Folha de S. Paulo


Você quer um parceiro mais ou menos?

Silvia Rodrigues/Folhapress

Perguntei para mulheres de 18 a 50 anos: Que homem você gostaria de ter como parceiro?

A grande maioria respondeu: "O meu". No entanto, muitas fizeram algum adendo: "O meu, mais romântico", "o meu, mais carinhoso" e ainda: "o meu, mais fiel". Elas ainda adicionaram que gostariam que o parceiro fosse mais alto, mais forte, mais bonito, mais poderoso, mais rico, mais bem-sucedido, mais inteligente, mais divertido, mais companheiro, mais amigo, mais atencioso, mais sensível, mais gentil, mais responsável, mais sincero, mais corajoso, mais maduro, mais calmo, mais gostoso, mais cheiroso etc.

Perguntei para homens da mesma faixa etária: Que mulher você gostaria de ter como parceira?

A maior parte deles respondeu: "A minha". Muitos disseram: "A minha, menos exigente", "a minha, menos ciumenta" e "a minha, menos chata".

Também disseram "a minha" menos briguenta, menos reclamona, menos mal-humorada, menos complicada, menos insegura, menos ansiosa, menos tensa, menos nervosa, menos estressada, menos crítica, menos dura, menos perfeccionista, menos dependente, menos carente, menos pegajosa, menos peluda etc.

O sociólogo Pierre Bourdieu escreveu que, na lógica da dominação masculina, as mulheres procuram homens que sejam superiores a elas: mais altos, mais fortes, mais velhos, mais ricos, mais poderosos etc. Nessa mesma lógica, os homens precisam ser fortes, potentes, viris, bem-sucedidos e as mulheres deveriam ser delicadas, submissas, discretas, apagadas, invisíveis.

Portanto, os homens se mostrariam insatisfeitos com as partes de seu corpo que consideram pequenas demais enquanto as mulheres dirigiriam suas críticas às regiões de seu corpo que percebem como grandes demais.

A lógica da dominação masculina ajuda a compreender homens que, mesmo sendo altos e fortes, querem "crescer" cada vez mais. Também ajuda a entender mulheres jovens e magras que se enxergam como gordas e velhas. Elas gostariam de "diminuir" o peso e a idade.

Será que as mulheres, ao desejarem homens que sejam "mais", maiores ou superiores (e acreditando que elas deveriam ser "menos", menores ou inferiores), percebem que estão, mesmo que de forma inconsciente, fortalecendo a lógica da dominação masculina?

MIRIAN GOLDENBERG é antropóloga, Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de "A Bela Velhice" (ed. Record) miriangoldenberg@uol.com.br


Endereço da página: