Folha de S. Paulo


'A vida te ensina a viver'

Entrevistei homens e mulheres que enfrentaram inúmeras dificuldades ao longo de suas vidas. Muitos afirmaram que faz parte do processo de amadurecimento saber lidar com os problemas de tal forma que, além de buscar a solução possível, consigam minimizar o sofrimento inevitável.

Uma atriz de 59 anos disse: "Encontrei meu ex-marido passeando com a namorada. Parecia que ele estava se exibindo, querendo provar que estava muito mais feliz sem mim, que a vida dele melhorou depois da nossa separação. Se eu fosse mais nova iria chorar, ficar triste, ligar para minhas amigas para dizer que ele é um grande babaca. Mas eu me surpreendi com a minha reação. Decidi não me fazer de vítima e percebi que não quero ter na minha vida um homem que faz questão de me fazer sofrer. Resolvi ligar o botão do foda-se e deletá-lo da minha vida para sempre".

Um professor de 67 anos considera que a conquista da maturidade é resultado de aprender a lidar cada vez melhor com os problemas.

"Para mim o que importa não é o problema, mas a maneira como eu lido com ele. Sempre que aparece uma dificuldade eu tento me acalmar e dizer para mim mesmo: 'Como eu vou administrar este problema?' Em vez de entrar em pânico, eu busco uma saída. E, se ela não existir, procuro uma forma mais tranquila de lidar com o problema para que ele não afete toda a minha vida. Descobri que a resposta nem sempre é sim ou não, mas algo no meio do caminho."

O professor já encontrou muitas soluções com o "caminho do meio".

"Uma vez fui convidado para participar de um importante evento científico. Queria responder que sim, mas isso iria me custar muito em termos de saúde. Se eu respondesse que não, perderia uma excelente oportunidade profissional. Sugeri que a minha participação fosse por Skype e eles aceitaram. Não precisei sair de casa e foi um sucesso".

Ele afirma que o segredo é focar no ganho que pode ter cada vez que consegue enfrentar as dificuldades com equilíbrio: a conquista da maturidade necessária para administrar os novos problemas que, com certeza, virão no futuro. Ele conclui: "Minha frase preferida é: 'a vida te ensina a viver, se você viver o suficiente'".

E você, já experimentou resolver seus problemas com o "caminho do meio"? Qual é a sua fantasia?


Endereço da página: