Folha de S. Paulo


Elas estão 'se achando'

Nas minhas colunas na Folha, escrevo muito mais sobre as insatisfações femininas do que sobre as masculinas. No entanto, sempre que escrevo ressaltando o ponto de vista masculino recebo uma enxurrada de e-mails de mulheres.

Em uma coluna escrevi sobre o desejo masculino de assumir plenamente a paternidade desde o nascimento dos filhos. Como podem fazer isso se a licença paternidade é de apenas cinco dias?

Recebi um e-mail indignado de uma mulher: "A senhora é mãe? Como sabe que um pai pode alimentar e cuidar de um bebê?"

Escrevi sobre o "borogodó" e recebi inúmeras mensagens de mulheres. Elas afirmaram enfaticamente que têm borogodó, que são engraçadas, leves e divertidas. Acusaram outras mulheres de serem chatas e exigentes. Elas, ao contrário, seriam muito interessantes e até mesmo superiores à maioria das mulheres (e dos homens, também!).

Quando mostrei que os homens reclamam da falta de mulher interessante e admirável no mercado afetivo e sexual, elas escreveram afirmando que são bonitas, independentes e inteligentes. Perguntaram incisivamente: "Onde estão esses homens que buscam mulheres interessantes?"

Nos três casos, percebi que muitas mulheres se sentem criticadas ou ofendidas quando os homens falam sobre as suas dificuldades. Elas reagem de forma defensiva, ou até mesmo agressiva, e dizem que são interessantes e admiráveis e que, apesar disso, não encontram homens para se relacionar.

É difícil explicar que ter borogodó e ser interessante depende do reconhecimento do outro. No caso, do reconhecimento masculino.

Não basta achar que tem borogodó para efetivamente ter borogodó. Não basta se achar interessante para ser uma mulher interessante. Não basta querer ser admirada para ser uma mulher admirável.

Os outros precisam reconhecer essas qualidades. E, infelizmente, os homens dizem que essas qualidades são cada vez mais difíceis de encontrar nas mulheres de hoje.

Os jovens têm uma expressão divertida para explicar esse tipo de reação feminina. Dizem: "Ela está se achando".

Parece que muitas mulheres "estão se achando" interessantes, admiráveis e com borogodó. Falta apenas que os homens (que elas tanto querem) concordem com elas.


Endereço da página: