemos e Carla Chaim. Myra Arnaud Babenco, filha da homenageada, também foi conferir a mostra, que fica no instituto até 4 de maio.

NOSSO PRÓPRIO TEMPO
Renato Russo vai ganhar um site oficial (www.renatorusso.com.br), com fotos, áudios e vídeos inéditos, a partir do dia 27. "É o primeiro passo para que a história dele seja contada de forma organizada", diz Giuliano Manfredini, filho do músico e presidente da Legião Urbana Artística Produções. "O projeto abre horizontes, inclusive para possíveis biografias." O conteúdo será atualizado diariamente. Fãs poderão acrescentar informações e deixar mensagens.

EU, TU...
Maria Gadú canta Cazuza. Zeca Baleiro reverencia Zé Ramalho. E Dado Villa-Lobos, João Barone, Leoni e Toni Platão prestam tributo aos Beatles na nova turnê "Banco do Brasil Covers". Os shows, a partir de abril, vão passar por Belo Horizonte, SP, Curitiba e Salvador.

...ELES
A diretora Monique Gardenberg diz que, para os artistas, é "como se fosse um presente sair da própria pele para interpretar um ídolo". Ela afirma sonhar em ter Djavan cantando Caetano Veloso, Caetano fazendo Raul Seixas ou Radiohead e Marina Lima encarnando Madonna. "São infinitas possibilidades. Tomara que o projeto dure muito", diz.

UNISSEX
O Metrô de SP e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) descartam a criação imediata de vagões especiais para mulheres, como os que há no Rio. A questão voltou a ser discutida após três casos de assédio sexual em trens nos últimos dias. "A implantação de uma área exclusiva é difícil, visto que as mulheres correspondem a 58% dos passageiros", declaram as companhias.

NAS PÁGINAS DA JUSTIÇA
O ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Cesar Asfor Rocha e o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, foram ao evento de lançamento do "Anuário da Justiça São Paulo 2014", publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico, anteontem, no TJ-SP. O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), Fábio Prieto, e os advogados José Luis Oliveira Lima e Arnaldo Malheiros Filho também compareceram ao evento.

CURTO-CIRCUITO
Humberto Gessinger faz show de lançamento do CD "Insular", hoje, às 22h, no HSBC Brasil. 14 anos.

O MAB-Faap, em Higienópolis, abre hoje exposição sobre Alexandre Gama, CEO da Neogama/BBH.

O Sindi-Clube será homenageado pelos 25 anos de fundação, hoje, na Assembleia Legislativa.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: