Folha de S. Paulo


'Eu não gosto de mentir, não', diz Trump em maratona de entrevistas

Reprodução/Twitter
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prepara seu discurso de posse em foto divulgada no Twitter
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prepara seu discurso de posse em foto divulgada no Twitter

Enquanto Barack Obama se despedia com indiretas à postura de Trump diante dos jornalistas, este seguia em maratona de entrevistas. Depois do alemão "Bild", do "Times" de Londres, do "Wall Street Journal" , falou na estreia do site "Axios" , dos mesmos criadores do "Politico".

O tema foi mídia, de novo, com frases como "Na história da política não há ninguém que tenha sido tratado tão mal pela imprensa" e, por outro lado, "Sempre consegui mais imprensa que todo mundo, quando fiz 'O Aprendiz', quando empresário, sempre, por qualquer razão".

Afirmou que não gosta de mentir , mas se recusou a dizer se é preciso, às vezes: "Não quero responder a essa pergunta".

Falou também à Fox News , prometendo não tirar a tradicional coletiva da pequena sala na Casa Branca, perto da sua. "Oferecemos sala maior, mas eles enlouqueceram."

VALE LEMBRAR

De Obama, na coletiva: "Eu gostei de trabalhar com vocês todos... Vocês não devem ser aduladores. Devem ser céticos... Muito obrigado, imprensa. Boa sorte!".

Reação imediata do "New York Times" : "Os repórteres sem dúvida estão saboreando as palavras generosas sobre o papel da imprensa. Mas vale lembrar como esta Casa Branca foi dura nas relações com a imprensa".

VITÓRIA

O "NYT" deu na manchete manchete impressa, "Obama comuta sentença de Manning". Já o "Drudge Report" destacou que "Obama despreza Snowden", que terá que ficar mais tempo na Rússia.

De sua parte, Edward Snowden não lamentou e até tuitou, sobre Chelsea Manning: "Que seja dito aqui com sinceridade, de coração: Obrigado, Obama". E o WikiLeaks de Julian Assange festejou: "Vitória".

Reprodução
Reprodução de reportagem da Bloomberg:
Reprodução de reportagem da Bloomberg: "Brazilians Want Their Own Donald Trump"

OS BRASILEIROS QUEREM?

A Bloomberg deu longa reportagem, ilustrada por Gif, sobre os candidatos a Trump em 2018, por aqui: Jair Bolsonaro, João Doria, Roberto Justus.


Endereço da página: