Folha de S. Paulo


Uso da pílula do dia seguinte é aprovado por 82% dos católicos jovens, diz Ibope

O uso da pílula do dia seguinte, para evitar gravidez, é aprovado por 82% dos católicos jovens. A criminalização do aborto é condenada por 62% dos fiéis entre 16 e 29 anos. Já a união entre pessoas do mesmo sexo é apoiada por 56% dos católicos com menos de 30 anos. Os dados são de pesquisa do Ibope encomendada pelo grupo Católicas pelo Direito de Decidir.

IGREJA 2
A pesquisa, que será divulgada hoje, revela que a juventude católica quer mudança: 90% pedem punição de religiosos envolvidos em crimes de pedofilia, 72% aprovam o fim do celibato e 62%, a ordenação de mulheres.

"Há uma defasagem enorme entre o que pensam e praticam os fiéis e as normas da instituição, especialmente no que se refere à moral sexual", afirma a socióloga Maria José Rosado, coordenadora do grupo católico.

IGREJA 3
O Ibope ouviu 4.004 brasileiros, 62% deles católicos. Cerca de 31% têm entre 16 e 29 anos. "A multidão de jovens que participará da Jornada Mundial da Juventude [de amanhã a domingo, no Rio] sinaliza que vai atrás de um líder carismático, como o papa Francisco, mas não segue a mensagem da igreja", diz Maria José Rosado.

VAIVÉM
O presidente do PPS, Roberto Freire, diz ainda ter esperanças na fusão do partido com o PMN. "O processo sofreu um abalo, mas reabrimos a discussão." Com a retomada do diálogo, ele aposta em um acordo até domingo, data da reunião do PMN para tratar justamente da desistência de formar a MD (Mobilização Democrática).

DIREÇÕES
Patricia Pillar posou para ensaio da revista "L'Officiel"; amanhã, a atriz lança em SP "Vergonha", clipe da cantora Márcia Castro que ela dirigiu; na sequência, grava a minissérie global "Amores Roubados" no sertão de PE

Murilo Meirelles/Folhapress
Patricia Pillar posou para ensaio da revista
Patricia Pillar posou para ensaio da revista "L'Officiel"

BOLA NA REDE
Kaká se tornou sócio do Desimpedidos, canal de entretenimento e esporte no YouTube. Os fãs do meia do Real Madrid poderão acompanhar vídeos exclusivos do jogador. No ar desde 24 de junho, o Desimpedidos produziu, com o Corinthians, o embate do lateral direito do timão, Alessandro Balboa, com Júnior Cigano, lutador da equipe de MMA do clube.

DO VERSO À PROSA
A escritora Mariana Ianelli recebeu amigos no lançamento de seu primeiro livro de crônicas, "Breves Anotações sobre um Tigre" --os sete anteriores eram de poesia. O advogado Gilberto Bergstein e o escritor Joaquim Maria Botelho estiveram na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Paulista.

VEM PRA RUA
A associação de moradores dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano levará ao prefeito Fernando Haddad (PT-SP) propostas sobre as regras de ocupação da região. A AME Jardins discute o novo Plano Diretor com lideranças de outros bairros. Cogita protestos se não for ouvida.

BOA VIZINHANÇA
"Temos que manter a área exclusivamente residencial, impedir a verticalização e controlar o trânsito", diz Julio Serson, presidente da AME. Ele afirma que a região é o "pulmão da cidade", com 2.000 árvores. A entidade tem 300 associados e cobra R$ 150 de mensalidade.

VENTO A FAVOR
O produtor de cinema Heitor Cavalheiro, 25, será o novo tripulante do veleiro da família Schurmann. O paulistano de 25 anos vai se aventurar pelos mares da China, Indonésia, África do Sul, Austrália e Japão na companhia dos navegadores catarinenses, ao longo de dois anos, a partir de dezembro.

QUEM UM DIA IRÁ DIZER
Depois de Lula, agora Dilma Rousseff é alvo de paródia no YouTube com "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana. O responsável é o empresário Pedro Guadalupe, 27, autor do primeiro vídeo, com mais de 667 mil visualizações, que a família de Renato Russo tentou tirar do ar.

*

Na nova versão, a presidente renuncia e Lula volta ao Planalto. Guadalupe faz marketing digital em BH.

A DISNEY É AQUI
A apresentadora Adriane Galisteu levou o filho, Vittorio, para assistir ao espetáculo "Disney Live! - Festival Musical do Mickey". Outros pais também estiveram com os filhos no teatro Bradesco. Entre eles o ex-jogador Denílson e a mulher, Luciele di Camargo, com Maria Eduarda, o humorista Paulinho Serra, com Flor, e o empresário André Brandão, com Antônio.

CURTO-CIRCUITO
O 11º Gala BrazilFoundation, evento beneficente marcado para 18 de setembro, em Nova York, vai homenagear Alfredo Setubal e Felipe Diniz.

Mônica Salmaso canta hoje à noite na premiação Marketing Best, para convidados, na Sala São Paulo.

A top Daiane Conterato participa de desfile do estilista Haider Ackermann, a convite dele, hoje, em Medellín, na Colômbia.

Com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES e ANA KREPP


Endereço da página:

Links no texto: