Folha de S. Paulo


Melhor idade

"A arte de dizer não", publicada no dia 1º de janeiro, foi a minha coluna de maior sucesso no caderno "Equilíbrio".

Mais de 2.500 leitores recomendaram o texto no site da Folha. Recebi centenas de mensagens de mulheres que distribuíram o texto para as amigas, fixaram na geladeira, colaram no computador, guardaram na bolsa etc.

Uma psicóloga de 52 anos escreveu: "A sua coluna, de forma despretensiosa, mas encantadora, dá muitas dicas para sermos mais felizes. A sensação de não estar 'sozinha', de que outras mulheres sentem a mesma coisa, traz um enorme alívio. Ficamos conscientes de que não somos as únicas que sofremos com as cobranças sociais e familiares. Você, sem querer, tornou-se a 'porta-voz' das angústias da mulher brasileira. Seus textos têm mostrado que nós podemos trilhar um outro caminho: o da libertação das amarras do preconceito, da opinião alheia, da obsessão com a perfeição e com a aparência. Você tem me incentivado a ter coragem de ser 'eu mesma'. Como fez Leila Diniz".

Uma atriz de 56 anos disse: "O gosto que senti ao ler as dicas da sua coluna foi o de felicidade. Imprimi e colei na minha geladeira. Vou tomar muitas cápsulas desses 'nãos' todos os dias e, com certeza, vou ser muito mais feliz. Basta de querer provar o meu valor. Chega de querer agradar a todo mundo.

Já desperdicei muito tempo da minha vida buscando o reconhecimento dos outros. Agora, é hora de cuidar de mim. Pena que descobri isso tão tarde".

Uma dentista de 63 anos afirmou: "Adorei a ideia de ligar o botão do 'foda-se'. Depois de ler sua coluna, cheguei à conclusão que estou na minha 'melhor idade': a idade do 'foda-se'!".

Portanto, não é o envelhecimento que é valorizado pelas mulheres: o que é valorizada é a liberdade, ainda que tardiamente conquistada, de "ser eu mesma", com foco nos próprios desejos e no cuidado de si.

Lendo as inúmeras mensagens que recebi, é fácil perceber que a "melhor idade" é aquela em que, finalmente, as mulheres conseguem ser mais livres.

Muitas brasileiras afirmam que só conseguiram ser mais felizes e livres depois que envelheceram.

Será que é necessário esperar tanto tempo?


Endereço da página: