Folha de S. Paulo


Jovens estrangeiros refugiados no Brasil são motivo de preocupação

CHÃO DE GIZ

A chegada de estrangeiros menores de 18 anos desacompanhados, em busca de refúgio no Brasil, tem sido motivo de preocupação. No Estado de São Paulo, o número quase triplicou entre 2012 e este ano, saltando de oito para 21 casos, segundo o Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana. A maioria dos que viajam sem os pais ou responsáveis são rapazes com idade entre 15 e 17 anos.

CHÃO DE GIZ 2

"Esses menores chegam muito vulneráveis. Ficam sujeitos a todo tipo de exploração", diz Larissa Leite, do setor de relações externas da Cáritas, entidade que faz triagem e encaminhamento dos estrangeiros que fogem de perseguições ou guerras. Os adolescentes são enviados pela Justiça para abrigos ou para a casa de um guardião voluntário.

CHÃO DE GIZ 3

Entre janeiro e novembro, a Cáritas registrou no total 2.746 pedidos de refúgio, feitos por pessoas de pelo menos 60 nacionalidades. Mais da metade (55%) das solicitações partiram de haitianos. Bangladesh, Nigéria, Senegal e Congo também aparecem entre os líderes de emissão de imigrantes. Outras 500 pessoas estão na fila para iniciar os processos em SP, Estado que concentra a metade dos pedidos.

EM ALTO E BOM SOM

O ex-senador Almino Affonso prepara um livro sobre 1964. Na obra, conta os bastidores do golpe militar e as conversas que tinha com o então presidente João Goulart. Almino era ministro do Trabalho e da Previdência de Jango e acompanhou de perto os momentos dramáticos que antecederam a deposição do então presidente. O livro será lançado até abril.

BAÚ

José Serra (PSDB-SP) também decidiu recentemente escrever as memórias do que viveu no período, quando era líder estudantil.

VIROU PÓ

Dias antes de negociar com os credores, a OGX, de Eike Batista, estava com o cofre quase vazio. Profissionais que participam do dia a dia da empresa dizem que ela dispunha de menos de
R$ 10 milhões em caixa.

IMAGINE

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou para moradores de rua da Praça da Sé na manhã do dia 24. Levou a banda Brothers of Brazil, de seus filhos Supla e João Suplicy, e a apresentadora Maria Paula. No repertório, canções de Cat Stevens e "Imagine", de John Lennon.

CONDOMÍNIO AMIGO

O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial na cidade de São Paulo teve queda de 7,2% de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com o levantamento, feito pelo Secovi-SP, o sindicato que representa as construtoras, elas caíram de 9.833 no ano passado para 9.124 ações em 2013.

CONDOMÍNIO AMIGO 2

Dentre os fatores que contribuíram para reduzir as pendências estão os acordos extrajudiciais e as negociações amigáveis.

TEMPO DE FESTA

O chef Christian Montgomery e a empresária Juliana Angrisani receberam convidados em sua festa de casamento no Hotel Tivoli, nos Jardins. A mãe do noivo, Renata Conti, e o pai, o ginecologista Malcolm Montgomery, com a mulher, Carla Regina, acompanharam a cerimônia. A atriz Maria Fernanda Cândido e o marido, o empresário francês Petrit Spahija, a jornalista Julie Montgomery e a empresária Carol D'Angelo também passaram por lá.

NO CORAÇÃO DO BRASIL

Famoso pelos retratos de celebridades de Hollywood, o fotógrafo americano Martin Schoeller desembarcou na Amazônia para fotografar, com as mesmas técnicas e luzes de estúdios, os índios caiapós do sul do Pará.

*

O mais famoso deles, o cacique Raoni posou para as lentes que já registraram estrelas como George Clooney e Angelina Jolie.

*

As imagens ilustram a reportagem de capa da edição de janeiro da revista "National Geographic" brasileira, que chega às bancas hoje.

*

Raoni falou dos efeitos da hidrelétrica de Belo Monte na vazão do rio Xingu, que atravessa as reservas do seu povo.

*

"Não gosto dos madeireiros. Não gosto dos garimpeiros. E não gosto dessa represa!", afirmou ele à publicação.

Divulgação

CURTO-CIRCUITO

A The History traz a bateria da Vai-Vai para sua festa de Réveillon, às 21h. 18 anos.

A corrida anual de São Silvestre terá edição infanto-juvenil amanhã, no Ginásio do Ibirapuera, às 9h.

O filme "O Retorno", de Rodolfo Nanni, será exibido no dia 11 de janeiro, na volta do Cine Direitos Humanos, no Itaú Frei Caneca.


Endereço da página:

Links no texto: