Folha de S. Paulo


Por que dói tanto?

Muitas mulheres acreditam que não existe experiência mais dolorosa do que o fim de um casamento.

Elas dizem que é um enorme sofrimento viver anos com um homem e, após a separação, serem ignoradas, rejeitadas e até mesmo desprezadas por ele. Muitas têm a sensação de que desperdiçaram os melhores anos das suas vidas com um homem que faz questão de demonstrar que elas são invisíveis.

Uma professora de 43 anos disse: "Eu queria amar o meu segundo marido até o fim da minha vida. Mas acabou! Pensei que depois de tantos anos continuaríamos amigos e que iríamos conversar mais sobre nós dois. Mas, enquanto eu chorava o fim do nosso amor, ele fazia questão de demonstrar que estava ótimo. Um mês depois já desfilava com uma nova namorada. Eu não mereci uma só lágrima dele, nem um único gesto de carinho ou saudade. Que merda de amor foi o nosso?"

Ela disse que não sabe se está sofrendo pelo fim do casamento, pelo fim do amor, pelo fim da amizade ou pelo fim de uma ilusão. "No meu mundo ideal, todos os homens que eu amei, e todos os homens que me amaram, ficariam na minha vida para sempre como os meus melhores amigos".

Ela compara duas experiências de separação: "Meu primeiro marido fez questão de continuar sendo meu amigo, sempre me telefona para dizer que sente saudade e para saber como eu estou. Ele continua dizendo que sou o grande amor da sua vida. Meu segundo marido desapareceu. Ele finge que nunca existi na vida dele. O mais difícil para mim não foi perder o marido, mas perder aquele que eu pensava ser o meu melhor amigo. Meu maior sofrimento é reconhecer que o nosso casamento pode ter sido uma completa farsa e que não restou o mínimo de carinho por mim".

Angustiada, ela pergunta: "Por que dói tanto? Por que um homem que jurou que iria cuidar de mim até eu ficar velhinha, que prometeu que iria me amar para sempre, finge que eu não existo e que não significo nada para ele? Por que, depois de tantos anos de amor, de intimidade e de cumplicidade, não podemos continuar sendo amigos? Será que ele pensa que é uma prova de força e de superioridade masculina demonstrar tanta frieza e indiferença? Será que ele sabe que está sendo cruel ao me ignorar e me fazer sofrer tanto?"


Endereço da página: