Folha de S. Paulo


Alckmin vai processar a Siemens por formação de cartel

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu processar a multinacional alemã Siemens por formação de cartel. A decisão foi tomada depois que a equipe dele teve acesso por ordem da Justiça aos documentos relativos a investigação contra as companhias que operam o metrô.

Alckmin deve anunciar também que pedirá ressarcimento ao cofres públicos do dinheiro pago a mais às empresas por superfaturamento nos preços. O escândalo vem causando desgaste ao PSDB, partido do governador.

Conforme a Folha revelou em julho, a empresa alemã Siemens delatou às autoridades antitruste do país que participou de um cartel para o fornecimento de equipamentos para metrôs e trens em São Paulo e no Distrito Federal. Os casos relatados vão de 1998 a 2008.

Na denúncia, a Siemens aponta que as empresas Alstom (França), Bombardier (Canadá), Mitsui (Japão) e CAF (Espanha) eram as que operavam em cartel no país.

Amanhã estão previstas em São Paulo manifestações de sindicalistas e do MPL (Movimento Passe Livre) por causa dos problemas do metrô.

SIRENE
Cachorros e gatos poderão ter um serviço de ambulância público em São Paulo. A Câmara Municipal discute projeto que cria o Samuv (Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência Veterinário), nos moldes do Samu, que atende seres humanos.

SIRENE 2
"Há afirmações de que, em aproximadamente 20 anos, a população desses animais em nosso município ultrapassará a de pessoas", diz o vereador Nelo Rodolfo (PMDB), autor da proposta. Por ela, a prefeitura deve colocar veículos para rodar a cidade prestando primeiros socorros e fazendo castração, vermifugação e vacinação nos animais.

EU QUERO
José Serra (PSDB-SP) tem procurado publicitários com quem já trabalhou para conversar sobre suas chances em 2014, quando pretende se candidatar à Presidência pela terceira vez. Um de seus interlocutores recentes foi Nelson Biondi, responsável por sua campanha em 2002.

FÔLEGO
O PT voltou a se recuperar na preferência do eleitorado, como ocorreu com a presidente Dilma Rousseff. Está agora com 21%, segundo o Datafolha, contra 19% de junho, mês das manifestações pelo Brasil. O PSDB oscilou de 5% para 6% e o PMDB, de 4% para 5% da preferência.

GANGORRA
A série histórica do Datafolha mostra que a preferência partidária pelo PT alcançou o patamar dos 20% em 2002, na eleição de Lula. Teve queda drástica na crise do mensalão, baixando a 15%. No fim da era Lula, recuperou terreno e chegou ao recorde de 31% em abril de 2012, primeiros meses do governo Dilma Rousseff.

GANGORRA 2
Em agosto do ano passado, o julgamento do mensalão voltou a acionar a gangorra, e a preferência pelo partido despencou para 17%. Subiu a 29% em março deste ano. E voltou a despencar em junho, mês dos protestos.

NEGÓCIOS
O passe Hélio Costa está valorizado (segundo ele, "graças a Deus"). O ex-ministro das Comunicações diz que estuda dois convites para atuar em empresas do setor. Um deles é da Star Sat, para operar TV a cabo no Nordeste. O ex-senador deixou a pasta em 2010.

DIVA
O diretor de teatro José Possi Neto e o maestro Fábio de Oliveira vão trazer o espetáculo da Broadway "Master Class", de Terrence McNally, para o Brasil no segundo semestre de 2014. Christiane Torloni fará o papel da cantora lírica Maria Callas.

VELOZ
Do prefeito Fernando Haddad ao maestro John Neschling, que montou em tempo recorde a ópera "Aida" no Theatro Municipal: "Vou te convidar para ser secretário de Obras". Ele ficou impressionado com o cenário do espetáculo.

DA TERRINHA

Adriano Vizoni/Folhapress

A cantora portuguesa Cuca Roseta, pela primeira vez no Brasil, canta nesta terça e quarta (13 e 14), às 21h30, no evento Casa de Fado, no Tom Jazz.

*

O show da fadista terá participação de Miguel Capucho, conterrâneo dela, e da brasileira Mariana Aydar.

DUPLA PERSONALIDADE
Andrea Beltrão contou com a presença do marido, o diretor Maurício Farias, na estreia do espetáculo "Jacinta", na sexta-feira, no Sesc Vila Mariana. As atrizes Simone Zucato e Angela Figueiredo e o crítico musical Zuza Homem de Mello estavam entre os convidados.

CAIXA POSTAL
Márcio Thomaz Bastos, Paulo Sérgio Pinheiro, José Carlos Dias, Ivo Herzog e dom Odilo Scherer assinam carta que será entregue hoje ao governador Geraldo Alckmin pedindo a criação urgente de uma política estadual de combate à tortura. Entidades como a Conectas Direitos Humanos e o Núcleo de Estudos da Violência da USP endossam a solicitação.

CAIXA POSTAL 2
Os autores lembram que SP concentra mais de um terço da população carcerária do país. Constituído pelo governo federal neste mês, o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura determina a implementação do mecanismo nos Estados. A Secretaria da Justiça de SP diz que a proposta cabe à Assembleia Legislativa.

PAULICEIA LÍRICA
A ópera "Aida", com regência de John Neschling, abriu a temporada lírica no Theatro Municipal, na sexta-feira. O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, o prefeito de SP, Fernando Haddad, com a mulher, Ana Estela, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, com o marido, Márcio Toledo, e o empresário Ivo Rosset com a mulher, Eleonora, estiveram lá.

CURTO-CIRCUITO

Daniela Greeb e José Trajano lançam nesta terça-feira (13) a terceira edição do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, às 20h, na Cinemateca Brasileira.

Os artistas plásticos Paulo von Poser e Florian Raiss abrem a mostra "Órbitas", nesta terça-feira (13), às 19h, na Galeria Lume, no Itaim Bibi.

Daniel Magnoni, presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição, faz palestra sobre obesidade, nesta terça-feira (13), na CNI, em Brasília.

Daniela Mercury canta nesta terça-feira (13) em festa beneficente do Lar Sírio Pró-Infância, às 20h, na Sala São Paulo.

Marcio Aquiles autografa na quarta (14) o livro "O Esteticismo Niilista do Número Imaginário", às 20h, na São Paulo Escola de Teatro, na praça Roosevelt.

Com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES e ANA KREPP


Endereço da página:

Links no texto: