Folha de S. Paulo


Mensagens pedem boicote ao Mais Médicos e ao "governo fdp"

Inconformados com o programa Mais Médicos, que vai recrutar profissionais para áreas remotas e carentes no interior do país, grupos ainda anônimos estão tentando criar um movimento para tumultuar as inscrições, abertas nesta semana pelo Ministério da Saúde.

Caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros, elas serão disponibilizadas para médicos de outros países, como Portugal, Espanha e Cuba.

A Folha teve acesso a uma das mensagens enviadas a médicos de São Paulo pelo aplicativo What's App. O texto diz que a ação está sendo orquestrada por "um sindicato", sem especificar qual seria ele.

A íntegra da mensagem é a seguinte:

"Pessoal, o sindicato pediu para que todos os médicos se inscrevam no programa Mais Médicos, pra mostrar pro governo que não falta médico e pra atrasar o cronograma do governo com a importação dos inaptos que se formaram fora e não revalidaram [o diploma]. Não custa nada, só se inscrever no site www.saude.gov.br. Depois não participa das etapas posteriores e atrasa o governo fdp, e com isso o CFM [Conselho Federal de Medicina], Fenam, têm tempo de conseguirem obter liminar na Justiça para barrar a importação dos médicos sem revalidação. Cabe destacar que as capitais do Nordeste são as que mais estão com vaga no programa, então somos nós que podemos nos lascar com esse pessoal..."

O Ministério da Saúde recebeu a denúncia de que estão sendo usadas também redes sociais para incentivar o boicote e pediu à Polícia Federal para investigar o movimento e as inscrições no programa.

DIREITOS AUTORAIS

Na lista do G7, dos sete grandes artistas que integram a associação Procure Saber e que apoiariam com entusiasmo o projeto que muda a arrecadação de direitos autorais no país, Milton Nascimento está, na verdade, "ainda procurando saber". Segundo seu empresário, João Mário Linhares, o compositor não conhece o texto aprovado pelo Senado na semana passada. E por isso não tem posição sobre o assunto.

EU SEI

"Ele não está apoiando [o texto do Senado], não. E mandou dizer que está com a gente", antecipa o compositor Fernando Brant. Parceiro de Milton em várias canções, ele lidera os adversários da ideia, encampada, no lado oposto, por Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Erasmo Carlos e Djavan (os outros seis autores que formam o G7).

PESQUISA
Milton inclusive assinou o manifesto Vivo de Música, que agrega os adversários da proposta da Procure Saber. "Somos unha e carne. Ele não adotaria uma posição contrária sem nos avisar", diz Brant. Já o empresário de Milton diz que ele vai "procurar o Chico e o Caetano" para se informar. "Virou um rolo grande. E Milton não quer falar 'eu sou disso, eu sou daquilo' sem entender direito as coisas", afirma.

PAPEL PICADO
A família Buarque de Hollanda também está aparentemente rachada. Chico apoia a proposta aprovada pelo Senado. Já suas irmãs, Cristina Buarque, Miúcha e Ana de Hollanda, assinaram o manifesto Vivo de Música.

VELINHAS
Em função das férias, o aniversário de quatro anos de Rafaella Justus em 21 de julho será festejado em 4 de agosto. A festa será no buffet La Luna, alugado em geral para casamentos. No ano passado, o Hope Hari foi fechado para a comemoração. A filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro escolheu o tema: "A Bela e a Fera".

AGENDA ABERTA
Soninha Francine marcou, em abril, consulta com ginecologista na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Romana para o dia 10 de julho. Quando chegou ao local, foi informada de que não seria recebida porque "a médica não atende mais de quarta-feira", segundo a própria ex-vereadora divulgou no Twitter. A consulta foi remarcada para o dia 29 deste mês.

RENTÁVEL
O diretor técnico do Cirque du Soleil, Patrick Flynn, prepara vinda ao Brasil neste mês. Ele participará do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, que discutirá formas interativas de relacionamento com o consumidor. Esse mercado movimentou R$ 40 bilhões no país no ano passado. O encontro será realizado entre os dias 29 e 30, em São Paulo.

TRIO

Marcelo Justo/Folhapress

Os atores Guilherme Silva, Heloisa Jorge e Esdras de Lúcia interpretam canções e contam histórias no espetáculo "O Fino no Samba"; eles se apresentam hoje e amanhã, em temporada até 25 de agosto, no teatro Itália.

AMOR ANTIGO E DE PAPEL PASSADO

"Eu posso não ter fé, posso não ter esperança, mas não posso não ter amor", diz o editor Pedro Paulo de Sena Madureira, 66, ao erguer um brinde a seu casamento com o artista plástico Carlos Henrique Lamothe Cotta, 56.

*

Reunidos na quinta-feira (11) em um almoço no apartamento onde o casal mora, cerca de 20 amigos íntimos aplaudem a oficialização da união de 36 anos, ocorrida pouco antes em um cartório em Higienópolis. Vinho e espumante acompanham a refeição, com purê de batata-baroa, arroz e carne. Ouve-se música clássica. José Marçal de Barros, diretor do Museu de Arte Sacra de SP, manda de presente bem-casados nas cores do arco-íris.

*

"O mais importante da vida é o amor. E só pelo amor vale a vida", diz o escritor Deonísio da Silva, em volta da mesa de sobremesas oferecidas pela produtora Lulu Librandi, uma das madrinhas. Na festa estão também a ex-editora Ligia Siciliano, o advogado Luciano Lamano e a mulher, Sandra, a jornalista Perla Nahum, a empresária Evelyn Ido e a revisora Michele Rosa.

MESA BRANCA
Alvo de piadas na internet por ter convidado o poeta Paulo Leminski (1944-1989) para participar de uma feira literária no ano que vem, a produtora Gisele Corrêa Ferreira diz que sua mensagem foi "uma brincadeira". Ela, que organiza um evento em Poços de Caldas (MG), mandou o convite para página do Facebook que compartilha trechos da obra do autor. "Eu quis conversar com quem estava do outro lado", afirma.

JOGO DURO
O dono da página enviou resposta a ela: "Eu gostaria muito de ir, mas, infelizmente, eu já morri. Duro, né?".

VIK NA TV
A partir de domingo, o programa "Metrópolis", da TV Cultura, terá em seu cenário o quadro "Rib of Beef", de Vik Muniz. A obra faz parte da série "Pictures of Magazine 2", exposta recentemente na galeria Nara Roesler.

CURTO-CIRCUITO

A peça "Os Adultos Estão na Sala" inicia temporada neste sábado (13), às 19h, no CIT-Ecum, na Consolação. 14 anos.

Ivaldo Bertazzo lança o livro "Cérebro Ativo", na Saraiva do shopping Iguatemi Alphaville, neste sábado (13), às 16h.

João Doria Jr. e Bia Doria promovem almoço em homenagem ao artista plástico Romero Britto, no domingo (14), no Jardim Europa.


Endereço da página:

Links no texto: