Folha de S. Paulo


Banda Ira! deve voltar à ativa a partir de maio

RECONCILIAÇÃO
A banda Ira!, que anunciou o seu fim em 2007, vai voltar à ativa a partir de maio. O vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra tocaram juntos em outubro e ensaiavam uma volta desde então. O martelo foi batido anteontem. A turnê, que deve se chamar "Núcleo Base", terá 200 apresentações em dois anos. "Temos nossa carreira solo, mas a prioridade agora é voltar a fazer show para quem ficou órfão do Ira!", diz Nasi.

SANTA ISENÇÃO
A Prefeitura de Aparecida (a 180 km de SP) vai recorrer da decisão da Justiça que suspendeu a cobrança dos impostos municipais ISS e IPTU do hotel Rainha do Brasil, administrado pelo Santuário Nacional. O empreendimento —de padrão quatro estrelas, cerca de mil leitos e diárias de R$ 290— entrou com ação para garantir imunidade tributária, que já possui nas esferas estadual e federal, por ser vinculado ao templo.

SANTA ISENÇÃO 2
Jairo Felipe Jr., advogado da prefeitura, diz que vai contestar até o fim do mês a decisão proferida em 19 de dezembro pela juíza Denise Moreira, da 2ª Vara de Aparecida. "Defendemos a legitimidade da cobrança dos impostos por se tratar de atividade comercial. A finalidade do hotel não é filantrópica ou social." Procurada, a administração do santuário não se manifestou até a conclusão desta edição.

SANTA ISENÇÃO 3
"Não pagar imposto é pecado", diz Ernesto Elache, presidente do sindicato de hotéis da região, que tem 3.600 associados. Segundo ele, ao se valer de registro como obra social por ser vinculado à igreja, o hotel deixa de pagar 33% de impostos, carga tributária que recai sobre os demais. "Isso é concorrência desleal. É tirar de um santo para vestir outro."

SANTA ISENÇÃO 4
O líder dos hoteleiros conta ter procurado diretamente dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e seu auxiliar, dom Darci Niciolli. "Disse a eles que não tem como defender moralmente isenção para um hotel de luxo que tem lojas e até bar."

ON THE ROAD
Quando deixar o Ministério da Saúde para entrar na pele de candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha vai contar com um ônibus nos moldes do que serviu ao presidente Barack Obama em campanha. O veículo encomendado à Neobus, empresa de Caxias do Sul (RS), será pintado de vermelho e terá uma grande estrela branca. Vai ser equipado com cozinha e suíte para servir de "casa" quando o candidato circular pelo interior do Estado.

UNISSEX

Harry Car

A estilista Barbara Casasola (de preto), 29, foi a única mulher a mostrar coleção na Pitti Uomo 2014, prestigiada feira masculina na Itália; antes de ter sua marca, a brasileira trabalhou com Roberto Cavalli e na Lanvin.

COR-DE-ROSA
Para estimular a presença feminina nas áreas de ciências exatas e computação, o governo federal vai investir R$ 10,9 milhões neste ano em incentivos para levar mulheres a áreas como robótica, engenharia de software e tecnologia química. A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Petrobras, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o CNPq, deve atender 900 alunas. Elas e seus professores receberão bolsas.

NUNCA DESLIGA
Protógenes Queiroz, que lança nos próximos dias o livro "Operação Satiagraha", afirma na obra que é monitorado e sofre ameaças. O ex-delegado da Polícia Federal diz andar armado e em carro blindado. No texto, ele mudou nomes de empresas e pessoas do caso, para "preservar" réus e testemunhas.

NUNCA DESLIGA 2
O banqueiro Daniel Dantas, preso em 2008 a mando do hoje deputado federal, é tratado como "Morcegão". "Assim como o Morcegão não dorme, eu também não durmo", escreve Queiroz. O livro é o segundo neste ano sobre a Satiagraha. "Operação Banqueiro", do repórter da Folha Rubens Valente, aparece entre os mais vendidos.

AMOR EM CENA
O diretor Leandro D'Errico e a atriz Gabrielle Araujo receberam convidados na estreia da peça "Ontem Eu te Amo...", no Sesc Consolação. A figurinista do espetáculo, Cris Matsuoka, o cantor Thiago Pethit, responsável pela trilha sonora, e a atriz Jessica Freytag estiveram no evento, que também contou com a presença de André Sturm, diretor do MIS.

CURTO-CIRCUITO

Pedro Andrade autografa "O Melhor Guia de Nova York" na Gucci do shopping JK Iguatemi, no dia 31.

A agência Way Model lançou ontem calendário em forma de aplicativo gratuito. Modelos como Ana Claudia Michels e Marlon Teixeira posaram.

O Graac realiza o evento Primeiro Abraço, hoje, com o tema Hello Kitty e a participação de artistas, para ajudar crianças com câncer.

A exposição "Transformers Inn", com instalações de quatro artistas, será aberta hoje, no Absolut Inn, em Pinheiros. Até 8/2.


Endereço da página:

Links no texto: